Energias Renováveis

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Lusitano89

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Re: Energias Renováveis
« Responder #135 em: Setembro 27, 2024, 08:57:06 pm »
População da Sardenha contesta instalação selvagem das energias renováveis


 

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Re: Energias Renováveis
« Responder #136 em: Novembro 05, 2024, 11:53:16 am »
Suécia rejeita candidaturas para treze parques eólicos offshore por motivos de segurança


 

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HSMW

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Re: Energias Renováveis
« Responder #137 em: Novembro 13, 2024, 01:59:18 am »

Ponto de situação do ITER em outubro de 2024.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: Energias Renováveis
« Responder #138 em: Dezembro 21, 2024, 03:30:06 pm »
Vaticano revela telhado com painéis solares como parte da transição para a energia verde


 

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Re: Energias Renováveis
« Responder #139 em: Dezembro 26, 2024, 06:47:53 pm »
Um quarto da energia da UE provém de fontes renováveis. Quais os países que mais utilizam?


 

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Re: Energias Renováveis
« Responder #140 em: Janeiro 22, 2025, 03:08:36 pm »
Fiumicino, em Roma, estabelece novo recorde para maior parque solar aeroportuário da Europa


 

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Re: Energias Renováveis
« Responder #141 em: Janeiro 29, 2025, 06:30:03 pm »
 

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MMaria

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Re: Energias Renováveis
« Responder #142 em: Fevereiro 13, 2025, 03:25:10 pm »
Disruptivo.

This alien-like field of mirrors in the desert was once the future of solar energy. It’s closing after just 11 years

https://edition.cnn.com/2025/02/13/climate/ivanpah-desert-solar-closing/index.html

SQN

 :o
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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papatango

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Re: Energias Renováveis
« Responder #143 em: Fevereiro 18, 2025, 10:27:19 am »
Disruptivo.
This alien-like field of mirrors in the desert was once the future of solar energy. It’s closing after just 11 years
https://edition.cnn.com/2025/02/13/climate/ivanpah-desert-solar-closing/index.html
SQN
 :o

Não creio que tenha a ver com disrupção, tem provavelmente mais a ver com questões económicas e técnicas.
Por um lado temos a redução dos preços dos paineis solares e por outro lado temos a sua cada vez maior eficiência energética.

Este sistema, é complicado e não utiliza paineis solares mas sim espelhos que deveriam aquecer água que depois de atingir o ponto de ebulição poderia produzir vapor e accionar uma turbina.
As leis da natureza são uma chatice e as perdas são muito grandes.
Perde-se energia quando o raio solar é transferido para o tanque de água
Perde-se energia no aquecimento da água e perde-se energia no accionamento da turbina.
Transforma-se energia solar em energia mecânica e depois energia mecânica em energia elétrica.

A ideia tornou-se completamente obsoleta, porque na mesma área onde estão os espelhos refletores, se em vez de espelhos se colocarem painéis solares, vai-se produzir entre cinco a dez vezes mais energia elétrica.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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Lusitano89

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Re: Energias Renováveis
« Responder #144 em: Março 05, 2025, 12:45:48 pm »
 

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HSMW

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Re: Energias Renováveis
« Responder #145 em: Julho 07, 2025, 01:52:09 am »

Ponto de situação do ITER em Maio de 2025.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Viajante

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Re: Energias Renováveis
« Responder #146 em: Julho 16, 2025, 09:49:55 am »
Problema do hidrogénio não está nos veículos, mas na produção do combustível

O hidrogénio é, para muitos, a alternativa mais viável à combustão interna - acima até dos veículos elétricos a bateria. No entanto, além de todos os problemas que o tempo não parece estar a resolver, um novo relatório ainda reforçou, agora, que este combustível emite quase tanto CO2 quanto os modelos híbridos.



Embora o reabastecimento seja muito mais rápido do que carregar uma bateria, o hidrogénio não tem convencido nem os governos, nem as empresas, nem tão-pouco os clientes.

