Também é uma boa maneira de rebentar com uma esquadra de voo com 2 ou 3 Misseis de cruzeiro com munições cluster
É verdade, mas também se arrebentar com o edifício dos pilotos com eles todos lá dentro, de pouco servem os aviões a salvo nos shelters sem ninguém capaz de os usar.
Também podemos dizer que com os aviões perto dos pilotos, eles chegam muito mais rapidamente a eles, do que se estiver uma carrinha a largar um em cada shelter, e ainda o tempo dos aviões saírem para a pista.
Isto é tudo na teoria, porque para mim a verdadeira razão é eficiência de custos, poupar em combustivel (voltinhas todos os dias de carrinhas de manhã, tarde e por vezes até noite a levar e trazer pilotos do shelter para a esquadra e vice-versa), os mecânicos idem, necessidade de um ou dois mecânicos por aeronave no caso de estarem afastados, na necessidade de efectuar algum trabalho de manutenção no local, a necessidade de rebocar para o shelter uma variedade de equipamentos de apoio para fornecimento de energia eléctrica, hidráulica, ar condicionado, etc, se os aviões estiverem afastados e vários aviões precisarem do mesmo tipo de equipamentos ou a FAP tem que possuir muitos ou tem que perder tempo a reboca-los de um lado para o outro, isso é caro e não é eficiente.
Não sei se é o caso, mas sei que em vários países do norte da Europa, as placas de estacionamento de aeronaves já possuem ligações eléctricas, ligações hidráulicas, combustível, etc, subterrâneas, tudo que seja preciso para trabalhar no avião, já não andam com os reboques de um lado para o outro como nós.