Jogos de "corredores"
Não vejo grande sucesso neste corredor pela Arábia Saudita, parece muito complicado mar-terra-mar-terra, exige muitos portos e movimento de contentores entre meios de transporte.
Se a ideia é reduzir tempos porque é que não vão na mesma pelo canal do Suez e em vez de dar a volta para ir para a Holanda não vão directos à Grécia? Talvez o Suez esteja sobrelotado ou alguma rivalidade Arábia Saudita e o Egipto?
A ideia do Erdogan não me parece má, por mar até ao Iraque e depois por terra até à Europa, parece-me mais possível, desde que o Iraque esteja pacífico.
A mim parece-me que um dos pilares centrais destas ideias, é trazer ganhos para os países onde esta rota passa. Daí que a própria Turquia rejeitou logo a proposta, porque não passa por lá (ao contrário da rota vinda da China), e em alternativa preferem uma rota que passe, vinda do Iraque.
Essa rota vinda do Iraque, tem dois problemas óbvios, a instabilidade naquele país, e o facto de passar pelo Estreito de Ormuz e Golfo Pérsico, correndo o risco de haver bloqueios causados pelo Irão.
Prova de que um dos aspectos cruciais para a existência desta rota, é os países onde passa. Olhando para o mapa abaixo, se calhar fazia mais sentido os navios irem directamente da Índia até Omã, e depois pela Arábia Saudita, e por aí fora, em vez dos EAU. Mas os EAU é um país bastante rico e importante na região, e como tal "tem" que ser incluído.