A questão que faço entretanto é, isso é o plano paralelo com os ST, ou a vinda dos ST poderá afectar/bloquear esse plano?
Penso não estar muito errado - se estiver de todo - se te disser que praticamente só faltará a tinta no papel, ou seja, assinar o contrato.
E como serão doze aparelhos vindos de stocks da FAB, a única dúvida no momento parece residir no facto de se saber se serão todos bilugares (A-29B), ou se eventualmente poderão também vir alguns A-29A monolugares.
Eu acho ser uma quantidade muito grande de aeronaves a ser adquirida.
Seis helis para os FF;
Seis para a FAP, que seriam poucos;
Dez/doze, para apoio aéreo;
Doze A29(A/B).
Trinta e duas a trinta e quatro aeronaves adquiridas com tamanha facilidade ??
Mesmo que os 16/18 helis venham do mesmo fornecedor dos Alpha, nunca ficarão por menos de 160/200 milhões.
Os 12 A29 penso que no minimo 100 milhões custarão.
Se adicionarmos a comparticipação de Portugal na compra 42 dos 06 Alpha temos no minimo um custo à volta de 260 a 300 milhões.

Eu acho muitas aeronaves, ficando mesmo assim, só falando sobre a FAP, a faltar helis médios, para missões FAP, em especial durante a época dos FF.
Já Quanto aos 516, se o CSAR for efectuado pelos LIMA/VICTOR, não se justifica mantê-los porque o NPL, já era.
Acho que para a missão LSAR, os seis 514, são suficientes, reforçando a 751 com pelo menos mais quatro L/V para o SAR.
Se tal ocorresse, a FAP continuaria ficar curta nos helis médios, como aconteceu nos últimos 40 anos, para todas as missões FAP, exceptuando o LSAR, daí eu ter referido que seis L/V serem muito poucos.
Abraços