O IL fez um portal para esclarecer dúvidas como as que o Papatango coloca
Se foi preciso fazer um portal para esclarecer as dúvidas, então é porque há muita gente que conhece o problema, quem está na origem do partido, quem o financiou, de onde veio o dinheiro para eleger o primeiro deputado da IL e como conseguiram recursos para mais campanhas.

As tentativas da Iniciativa Liberal fazem-me lembrar as elaborações do Partido Comunista, para tentar demonstrar que a realidade é na realidade falsa e que eles é que falam a verdade.
Apenas de relance e olhando para o mapa colocado, salta à vista a primeira manipulação.
Portugal aparece a vermelho, no que é considerado o nosso modelo de SNS com a indicação de que é apenas o 13º
Seria de perguntar em que posição Portugal se encontra em termos económicos, e seria de perguntar porque não há um mapa para mostrar quais os países que encontramos a partir do lugar 13º.
O problema, é que os países nórdicos, que aparentemente também seguem o estúpido sistema português, ocupam os lugares de topo.
A maior parte dos países que utilizam o sistema que a Iniciativa Liberal gosta, têm indices piores que Portugal.
Todos os países da Europa de Leste - aos quais infelizmente cada vez mais nos parecemos – e que utilizam o sistema da IL, têm sistemas de saúde piores ou muito piores que o de Portugal. Todos os países que ocupam os 12 primeiros lugares, são muito mais ricos que Portugal (a Alemanha está em 12º) e os que estão pior que Portugal, muitos deles são igualmente mais ricos.
O mapa, que convenientemente não aparece no site que nos mostra, é o que está no mesmíssimo relatório que aparenta dar corpo às teses defendidas pela Iniciativa (dita) Liberal.
Consegui colocar o mapa aqui... Espero que se veja porque é um "thumbnail" para o relatório, o qual já não está acessível online.O mapa é minimo, mas é importante, porque desmonta a manipulação do mapa grande em que se diz que Portugal está SÓ em 13ºhttps://ibb.co/KXCdgP3Este mapa mostra que a realidade não tem nada a ver com o que a IL nos quer vender, tem a ver com coisas diferentes, como a renda per capita.
O que vemos, é que quando o sistema da IL é aplicado em países mais pobres, o resultado é aparentemente uma catástrofe.
Todos os países mais pobres onde o sistema dos nossos amigos dos seguros de saúde foi aplicado, estão pior que Portugal.
Portanto, a tese não colhe, e mete água por todos os lados, como mete água por todos os lados o projeto da Iniciativa Liberal.
Há no entanto algo que eu tenho que alertar por uma questão de principio, e de honestidade no assunto. Os dados são relativos a 2018, portanto são dados pré-Covid. Isto veio alterar muita coisa, pelo que não me vou pronunciar sobre outros pontos já que provavelmente mesmo estes estarão desatualizados.
Mas no geral, acho que dá para perceber, pela simples comparação dos mapas, que as alegações da Iniciativa Liberal caem claramente por terra.
Há uma coisa no entanto em que estou de acordo com eles.
Os seguros de saúde, e a ideia de que o país tem estrutura para um sistema de saúde privado e outro público acabaram por criar uma saude para pobres e outra para ricos.
E o sistema de saúde dos ricos, vive completamente à sombra do dinheiro do sistema dos pobres. Está a consumi-lo por dentro como um cancro silencioso e mortal.
Nos países da Europa de Leste, a situação é muito pior, porque lá, o sistema público é um desastre e a diferença entre o público e o privado é gritante.
A Romenia, gloriosa e vencedora, dada por alguns como exemplo de sucesso económico (o trote do sistema PPP), e que utiliza o sistema de saúde preconizado pela IL, nem de aqui a 50 anos atingirá o nível de Portugal.
Mas não se preocupem, nós temos a Iniciativa Liberal, para garantir que se avacalharmos o sistema ao máximo, até abaixo da Romenia nós conseguimos chegar.
Nota final, o indice de 2018 está na Wikipedia...
https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_IndexNão deixa de ser engraçado, quando nos dizem que o SNS de Portugal está num trágico 13º lugar, e depois vemos atrás de quais países estamos (ou estávamos)