Formação de 4 Carros de Combate?

• 14 Respostas
  • 10622 Visualizações
*

BARCO À VISTA

• Membro
  • *
  • 44
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +3/-18
    • http://barcoavista.blogspot.pt/
Formação de 4 Carros de Combate?
« em: Fevereiro 03, 2016, 03:43:37 pm »
Boa tarde,
Não tendo grande interesse ou debruçando-me por assuntos ligado à Cavalaria do Exército, solicito o favor de os colegas foristas "expert" na matéria, elucidarem-me no seguinte:
-Porque motivo a formação tradicional básica de um grupo de Carros de Combate ou viaturas blindadas, é de 04 unidades?
Será por razões de ataque e defesa mútua, ou para melhor implementar TTP's?
Obrigado
Quem muito "post'a" como o NVF é porque pouco "investiga"...  :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24834
  • Recebeu: 5014 vez(es)
  • Enviou: 3508 vez(es)
  • +4272/-4852
Re: Formação de 4 Carros de Combate?
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2016, 03:57:21 pm »
Eu gostava de poder ajudá-lo, mas esta não é a "minha praia". ;)
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Duarte

• Investigador
  • 7080
  • Recebeu: 1406 vez(es)
  • Enviou: 3313 vez(es)
  • +3878/-1778
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2016, 05:25:53 am »
Os pel.  de CC a 4 unidades sao o mais comum, mas também já tivemos pel. CC a 5  carros de combate e também há Pel. de CC com 3 carros de combate nalguns exércitos (RP China, Israel, ex-URSS, não sei se a Russia mantém assim?..) Cada tipo de Pel. tem as suas vantagens. O pel. de CC a 4 carros de combate é considerado mais eficiente em ambiente urbano.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2016, 03:20:14 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11751
  • Recebeu: 2752 vez(es)
  • Enviou: 4185 vez(es)
  • +1026/-1213
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2016, 04:56:42 pm »
Os caças também tem a formação de 4 aeronaves.
Podem-se dividir em 2 parelhas (de 2 aeronaves).

http://www.aereo.jor.br/2010/08/10/formacoes-de-combate-aereo/

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24834
  • +4272/-4852
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2016, 05:33:44 pm »

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13128
  • Recebeu: 3458 vez(es)
  • Enviou: 8024 vez(es)
  • +1429/-2725
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2016, 07:06:06 pm »
Se bem me lembro pois já estou afastado desta tropa à algum tempo, o Pel a 5 carros tinha duas secções de 2 carros e de 1 comando como já foi dito.
As duas secções alternam entre exploração/combate e apoio de fogos dependendo da progressão e da formação utilizada.

Muito basicamente uma secção dá cobertura enquanto a outra avança e o comandante está a controlar.

Num pelotão a 4 carros o comandante está inserido numa das secções. 
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-590
« Responder #6 em: Fevereiro 05, 2016, 11:58:13 am »
Antes dos LeosII, Abrams, Leclercs, os CC nao podiam andar e disparar ao mesmo tempo.

Por isso os pelotoes tinham pelo menos 4 CC dividos en 2 seccoes enquanto 2 avançam ou recuam os outros 2 estao em observaçao prontos a disparar protecçao.

Igualmente os Esquadroes tinham 4 pelotoes de 4 CC, para permitir 2 pelotoes em manobra e 2 em protecçao.

Os Russos/pacto de varsovia utilizavam os pelotoes de 3 CC, porque na pratica nao se preocupam com as percas, quando um pelotao esta destruido, outro atraz substitui etc...

Agora comos a nova geraçao de carros de combate LeosII podam andar e disparar ao mesmo tempo, muitos exercitos da NATO utilizam os pelotoes de 3 CCs em vez de 4.

Cmptos

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #7 em: Fevereiro 05, 2016, 10:52:02 pm »
Boa tarde,
Não tendo grande interesse ou debruçando-me por assuntos ligado à Cavalaria do Exército, solicito o favor de os colegas foristas "expert" na matéria, elucidarem-me no seguinte:
-Porque motivo a formação tradicional básica de um grupo de Carros de Combate ou viaturas blindadas, é de 04 unidades?
Será por razões de ataque e defesa mútua, ou para melhor implementar TTP's?
Obrigado

Começo com uma pequena correcção: as unidades de Carros de Combate (CC) não são Cavalaria do Exército porque esta não existe. Simplificando bastante: nas unidades de CC, no caso português, é a arma de cavalaria que fornece a esmagadora maioria dos seus quadros (comandantes, estado-maior, etc.), bem como as especialidades existentes para que estas unidades operem, para além de ter a responsabilidade técnica da doutrina associada ao emprego dessas mesmas unidades de CC. Noutros exército esta realidade é diferente ou tem áreas de semelhança.

Um Grupo de Carros de Combate (GCC) é uma unidade de escalão Batalhão. Tenho dúvidas que 4 unidades (i.e. 4 esquadrões de CC com equivalência a escalão companhia) seja uma tradição. Na forma como a organização militar se organiza (desculpem a quase-redundância) não há tradições mas antes organizações pensadas para situações mais prováveis de empenho, muitas vezes conceptualizadas com base em experiências do passado. No caso português, o Grupo de CC (GCC) da Brigada Mecanizada tem 3 esquadrões.

Na nossa doutrina, o GCC pode actuar como um todo, pode ceder esquadrões a Batalhões de Infantaria, pode receber companhias de infantaria de Batalhões de infantaria, etc, etc, as variáveis são muitas e são conforme a situação táctica do momento. As unidades mistas de CC e infantaria de escalão batalhão denominam-se de Agrupamentos.

