A operação se estenderá até essa sexta-feira (07/07), e os resultados colhidos no exercício serão de suma importância para a consolidação do projeto KC-390 Millennium.Além disso, é um importante marco de interoperabilidade entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército Brasileiro, envidando esforços de maneira sinérgica com vistas à garantia da soberania do território nacional em toda sua magnitude.O veículo Astros (Sistema Múltiplo de Lançamento de Foguetes) é um equipamento desenvolvido pela Avibras e operado pelo EB para o lançamento de foguetes e mísseis.A plataforma, que chega a pesar até 24 toneladas, é um veículo de artilharia autopropulsada que além dos lançadores, conta com um sistema de comando e controle que permite a coordenação dos disparos, bem como sistemas de comunicação e apoio logístico.Teste de carregamento de um blindado sobre rodas Pandur II 8×8 da República Tchéquia no KC-390, realizado em 2022. Foto: CAFNa Operação de Ensaio, após preparação da aeronave, foi realizado o carregamento do veículo, taxiamento e outras verificações previstas no Plano de Ensaio, para garantir todas as ações seguras com o veículo embarcado.Com o sucesso das fases iniciais, foi realizado um voo com o veículo a bordo e com evoluções em espaço aéreo designado.O pouso final, de máximo desempenho, consolidou os aprendizados anteriores e coroou o sucesso da operação, encerrada com o desembarque do veículo da aeronave em total segurança.Participam desta operação militares do 1º GTT, membros da Embraer e da Avibras, militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Exército Brasileiro.Para o Chefe do setor de Operações do 1º GTT, Major Aviador Rafael Portella Santos, o Astros LMU MK-6 é um dos principais sistemas de artilharia do Exército Brasileiro e tem sido usado para apoiar operações militares, tanto em exercícios de treinamento quanto em missões reais. “Sua capacidade de lançamento de foguetes e mísseis de diversos tipos e alcances faz dele uma peça importante no arsenal do Exército Brasileiro para atingir alvos a longa distância. Dessa forma, a possibilidade de transportar esse equipamento nas asas da FAB aumentará ainda mais o horizonte de atuação no cenário almejado”, destacou.Na segunda-feira (03/07), o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus iniciou, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a Terceira Fase da Operação Zeus.O exercício tem por objetivo realizar a avaliação operacional, em solo e em voo, da adequabilidade e eficiência operacional da aeronave KC-390 Millennium para ser empregada no transporte da viatura Astros LMU MK-6 do Exército Brasileiro (EB).A operação se estenderá até essa sexta-feira (07/07), e os resultados colhidos no exercício serão de suma importância para a consolidação do projeto KC-390 Millennium.Além disso, é um importante marco de interoperabilidade entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército Brasileiro, envidando esforços de maneira sinérgica com vistas à garantia da soberania do território nacional em toda sua magnitude.O veículo Astros (Sistema Múltiplo de Lançamento de Foguetes) é um equipamento desenvolvido pela Avibras e operado pelo EB para o lançamento de foguetes e mísseis.A plataforma, que chega a pesar até 24 toneladas, é um veículo de artilharia autopropulsada que além dos lançadores, conta com um sistema de comando e controle que permite a coordenação dos disparos, bem como sistemas de comunicação e apoio logístico.Teste de carregamento de um blindado sobre rodas Pandur II 8×8 da República Tchéquia no KC-390, realizado em 2022. Foto: CAFNa Operação de Ensaio, após preparação da aeronave, foi realizado o carregamento do veículo, taxiamento e outras verificações previstas no Plano de Ensaio, para garantir todas as ações seguras com o veículo embarcado.Com o sucesso das fases iniciais, foi realizado um voo com o veículo a bordo e com evoluções em espaço aéreo designado.O pouso final, de máximo desempenho, consolidou os aprendizados anteriores e coroou o sucesso da operação, encerrada com o desembarque do veículo da aeronave em total segurança.Participam desta operação militares do 1º GTT, membros da Embraer e da Avibras, militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Exército Brasileiro.Para o Chefe do setor de Operações do 1º GTT, Major Aviador Rafael Portella Santos, o Astros LMU MK-6 é um dos principais sistemas de artilharia do Exército Brasileiro e tem sido usado para apoiar operações militares, tanto em exercícios de treinamento quanto em missões reais. “Sua capacidade de lançamento de foguetes e mísseis de