Insallah os 30 F-16 e toda a munição e o solzinho de Portugal para cá treinarem a troco de 30 F-35 mais 200 AIM-9X block 2, 300 AIM-120D, 100 JATM, 100 LRSAM, 100 JSOW, 100 JASSM-ER, etc por 1 bilião de euros mais 100 oficiais
Liguem ao Costa, ao Biden, ao Zelesnky e ao Stoltenberg, está aqui o plano perfeito caramba
Tu queres que eles aceitem um acordo que vale uns 6 mil milhões, por apenas mil milhões, a troco de cedermos uns F-16?

Sai mais barato aos gajos ir ao AMARG reactivar F-16, ou vão buscar outros MLU aos antigos operadores, ou até aos polacos os C/D, substituindo-os por mais F-35.
Acho que ter uma redução dos custos de 20 ou 30% já seria um luxo, 50% com sorte se alguém se lembrasse do acordo das Lajes.
A MDN ainda negou essa possibilidade, referindo que os nossos F-16 estão empenhados em vários compromissos internacionais e nacionais, mas já se sabe o que a casa gasta. E a partir do momento em que se abrir um precedente, certamente que Costa e Cia. quererão dizer "presente!"
A bem da verdade, não me chocava se cedêssemos os PA II que estão encostados e sem verba para os colocar de novo no ar. Vinte e cinco é apenas um número sem importância, isto porque não os temos ou teremos alguma vez todos operacionais; é pura e simplesmente impossível, apesar de 25 ser já considerado o mínimo dos mínimos. Antes pegar nas 20 melhores células e modernizá-las para "Full Viper" e com mais e melhor armamento, do que ter 12 ou 14 prontos a voar mas com limitações.
Abdicar da totalidade da frota, ou alienar mais do que 5 células, é que nem pensar.
Epá, pegando nisso, até poderia dar para negociar qualquer coisinha. Ficamos com 20 F-16, e damos o resto, e negoceia-se a vinda de um primeiro batch de F-35 (8 a 12), que sempre dão para criar o IOC.
Mas com este governo a não querer gastar um tostão que seja, tenho as mesmas dúvidas que já tinha com aquela ideia que surgiu em torno dos Leopard (ceder tudo e encomendar 37 A7).