Os meus pais pensam que Gouveia e Melo é uma espécie de Ramalho Eanes 2.0 all new and improved. 
E isto infelizmente reflete uma mentalidade de uma parte da população Portuguesa que tem uma ideia romântica de que, quem tiver farda automaticamente é o melhor. Eu acho que por causa disto ele até tem hipóteses nas urnas, mas não serei eu a votar nele. Aquela historia do NRP Mondego (independentemente da tripulação ter razão ou não), se até lá havia duvidas, ficou logo claro nesse evento que Gouveia e Melo não tem caracter para ser líder (foi flagelar marinheiros com camaras a filmar, fiquei muito mal impressionado).
Felizmente que os saudosistas do Ramalho Eanes já não são assim tantos mas ainda têm peso eleitoral. E o fascínio pela farda é, infelizmente, muito abrangente em Portugal e começa na comunicação social.
No entanto não acredito que o GM tenha hipóteses sérias de ganhar sem apoios partidários, pelas más escolhas que fez de se juntar à segunda linha do PSD com Rui Rio e outros enjeitados e principalmente porque fora a imagem de um tipo alto com farda branca, não tem muito carisma, e pode espalhar-se ao comprido nos debates.
Eu acho que o Hype do GM foi fabricado pela comunicação social que, entretanto, foi desistindo dele e isso têm-se visto nas sondagens.
A um dado momento só se falava no GM todos os dias e isso mudou desde que se foram apresentando outros candidatos e o GM passou a ter que mostrar, ainda que timidamente, o seu alinhamento político. Ao juntar-se a RR e dizer que eta de centro (seja lá o que isso for) a comunicação social tendencialmente de esquerda foi-se afastando e vai continuar a afastar.
Admito não ser capaz de fazer previsões muito certeiras, principalmente a esta distância das eleições, mas não acredito que tenha muitas hipóteses.