Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)

  • 1 Respostas
  • 371 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 4933
  • Recebeu: 439 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +2609/-1881
Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)
« em: Setembro 25, 2019, 01:45:42 pm »
MICLA-BR  ou Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance do Brasil confirmado


Citar
Nesta terça feira, 24 de setembro de 2019, aconteceu mais uma sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, no Congresso Nacional, com os seguintes convidados abordando o tema Pressupostos da Soberania Nacional:

– Major-Brigadeiro do Ar SÉRGIO ROBERTO DE ALMEIDA, Chefe da Sexta Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica – EMAER (representando a Força Aérea Brasileira).

– General de Divisão GUIDO AMIM NAVES, Comandante de Defesa Cibernética do Exército (representando o Exército Brasileiro).

– Vice-Almirante EDUARDO MACHADO VAZQUEZ, Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha (representado a Marinha do Brasil).

– Embaixador ALESSANDRO WARLEY CANDEAS, Diretor do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores.

– JOANISVAL BRITO GONÇALVES, Diretor do Instituto Pandiá Calógeras, representando o Ministério da Defesa.

Neste artigo, vamos destacar a apresentação do brigadeiro Almeida, que chamaremos de “Os 18 da FAB”.

O brigadeiro Almeida, durante sua apresentação do chamado “Os 18 da FAB“, falou sobre os programas estratégicos da Força e, para surpresa (novamente) deste jornalista, lá estava, nítido e claro, um slide detalhando o Programa MICLA BR, ou Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance, com a seguinte explicação “O Projeto MICLA-BR consiste no desenvolvimento de um MISSÍL de CRUZEIRO com 300 KM, com propulsão baseada em motor a reação, para lançamento por plataformas aéreas e de superfície! Tal sistema de armas será equipado com sistema de navegação e controle por coordenadas referenciadas, empregando inercial/GPS e redundância de navegação por correlação de imagem”.


Na sua fala, que transcrevemos a seguir, Almeida assim definiu o MICLA-BR “O sexto projeto estratégico da Força Aérea é um projeto de grande porte que equaliza o Brasil militarmente com outros Países que possuam esta capacidade. Trata-se de um míssil lançável do ar, com 300 km de alcance, de fabricação nacional, aproveitando um desenvolvimento já em curso para um programa do Exército Brasileiro (AV-MTC do PEE Astros 2020), e que será utilizado pelas nossas aeronaves dando ao País uma capacidade de ataque considerável”!

A Força Aérea Brasileira está sim desenvolvendo, em parceria com a indústria nacional, uma versão aerolançável do míssil de cruzeiro AV-MTC da Avibras, que deverá, quando operacional, armar os caças Gripen E/F atualmente sendo preparados para entrarem em serviço no início da próxima década!

O brigadeiro Almeida não deu maiores detalhes sobre o cronograma do Programa MICLA-BR, sendo razoável observar que, após a divulgação da imagem, o programa deva estar sendo tocado sob regime de confidencialidade, tanto por parte da FAB quanto da Avibras.



FONTE: http://tecnodefesa.com.br/micla-br-ou-missil-de-cruzeiro-de-longo-alcance-do-brasil-confirmado/

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 4933
  • Recebeu: 439 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +2609/-1881
Re: Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)
« Responder #1 em: Outubro 02, 2019, 02:22:16 pm »
FOTO: Caça F-5M voando com o míssil de cruzeiro MICLA-BR

Caça F-5M voando com o-míssil de cruzeiro MICLA-BR

Citar
O spotter Rafael Luiz Canossa fotografou um caça F-5M transportando o míssil de cruzeiro MICLA-BR de testes da Força Aérea Brasileira, em Canoas-RS.

O míssil MICLA-BR é baseado no míssil superfície-superfície MTC-300 (ou AV-TM 300), lançado pelas viaturas do Sistema Astros 2020 do Exército Brasileiro.

Segundo o documento PLANO ESTRATÉGICO MILITAR DA AERONÁUTICA 2018 – 2027 disponível no site da FAB, o projeto MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance) consiste no desenvolvimento de um míssil de cruzeiro com 300 km de alcance, com propulsão baseada em motor a reação, para lançamento por plataformas aéreas e de superfície.

Será equipado com sistema de navegação e controle por coordenadas referenciadas, empregando sistema inercial/GPS e sistema redundante de navegação por correlação de imagem. O MICLA poderá ainda ser dotado, em função do tipo de missão, de sensor de proximidade Infravermelho (IR) ou radar de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar – SAR), com câmera na faixa do visível/IR ou sensor magnético.

FOTO:  https://www.aereo.jor.br/2019/10/01/foto-caca-f-5m-voando-com-o-missil-de-cruzeiro-micla-br/
 

 

Brasil - programa FX

Iniciado por papatango

Respostas: 34
Visualizações: 12055
Última mensagem Junho 20, 2008, 04:38:11 am
por handrey
Cruzeiro do Sul Exercise – CRUZEX 2018

Iniciado por Vitor Santos

Respostas: 5
Visualizações: 1080
Última mensagem Dezembro 07, 2018, 05:06:19 pm
por Vitor Santos
Míssil ar-ar de curto alcance guiado por IR (SRAAM) A-Darter

Iniciado por Vitor Santos

Respostas: 0
Visualizações: 293
Última mensagem Outubro 06, 2019, 11:48:00 pm
por Vitor Santos