Edu, convence-te de uma coisa a Marinha nunca vai ter 08 ou 10 NPO's se conseguirem seis unidades, seria muitíssimo bom.
Penso que estes dois agora em construção serão os últimos VdC a serem construídos, e a ficarem quatro unidades no activo.
O futuro próximo nos dirá como a Armada ficará em termos de Navios mas não errarei muito se ficar com 04 fragatas, 04 NPO's, 04 LFC, os 02 Tridentes, umas 08 lanchas de 90/100 Tons, um muito necessário menos velho Abastecedor de frota, e se formos campeões do Mundo de futebol talvez consigamos mendigar um NPL.

È com base nestas minhas conclusões, e, a não estarem muito erradas, que iniciei este post sobre a possível Classe de Corvetas para a Armada, aproveitando a excelente plataforma dos VdG, porque MdG, não possuirá durante muito mais anos cinco Fragatas no seu inventário, já por si poucas quanto a mim, e, á falta delas, a MdG possa adquirir um meio de combate de superfície que :
- Irá complementar as Fragatas existentes;
- Esse novo Navio seja um projecto Português, com um periodo de construção bem menor, que uma Fragata;
- POSSA/DEVA ser construído em Estaleiro Português;
- E permita executar as missões de baixa intensidade, missões essas que actualmente deverão/poderão ser desempenhadas pelas VdG, com os elevados custos inerentes de operação que todos bem conhecemos, custos esses muito superiores ao emprego de uma das ditas Corvetas.
Quanto ás alterações no desenho da NPO e sua adaptação á possível classe de Corveta, penso que se forem muito dispendiosos claro que nunca serão aprovados/adquiridos pela nossa Marinha, e lá continuaremos como até aqui com as calças seguras por uma mão e a outra estendida a pedir.
Na minha opinião este hipótese, a ser considerada por um estaleiro digno do Nome, poderia valer algumas vendas a Marinhas por aí além, digo eu na minha Santa Ignorância.
Agradeço as vossas opiniões e pontos de vista.
Abraços
Tenente, infelizmente tenho alguma dificuldade de compreender em como na mesma linha de pensamento que defende que Portugal nunca terá 8 ou 10 NPO e muito dificilmente 6 (e com esta opinião concordo), acredite que consiga produzir corvetas a partir do projecto NPO.
Há que dar pequenos passos e consequentes. Enquanto não formos capazes de produzir de forma fluída um classe de patrulhas oceânicos sem elevada complexidade técnica (relativamente a uma fragata ou corveta), como conseguiremos levar para a frente um projecto muito mais complexo?
O NPO seria o teste à nossa industria e capacidade de gestão de projectos, que nos diria se seriamos capazes de projectar e produzir por exemplo um NPL. Infelizmente chumbámos no teste.
Edu, como podes constatar eu mencionei, possível classe de Corvetas, e não que fossem construídas a partir da plataforma do NPO como dado adquirido.
Como em tudo na vida, a evolução é uma coisa natural, e, a meu ver porque não evoluirmos para a construção de um Navio, inferior de resto, no que concerne ás capacidades bélicas, comparando com as existentes nos anos 60, aos navios, que o ENVC, e Estaleiros da Lisnave na altura, já construíram para a nossa Armada, refiro-me ás três fragatas classe Pereira Da Silva.
http://www.areamilitar.net/directorio/NAV.aspx?NN=8Uma Corveta e, ou fragata Ligeira será a evolução lógica no caso de se possuir uma plataforma tipo NPO.
Veja-se o caso do PV85 da STX/Vard Canadiana, com os OPV classe OTAGO da RNZN evoluírem, para a possível classe de Corvetas ao serviço da RCN, rpt,
possível, será que os Canadianos, estarão assim tão enganados quanto á possibilidade de construir uma corveta a partir de um NPO ??
Penso que não, digo eu, até porque se as Nações, optam por muscular em demasia os seus NPO's , os incultos responsáveis políticos, na sua infinda sabedoria, tomam como adquirido que se ali tem Navios de 2000/2500 Tons com peças de 76mm e helis embarcados então para quê comprar fragatas e destroyers se estes navios são bem mais baratos, fazem o seu trabalho e além disso também dão nas vistas ??
Este é o risco de sobrequipar os NPO's, pois o passo seguinte é envia-los para missões que não conseguirão desempenhar ou se conseguirem é apenas com grandes riscos e custos das suas guarnições.
Estamos completamente de acordo quanto aos nossos NPO's bom seria termos pelo menos seis deles, mas não acredito que tal seja viável, porque não há pilim que chegue.
No entanto acredito que haja bom senso, e alguém com poder de decisão, esteja a pensar que mais vale termos quatro bons NPO's e um AOR novo ou quase novo,
que seis bons NPO's e um AOR a cair de podre, é como o outro diz não ponhas os ovos todos na mesma cesta que os podes partir todos, como não temos dinheiro lá vamos tendo os NPO's aos bochechos e, a ver vamos se conseguimos o tão necessário novo abastecedor.
Já não posso concordar contigo quanto ao teu último paragrafo, acho que não chumbamos em teste algum haja vontade política e dinheiro, que garanto-te que construiriamos á semelhança do NPO, uma tão boa plataforma, para um futuro, NPL, não tenho qq dúvida.
Abraços