Vai aqui http://www.globalsecurity.org/military/library/policy/army/fm/ e faz uma procura por "tank".
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8127
  • Recebeu: 1431 vez(es)
  • Enviou: 366 vez(es)
  • +5294/-253
« Responder #8 em: Fevereiro 11, 2016, 08:26:27 pm »

Um Grupo de Carros de Combate (GCC) é uma unidade de escalão Batalhão. Tenho dúvidas que 4 unidades (i.e. 4 esquadrões de CC com equivalência a escalão companhia) seja uma tradição.

;) Acho que toda a gente menos o saojorgexercito percebeu que o que o BARCO À VISTA está a falar é de Pelotões (e não de Grupos) de Carros de Combate com 4 carros cada um  ;)

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • +1/-0
« Responder #9 em: Fevereiro 13, 2016, 11:20:20 am »

Um Grupo de Carros de Combate (GCC) é uma unidade de escalão Batalhão. Tenho dúvidas que 4 unidades (i.e. 4 esquadrões de CC com equivalência a escalão companhia) seja uma tradição.

;) Acho que toda a gente menos o saojorgexercito percebeu que o que o BARCO À VISTA está a falar é de Pelotões (e não de Grupos) de Carros de Combate com 4 carros cada um  ;)

Simplesmente li o que li e na pergunta do BARCO A VISTA não li a palavra "pelotões".
Também me pareceu que a pergunta estava orientada para "pelotões", o titulo do assunto era um bom indicio, embora outras leituras, "mais literais" fossem possíveis.
Após todas as explicações dos outros foristas, achei que a minha podia complementar o leque de respostas possíveis a uma pergunta que eventualmente está elaborada de forma menos correcta.
Penso que devíamos deixar o BARCO A VISTA decidir sobre o que efectivamente estava a perguntar. Como ele não respondeu, não vou fazer exercícios de leitura da mente de alguém que coloca uma pergunta no fórum e depois nem se digna a dar feedback.

Registo com agrado que o Pereira Marques leu um post meu e deu feedback, coisa que nunca tinha feito, pelo que assumo que este é um assunto que você valoriza
« Última modificação: Fevereiro 14, 2016, 10:40:49 am por saojorgexercito »

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8127
  • Recebeu: 1431 vez(es)
  • Enviou: 366 vez(es)
  • +5294/-253
« Responder #10 em: Fevereiro 14, 2016, 12:28:01 pm »
Caro saojorgexercito,
Aprecio as suas intervenções como sendo das mais esclarecidas aqui do fórum. Não estava a ser irónico ou depreciativo e espero que não tenha ficado amofinado  :G-Ok:

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • +1/-0
« Responder #11 em: Fevereiro 15, 2016, 04:57:10 pm »
Caro saojorgexercito,
Aprecio as suas intervenções como sendo das mais esclarecidas aqui do fórum. Não estava a ser irónico ou depreciativo e espero que não tenha ficado amofinado  :G-Ok:
Por acaso até fiquei amofinado, pelo menos inicialmente. Deve ser da andropausa. :o

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13128
  • Recebeu: 3458 vez(es)
  • Enviou: 8024 vez(es)
  • +1429/-2725
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #12 em: Fevereiro 17, 2016, 07:31:02 am »
Aproveito e deixo outra questão associada: a mesma orgânica aplica-se a viaturas blindadas tipo Chaimite / Pandur II?

Os ERec/PelRec Chaimite/M11 variam no numero de secções de exploração e secção de atiradores.
Nesse tempo era 1 V200 com a secção de atiradores, 2 secções de exploração com duas M11 cada e 3 V-150 no apoio de fogos.
Com a Pandur já não sei.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • +1/-0
« Responder #13 em: Fevereiro 19, 2016, 10:15:17 pm »
Boa noite,

Obrigado a todos pelas vossas respostas, estava de facto a referir-me a pequenas Unidades, tipo Pelotão a 4 viaturas.
Aproveito e deixo outra questão associada: a mesma orgânica aplica-se a viaturas blindadas tipo Chaimite / Pandur II?

Caro forista "S. Jorge", não me foi de todo possível responder com mais celeridade, por vários motivos, nada tem haver com ou que espelhe a minha dignidade....

Como estamos a falar de pelotões posso detalhar um pouco mais a coisa, embora CC não seja o meu quintal.

Do que sempre me foi dado a ver, nunca houve uma tradição de pelotões de CC a 4 carros. De facto a tradição sempre foi de 5 carros. Um pelotão tinha (tem?) duas secções: uma pesada a 3 carros (onde se geralmente localizava o carro do cmdt de pelotão) e  secção ligeira a 2 CC.

Quanto às Chaimite/Pandur/M113 ou outra qq coisa, não vale a pena pensar(em) naquilo que eu ( e outros) chamo táctica-a-metro.

Pense(em) que, independentemente do escalão (secção/pelotão/companhia/etc)  ou tipo de unidade (infantaria ligeira/mecanizada/comandos/páras, fzs/etc), as viaturas orgânicas de uma unidade têm que ser em quantidade e qualidade suficiente para transportar e permitir operar o pessoal, armamento e equipamento necessário para cumprir as missões que lhe estão previamente definidas de forma tácticamente aceitável.

Um pelotão de infantaria tem tantas PAndur quantas as necessárias para transportar e permitir operar dentro de párametros tácticamente aceitáveis, o pessoal, armamento e equipamento dessa unidade.
Se o pelotão tiver 3 secções e o efectivo de cada secção "couber" numa Pandur, temos 3 Pandur, certo? Não, errado. Falta a viatura para transportar o comando do pelotão, portanto temos 4 Pandur.

Simplifiquei um pouco, mas para inicio de conversa, acho que serve.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24834
  • +4272/-4852