Declaração de IRS

• 94 Respostas
  • 14691 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 1335
  • Recebeu: 259 vez(es)
  • Enviou: 1196 vez(es)
  • +205/-7
Re: Declaração de IRS
« Responder #90 em: Abril 23, 2020, 12:15:09 pm »
Uma duvida que talvez saibam algo: comunicação agregado familiar (dos 2 SP) com residência alternada em Dezembro mas na declaração IRS (não automática, mas ambos SP TCO e sem rendimentos extra...) tenho de colocar manualmente dados da dependente, etc (50% despesa) - no entanto não consigo opção "residência alternada - sim", pois a opção está bloqueada com "não"; erro informático? Tem influencia nos cálculos?   

Sem conseguir perceber exactamente a falha, fica no entanto uma dúvida, chegou a confirmar o agregado familiar até ao dia 21 de Fevereiro? (normalmente é feito até ao dia 15 de cada ano, este ano excepcionalmente permitiram alterar os dados até ao dia 21). Se não alterou nada, o Fisco considera a mesma situação do agregado familiar do ano passado.
Julgo que o bloqueio à opção tem a ver com a informação que foi comunicada até ao dia 21 de Fevereiro, sobre o agregado familiar.

No IRS entregue em 2019 (e os comprovativos de entrega de comunicação do agregado familiar em 2019-12-18) de ambos os declarantes está "residência alternada - sim"... entretanto pedido de informação à AT resultou em "envie assim e se ficar prejudicado pode apresentar reclamação gracisosa"; daí querer perceber se os cálculos são afectados.     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Viajante

• Investigador
  • 2052
  • Recebeu: 840 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +781/-31
« Responder #91 em: Abril 23, 2020, 01:49:41 pm »
Uma duvida que talvez saibam algo: comunicação agregado familiar (dos 2 SP) com residência alternada em Dezembro mas na declaração IRS (não automática, mas ambos SP TCO e sem rendimentos extra...) tenho de colocar manualmente dados da dependente, etc (50% despesa) - no entanto não consigo opção "residência alternada - sim", pois a opção está bloqueada com "não"; erro informático? Tem influencia nos cálculos?   

Sem conseguir perceber exactamente a falha, fica no entanto uma dúvida, chegou a confirmar o agregado familiar até ao dia 21 de Fevereiro? (normalmente é feito até ao dia 15 de cada ano, este ano excepcionalmente permitiram alterar os dados até ao dia 21). Se não alterou nada, o Fisco considera a mesma situação do agregado familiar do ano passado.
Julgo que o bloqueio à opção tem a ver com a informação que foi comunicada até ao dia 21 de Fevereiro, sobre o agregado familiar.

No IRS entregue em 2019 (e os comprovativos de entrega de comunicação do agregado familiar em 2019-12-18) de ambos os declarantes está "residência alternada - sim"... entretanto pedido de informação à AT resultou em "envie assim e se ficar prejudicado pode apresentar reclamação gracisosa"; daí querer perceber se os cálculos são afectados.   

Normalmente o bloqueio tem a ver com a escolha que faz no preenchimento da declaração, no campo do agregado familiar. Grave o ficheiro com a declaração certa, mas tente alterar o agregado familiar, para tentar abrir os campos que pretende alterar e dessa forma, em princípio, já deve conseguir escolher outra opção.

Em relação à reclamação graciosa, pode sempre entregar logo de seguida a explicar o que se passa, não perde nada, vai é bloquear o possível reembolso durante mais um tempo, até tomarem uma decisão. E essa decisão tem a vantagem de se sobrepor a qualquer decisão individual de qualquer funcionário das finanças, porque vai ser analisada por peritos.
« Última modificação: Abril 23, 2020, 01:50:43 pm por Viajante »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Viajante

• Investigador
  • 2052
  • +781/-31
« Responder #92 em: Junho 01, 2020, 03:49:46 pm »
Bem, por este ano, resta-me agradecer ao Sr. Centeno pela amabilidade de ter pago o meu reembolso ainda em Maio (dia 22), quase 2 meses depois de ter submetido a declaração (1 de Abril).

Com certeza a transferência para o Fundo de Resolução do Novo Banco era prioritária e o meu reembolso podia estragar o saldo do Tesouro, pelo que agradeço-lhe o pagamento (espero que tenha pedido autorização ao PM, olhe lá, não quero arranjar-lhe chatices).

E porquê o agradecimento agora? Bem, porque só muito recentemente recebi o dito cujo e também queria escrever-lhe estas linhas enquanto ainda é Ministro de Estado e das Finanças que estará por esta altura enclausurado a desenhar o orçamento rectificativo, também para si uma novidade, já que a cativação de vários milhares de milhões de euros eram capazes de paralisar o país!!!!!

Muito obrigado Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado e das Finanças.
« Última modificação: Junho 01, 2020, 03:52:45 pm por Viajante »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, HSMW, ocastilho

*

tenente

• Investigador
  • 6737
  • Recebeu: 2974 vez(es)
  • Enviou: 1547 vez(es)
  • +1501/-109
« Responder #93 em: Junho 01, 2020, 08:30:53 pm »
Bem, por este ano, resta-me agradecer ao Sr. Centeno pela amabilidade de ter pago o meu reembolso ainda em Maio (dia 22), quase 2 meses depois de ter submetido a declaração (1 de Abril).

Com certeza a transferência para o Fundo de Resolução do Novo Banco era prioritária e o meu reembolso podia estragar o saldo do Tesouro, pelo que agradeço-lhe o pagamento (espero que tenha pedido autorização ao PM, olhe lá, não quero arranjar-lhe chatices).

E porquê o agradecimento agora? Bem, porque só muito recentemente recebi o dito cujo e também queria escrever-lhe estas linhas enquanto ainda é Ministro de Estado e das Finanças que estará por esta altura enclausurado a desenhar o orçamento rectificativo, também para si uma novidade, já que a cativação de vários milhares de milhões de euros eram capazes de paralisar o país!!!!!

Muito obrigado Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado e das Finanças.

Viajante faço minhas as tuas palavras, pois fiquei no mesmo carrinho que tú.

O ano passado recebi o guito em dezasseis dias e este ano, apenas demorou, quarenta e oito dias, o meu reembolso deve ter contribuído também para ajudar a rapaziada que gere, e bem, o NB.

Sr Ministro de Estado e das Finanças, espero que desempenhe as novas funções no BdP, com a mesma competência e profissionalismo, com que nos brindou, os comuns mortais deste País, durante a sua estadia no MdF.

« Última modificação: Junho 01, 2020, 08:31:40 pm por tenente »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

• Investigador
  • 2052
  • +781/-31
« Responder #94 em: Junho 30, 2020, 10:10:59 pm »
Meus caros, quem ainda não enviou a declaração de IRS, só tem 2 horas para evitar pagar multas!!!!!!