Já o defendo aos anos, ou se mantem algo digno do nome "Forças Armadas" ou então mais vale fechar.
Ainda por cima, a serem usadas como cobaias da Embraer e Ceiias e afins.
Se o assunto fosse levado a sério, antecipavam a revisão da LPM, incluindo os F-35, novas fragatas, sistemas de defesa aérea credíveis, etc, e abandonavam a fantochada na PNM, NPO3s e Tucanos.
Fechar? E os tachos e mordomias?
Esse é o motivo pelo qual se mantém esta FARSA.
As FFAA como instituição Militar preparada para combater não existe !
O que existe no meio dos cerca de 23.000 efectivos que compõem o que é apelidado como FFAA, são :
No Exército uma meia dúzia, se tantas, de subunidades de Paras, Comandos, umas duas CAts dos BIMec's, um par de BBF, um ECC e um par de ERec;
Na Marinha, duas Fragatas e dois submarinos, o CF a actuar como infantaria ligeira desprovido de armamento individual e colectivo moderno;
Na FAP duas dúzias, se tantos, de F16, praticamente sem armamento de relevo, meia duzia de P3, uma dúzia de Helis de transporte, e outro tanto de cargueiros de asa fixa.
Se para orientar, nem digo liderar por motivos óbvios, este arsenal e efectivo, as FFAA, necessitam do generalato/ almirantado que existe algo vai não só muito mal na instituição, como as justificações da existência de tal número de oficiais Generais só podem ser o comodismo, a acomodação e sobretudo a conivência com o poder político para que as capacidades das FFAA se mantenham nos minimos dos minimos operacionais, exigindo pouco ou quase nenhum investimento a troco de se ir mantendo, passivamente, o elevado número de elementos neutros, digo neutros para não os qualificar com outro tipo de linguagem, e me alongar.
Abraços