Detido dono de ourivesaria em Ponte de Lima que baleou suspeito de tentativa de assaltoA Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje o proprietário de uma ourivesaria no centro histórico de Ponte de Lima que baleou um jovem que, alegadamente, participou numa tentativa de assalto ao estabelecimento comercial, revelou a PSP.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que “o dono da ourivesaria, de 82 anos, foi detido pela PJ e já se encontra nas instalações da PJ, em Braga”.
O jovem de 21 anos, baleado pelo proprietário da ourivesaria, situado nas proximidades da Igreja Matriz, de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, “será submetido a intervenção cirúrgica para anastomose da artéria umeral, no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo e, na quinta-feira, será transferido para Hospital de Braga, onde se seguirá intervenção para reconstrução do cotovelo”.
Anteriormente, a fonte da PSP adiantou que o proprietário da ourivesaria, tem licença de uso e porte de arma, por ser caçador, mas ainda está a ser averiguado se a arma disparada está licenciada”.
Além do jovem ferido, a tentativa de assalto terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.
A tentativa de assalto ocorreu entre as 15:31 e as 15:40.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/detido-dono-de-ourivesaria-em-ponte-de-lima-que-baleou-suspeito-de-tentativa-de-assalto?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaquesEste é um exemplo de um caso completamente anormal que se passa no nosso país, um ourives que tem licença de uso e porte de arma (tem licença de arma de caça e presumo também que tenha de arma de defesa, até porque é das poucas profissões em que é autorizada a posse de arma de defesa), é assaltado, o senhor (note-se, tem 82 anos de idade), responde e dispara sem ser disparos fatais e para os membros como eu próprio me lembro de ter ouvido numa das formações da PSP para poder continuar a ter arma de defesa e é preso!!!!!!
Porque a nossa anedota de justiça entende que só podemos usar uma arma se alguém usar a arma de letalidade idêntica contra nós!!!!!!!
Traduzido por miúdos, um criminoso só depois de disparar contra nós, é que podemos responder!!!!!!
Eu dou uma dica de borla, espero que alguém que enfrente um criminoso, esteja perante alguém incompetente, ou só depois de alvejado fatalmente é que tem direito de se defender!?!?!?!?!?! Eu dou por mim a pensar, em centenas de tiros que disparo por ano, não me lembro de falhar 1 tiro num alvo de 55 centímetros a 25 metros de distância, se algum dia enfrentar um criminoso que tenha a mesma pontaria que eu...... ou estou lixado ou vou preso!!!! O que escolheriam?
Para mim é fácil, defender a vida primeiro e tratar da justiça depois!!!!!!!
Mas também é verdade que me recordo de questionar um dos Chefes da PSP deste disparate e de ele ter-me atirado logo: "se nem nós podemos disparar primeiro, como é que com um civil ía ser diferente?". Tem razão, aqui o problema é a lei!!!!!
Vejam o disparate, agora a vítima porque se defendeu, é o criminoso, não é o assaltante!!!!!!!