(...)
Em relação ao expansionismo vê-se facilmente nos mapas e concordo: desde que houve a queda da URSS que Russia entrou num expansionismo sem precedentes a ocidente e já está às portas da Alemanha e Itália.
Portanto está a comparar o expansionismo de uma união económica e de uma Aliança de defesa onde os Países aderentes pedem para entrar com o expansionismo da base da força e da guerra e da opressão?
Expansionismo é uma palavra muito clara e objectiva. O tipo não altera a base do conceito e do lado oposto então nem vale a pena dizer-lhes que é voluntária a adesão seja ao que for. Eles não aceitam nem percebem esse tipo de conceito. Por isso existe um coisa chamada DIPLOMACIA que serve para atenuar o as divergências de entendimento entre estados e potências mundiais.
Acho óptimo que a EU tenha crescido a leste mas percebo a posição de desconforto da Rússia em relação a este crescimento e o que significa no longo prazo em termos económicos. Perceber não é concordar.
Já em relação à questão militar, deixa-me partilhar o que dizia a clara Ferreira Alves ontem à noite -e bem- na SIC: "e se o México installasse misseis e bases Russas perto da fronteira com os USA?"
Qual é a dúvida?
Acho que há uma diferença clara, os últimos países que aderiram a NATO por consequência direta do Expansionismo militar da Rússia. O expansionismo da NATO era tanto que a NATO convidada a Rússia a participar ou ser observador nos seus exercícios, a NATO nunca teve uma doutrina de ataque em relação a Rússia, apenas de defesa. Acho que ninguém pode dizer que se sentiu ameaçado na Rússia pela a NATO, o que houve foi uma perda de influencia da Rússia num conjunto de países que se aproximaram da NATO e da UE o que deixou a Rússia sem espaço de manobrar para fazer o que bem entendia com esses países.
Se isso é motivo para Rússia começar a invadir esses países, isso depende das convicções de cada um.
Em relação a expansão económica da UE, a expansão era tão perversa que incluiu depende comercialmente da própria Rússia.
PS: Em relação a equipamento militar NATO "junto" as fronteiras Russas, há toda uma historia de ameaças, acções e reações que levam a isso, há quantos meses andam gentes com poder na Rússia a ameaçar Londres, Berlim,... de um ataque? se a NATO tivesse a mesma postura que a Rússia esta já tinha sido invadida a uns anos atrás.