https://www.jn.pt/5338506735/24-nacionalidades-na-mesma-escola-uma-orgulhosa-torre-de-babel-entre-mar-e-campos-agricolas/
Torre de Babel...
E os professores que se safem com 30 alunos por turma dos quais, em algumas escolas, 3 ou 4 não falam português e têm de recorrer ao google tradutor para comunicar. Tenho familiares professores e sei que isto acontece mesmo em municípios onde a população imigrante é mínima.
Daqui a 5-10 anos não o rácio de professores para alunos vai ser absolutamente hilariante, mas que ninguém se preocupe, pois, o projeto "escola inclusiva" assegurou taxas de reprovação perto dos 0%. Eu não sou velho, de todo, mas tenho uma pena imensa das gerações mais novos, vão apanhar um país completamente delapidado e assaltado e ainda pior vão ser uns ignorantes incapaz de se salvarem a si próprios.
A minha mulher é professora e só agora em Fevereiro 3 colegas dela vão reformar-se.
As turmas como dizes rebentam pelas costuras e há-de ficar pior porque ninguém atualmente quer ser professor.
Tanto foram pontapeados que agora colhem os frutos.
Os professores são vítimas das suas próprias guerras que criaram contra todos os outros!
É de facto verdade que há falta de professores, mais crítico nas áreas científicas. Mas o sindicalismo levou a situações de extremismo que não se verifica em mais lado nenhum. O caso mais recente é semelhante ao que ocorreu na PJ e não aconteceu na PSP e GNR. Pergunto eu, se os professores de facto recuperarem todo o tempo de serviço, isso quer dizer que a crise não passou por eles, ao contrário de todas as outras profissões. Isso é justo? Os outros trabalhadores, principalmente quem levou com cortes no salário ou pior, foi para o desemprego, fica satisfeito que o Estado vá recuperar todo o tempo de serviço cortado pelo Sócrates e mantido no tempo da Troika?
Mas há mais, muito mais:
- A população em geral sabe por exemplo que todas as Escolas Públicas têem professores no topo da carreira (+ de 3.000€), que não dão uma única aula durante todo o ano?
- A população em geral sabe que um professor pode pedir a antecipação das férias (que normalmente abrange Julho/Agosto), todos os 22 + 3 dias e depois quando chegar ao verão, não mete os pés na Escola em Julho e Agosto?
- A população em geral também sabe que normalmente os professores estão em casa nas interrupções lectivas dos alunos (repito, as interrupções lectivas são dos alunos não são dos professores)? (15 dias em Dezembro + 15 dias na Páscoa + uns meses no verão........)
- A população sabe que um professor não é directamente avaliado, e é o próprio que faz o seu "Relatório Crítico de Avaliação"? E é com base neste relatório que são distribuídos os Excelentes, Muito Bons e Bons pelos professores?
- A população em geral sabe que um professor que é colocado numa Escola que não gosta, pode meter baixa médica/atestado, basta ir 1 dia por mês à Escola, para evitar uma junta médica e trama a Escola porque não consegue lançar concurso para escolher outro professor?
É verdade que a profissão de professor é muito desgastante, principalmente nos dias de hoje em que uma Escola tem lá quem quer estudar e quem não quer!!!!! (Legalmente um menor de 18 anos tem de estudar ou a família tem sérios problemas........ como corte dos rendimentos sociais e até a intervenção dos Tribunais)
E também é verdade que o salário não é estonteante, principalmente no início de carreira em que tem de andar com a casa às costas.
Outro pormenor, sobre o número de alunos por turma.......
Os grandes centros urbanos até podem ter algumas turmas com esses números, mas com conhecimento de causa, digam-me Escolas do Interior do país com tais números!!!! Se bem que agora seja raro, também há turmas com 3 alunos!!!! Com 5!!!! Com 7!!!!!
Ainda sobre os alunos, e porque nós não somos uma instituição pública (o nosso accionista é que é público

é verdade que as instituições públicas empurram alunos complicados para as Escolas (principalmente a Segurança Social e o Tribunal. Inclusive temos de fazer relatórios sobre a evolução dos petizes.......
Temos várias nacionalidades, mas como todas as nossas aulas são em português, alguns estrangeiros ficam de fora! Já tivemos 1 caso do Casaquistão! E até do Nepal e da Índia, mas não ficam, porque não dominam a nossa língua! Mas temos vários alunos dos Brasil, Colômbia....... eu pergunto-me o que fazem numa terra tão fria (dificilmente aguentam mais do que 1 Inverno), mas é verdade que há uma invasão de estrangeiros, até em sítios mais ou menos remotos, como o local onde me encontro!!!!!!!