diversos tipos e alcances faz dele uma peça importante no arsenal do Exército Brasileiro para atingir alvos a longa distância. Dessa forma, a possibilidade de transportar esse equipamento nas asas da FAB aumentará ainda mais o horizonte de atuação no cenário almejado”, destacou.KC-390 carregado com um blindado sobre rodas Patria 8×8Segundo o Piloto de Ensaios em Voo, Major Aviador Vinicius Marcel Holdorf, que conduziu a aeronave testada, a capacidade de transporte de carros de combate pela aeronave KC-390 Millennium tem sido avaliada com níveis crescentes de dificuldade desde o ano passado em Santa Maria (RS). “Na ocasião, foram testados os veículos Guarani e M-113 do Exército Brasileiro. O veículo lançador Astros foi o maior desafio desta fase e adiciona potência às capacidades do KC-390, reiterando a superioridade operacional do projeto da Embraer”, concluiu.Um trabalho feito em EtapasEm 2017, a viatura ASTROS AV-RMD MK6 da Avibras foi destaque nos ensaios realizados dentro do programa de certificação de embarque/amarração/desembarque de veículos no Dispositivo de Ensaio do KC-390 (Cargueiro Tático Militar Multimissão) coordenado pela FAB (Força Aérea Brasileira), por intermédio da COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), e pela Embraer, e acompanhado pela CPA (Divisão de Certificação de Produto Aeronáutico) do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial) do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).As atividades aconteceram na Embraer em Eugênio de Melo, distrito de São José dos Campos.O ensaio com a viatura da Avibras foi um sucesso. Naquela ocasião, além da viatura ASTROS AV-RMD MK6, o programa de certificação carregamento envolveu diversas viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas, viaturas de assalto, lanchas, veículos de combate a incêndio e outros equipamentos especiais.2022: carregamento de Viaturas Blindadas Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4 na aeronave KC-390 Millennium. Foto: EB https://caiafamaster.com.br/operacao-zeus-phase-iii-pouso-de-assalto-do-kc-390-com-um-astros-av-lmu-dentro-100-de-sucesso/
Após o treinamento, a Força Aérea Brasileira estará pronta para realizar a missão de Combate a Incêndio em Voo com a aeronave KC-390 MillenniumO Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, iniciou no dia 15/07, na Base Aérea de Campo Grande, o treinamento de Combate a Incêndio em Voo com a aeronave KC-390 Millennium. Após o treinamento, que será realizado até o dia 23/07, a Força Aérea Brasileira (FAB) estará pronta para realizar missões desse tipo com a aeronave multimissão.O treinamento operacional representa um passo importante para as tripulações do 1° GTT e para as equipes de solo, capacitando-os para realizar uma operação segura, uma vez que os voos são conduzidos em zona de lançamento plana, lateral e em descida, simulando emprego nos mais diversos relevos, a uma altura aproximada de 150 pés ou 46 metros de altura.A decolagem da aeronave equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System), fornece ao KC-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a ação de Combate a Incêndio em Voo.O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, afirma que o objetivo do treinamento é incorporar mais uma capacidade da aeronave. “Capaz de realizar os procedimentos específicos da Ação de Força Aérea referente ao Combate a Incêndio em Voo, essa é uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, o que exige muito da tripulação”, explica.O equipamento MAFFS II conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões – aproximadamente 11.300 litros – de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. Com este sistema é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390, sendo mais eficiente que o MAFFS de primeira geração. Além disso, o reservatório em solo – local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave – tem capacidade para 22 mil litros de água.O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para seu funcionamento.Vastamente empregado desde a sua entrada em operação, a exemplo das aeronaves C-130 Hércules da FAB, o MAFFS é avaliado como uma das mais simples, completas e funcionais ferramentas para combate a incêndios. Portanto, trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.FONTE: Força Aérea Brasileira
A 🇨🇿 anunciou hoje o início das negociações para a potencial aquisição da aeronave de transporte @embraer C-390 Millennium. A 🇨🇿 pretende adquirir 2 aeronaves para realizar operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, MEDEVAC, ajuda humanitária e combate a incêndios.
