O orçamento do Instituto também não passa dos 2.558.457,00 €.
Esses 2 milhões e meio, para quantas horas de voo de F-16 é que davam? 
E o problema não são "esses" 2 milhões e meio, mas sim as dezenas ou centenas de casos em que "pequenos" valores destes são gastos sem se saber porquê ou para quem, e com muitos poucos benefícios para as FA, economia ou sequer o povo português.
E que bom, mais oficiais de secretária a ganhar muito mais do que aqueles que dão a vida em missões nacionais e no estrangeiro.
O que disse é verdade mas em qualquer burocracia que se preze ( e isto será verdade a um nivel mundial, não é exclusivo dos portugueses), iremos ter sempre multiplos casos do género, mesmo em organizações que supostamente passam por dificuldades financeiras.
Aposto que senão estivesse oculto pela lei do segredo militar também se conseguia encontrar no orçamento da FAP esees mesmos dois milhões de euros para treino, que provavelmente estarão a ser gastos noutros projectos mais queridos por quem controla a instituição.
A titulo de exemplo no exército também se consegue gastar um milhão de euros nas obras de uma messe, ou num refeitório. Esperemos que este valor se deva ao facto de estarem situados em monumentos nacionais.(*)
No caso deste Instituto pelo menos sempre fazem/publicam qualquer coisa, e o conjunto de artigos que vi era suficientemente informativo para não dar o tempo por perdido. Claro que provavelmente também é verdade que
É daquelas coisas que fundido com o Instituto Universitário Militar ninguém dava pela diferença...
, mas isso é assunto para quem conhece as casa.
Cumprimentos,
(*) Não é embirração com o exército, apenas se deve ao facto de na contratação publica , provavelmente serem mais transparentes a indicarem em que é que gastam o dinheiro em vez de se escudarem em "NÃO DIVULGAÇÃO DO CLAUSULADO CONTRATUAL, POR CONTER DADOS E REFERÊNCIAS TÉCNICAS RELATIVAS AOS SISTEMAS DE ARMAS DA FORÇA AÉREA QUE NÃO DEVEM TER DIVULGAÇÃO PÚBLICA"
A titulo de exemplo esta frase aparece no contrato das pistolas H&K USP no valor de 202.602,00 € o que significa que tanto se podem ter comprado +300 pistolas para uso operacional ou, em alternativa duas dúzias de um modelo comemorativo niqueladas e gravadas destinadas a serem entregues durante a comemoração de alguma efeméride.
Embora se deva tratar do primeiro caso a verdade é que teóricamente o segundo caso também é possivel.
nota: Proposta para uma pequena correcção na lei do segredo militar. Os valores e as quantidades adquiridas e os contractos associados na sua componente financeira
não são segredo militar . Os manuais com as caracteristicas técnicas, instruções de manutenção, manuseamento, etc é que poderão ser segredo militar.