Praga, República Tcheca, 17 de Outubro de 2023 – O Ministério da Defesa e as Forças Armadas da República Tcheca anunciaram hoje o início das negociações para a potencial aquisição do Embraer C-390 Millennium como sua aeronave de transporte militar. A decisão de iniciar as negociações para a possível compra foi baseada em uma avaliação e análise de mercado preparada pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, que identificou o C-390 como a solução mais adequada para atender aos requisitos do Exército do país.A República Tcheca pretende adquirir duas aeronaves que ampliarão significativamente sua capacidade de transporte aéreo, permitindo que o Exército da República Tcheca realize operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios. Além disso, o C-390 Millennium tem menos manutenção quando comparado a outras aeronaves, resultando em maior disponibilidade e menores custos ao longo de seu ciclo de operações.“Estamos honrados pela seleção do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para iniciar as negociações desta aquisição significativa. Estamos prontos para fornecer à República Tcheca a mais avançada aeronave de transporte tático disponível no mercado”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 Millennium está atraindo a atenção de várias nações ao redor do mundo, devido à sua combinação imbatível de alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais.”As negociações iniciais já começaram e preveem a assinatura de um contrato de aquisição de duas aeronaves e suporte associado. O contrato inclui também uma solução completa de treinamento para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e um plano robusto de entrada em operação com a presença local da equipe da Embraer no país no início do processo.Após esse anúncio, a República Tcheca se torna a sexta nação e o quarto país da OTAN na Europa a escolher o C-390, seguido do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a mentalidade por trás das plataformas de geração atual e futura, com capacidade multimissão e interoperabilidade construídas por design.Após esse anúncio, a República Tcheca se torna a sexta nação e o quarto país da OTAN na Europa a escolher o C-390, seguido do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a mentalidade por trás das plataformas de geração atual e futura, com capacidade multimissão e interoperabilidade construídas por design.Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.DIVULGAÇÃO: Embraer https://www.aereo.jor.br/2023/10/17/republica-tcheca-seleciona-o-c-390-millennium-como-sua-nova-aeronave-de-transporte-militar/
Por Agência Força AéreaO Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, realizou entre os dias 10 e 16 de outubro, na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), um treinamento prático no simulador de voo do KC-390 Millennium, marcando um passo importante para a operação da aeronave na Força Aérea Brasileira (FAB).Esse equipamento, com tecnologia de ponta, proporciona uma experiência imersiva, permitindo que os tripulantes melhorem suas habilidades em variadas condições de voo. O simulador, com classificação de nível D, inclui operações em condições normais e de emergência, e possui mais de 350 simulações de falhas. O design otimizado facilita a manutenção e garante um treinamento preciso para os pilotos.Nesta primeira oportunidade apenas dois pilotos e um mecânico do Esquadrão Zeus participaram do treinamento. A Embraer informou que, além do Brasil, Portugal e Hungria serão os próximos a utilizar este simulador, que se destaca por permitir a execução segura de manobras, procedimentos de emergência e outras situações adversas, reduzindo custos e eliminando riscos. Além de economizar em gastos operacionais, o treinamento em simulador minimiza riscos associados ao treinamento na própria aeronave, uma vez que oferece um ambiente controlado para a prática repetitiva com segurança.O comandante do Esquadrão Zeus, tenente-coronel aviador Bruno Américo Pereira, enfatizou a importância deste treinamento para a segurança de voo. “O simulador de voo da aeronave KC-390 Millennium é fundamental na formação dos tripulantes, preparando-os para lidar com uma ampla variedade de situações normais, anormais e de emergência, além de contribuir para execução de voos muito mais seguros”, afirmou. https://tecnodefesa.com.br/esquadrao-zeus-realiza-treinamento-no-simulador-de-voo-do-kc-390/
A Força Aérea da África do Sul(SAAF) recebeu a visita da Embraer Defesa & Segurança para demonstrar as capacidades da aeronave de transporte militar multimissão C-390 Millennium.O objetivo principal da demonstração foi destacar as características do C-390, enfatizando a sua versatilidade em diversas funções tanto para cumprir missões militares quanto humanitárias.Entre as capacidades apresentadas, destacou-se a capacidade do C-390 de realizar reabastecimento em voo (REVO/AAR), demonstrando a sua importância para ampliar o alcance operacional dos caças Gripen e ampliar a sua eficácia estratégica.O evento, realizado hoje de manhã na Base Aérea de Waterkloof, contou com as presenças do Chefe da Força de Defesa Nacional SA, General Rudzani Maphwanya, e do Comandante da Força Aérea, Tenente General Wiseman Mbambo como. https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/embraer-demonstrou-o-c-390-para-a-africa-do-sul