De facto, existe uma lacuna considerável em termos de infraestrutura; a produção é cara e, para já, maioritariamente pouco limpa; e a distribuição e armazenamento ainda representam um desafio.

A par de tudo isto, as fabricantes não apostam em modelos alimentados por células de combustível de hidrogénio, num círculo vicioso que dificulta o crescimento desta alternativa.

Entretanto, um relatório de julho, produzido pelo International Council on Clean Transportation (ICCT), apresenta uma estimativa das emissões de gases com efeito de estufa dos veículos vendidos na União Europeia (UE) em função da sua mecânica.



A análise tem em conta o impacto ambiental na sua fabricação, utilização, reparação e até na sua eliminação ao longo de uma vida útil média de 20 anos.

Os resultados reforçam o que muitos analistas indicam sobre os carros elétricos a bateria serem os mais limpos nestes pontos.

Estes modelos são frequentemente destacados, por não serem poluentes durante a sua utilização. Contudo, carregar as suas baterias e, sobretudo, fabricá-las, exige energia, por vezes, poluente - exceto quando são utilizadas energias renováveis.

Hidrogénio verde seria a alternativa menos poluente

Apesar dos senãos mencionados, em comparação com os veículos a combustão, híbridos e a hidrogénio, os carros elétricos puros continuam a ganhar. Isto, se retirarmos da equação o hidrogénio verde.

Com os meios atuais de produção de hidrogénio, o relatório calculou que, na Europa, estes veículos têm emissões semelhantes às dos híbridos convencionais.



Afinal, em 2023, 90% do hidrogénio produzido mundialmente provinha do gás natural, através de um processo no qual o metano reage com vapor a alta temperatura e o CO2 surge como um subproduto.

A solução para este senão seria poder fabricar hidrogénio, em massa, utilizando eletricidade renovável - o chamado hidrogénio verde.

Para já, no entanto, o hidrogénio verde não é produzido nem está disponível em grande escala na Europa, além de ainda ser muito caro: apenas 0,4% do hidrogénio mundial foi produzido em 2023 por eletrólise.

De acordo com o ICCT, relativamente a modelos vendidos em 2025:

    Um carro elétrico a bateria emitirá em média 63 gramas de CO2 por quilómetro - 73% menos do que um carro a combustão;
    Um carro movido a célula de combustível de hidrogénio emitirá em média 175 gr/km - 26% menos do que um carro a combustão e em níveis semelhantes aos híbridos convencionais e plug-in.

Caso o hidrogénio fosse proveniente de energias renováveis, as suas emissões cairiam drasticamente para 50 gr/km, menos ainda do que os elétricos puros.

https://pplware.sapo.pt/planeta/problema-do-hidrogenio-nao-esta-nos-veiculos-mas-na-producao-do-combustivel/

Parece que está confirmado que o hidrogénio não é a solução de futuro para a mobilidade!!!!! Acabaram de destruír o sonho verde do António Costa!!!!! E que até tinha disponibilizado milhares e milhões de euros do PRR para o hidrogénio!!!!!!! É o que dá os políticos tolhidos de visão estratégica para o futuro do país decidirem à revelia da matemática!!!!!

E já agora a electrificação que estamos a viver também não me convence pessoalmente, excepto quem ande talvez e apenas em centros urbanos!!!!!
Utilizei uma VW ID BUZZ PRO de 7 lugares, com 91KWh de baterias, carro sem dúvida muito agradável e espaçoso de conduzir, mas em percursos curtos (estou a falar de montanhas onde moro)! Na semana passada fiz uma deslocação de 800km (400km para cada lado), e apesar do carro ter em teoria autonomia para 700km, no máximo só consegui 400km e em algumas alturas na auto-estrada eu é que parecia o papa-reformas a rolar na via (velocidade de 90 a 110km/h e a evitar grandes oscilações na velocidade)!!!!!! Sem dúvida que as 3 toneladas de peso fazem estragos! Mas em vez dos prometidos 14kwh de consumo aos 100km, nunca em momento algum consegui consumir menos de 20 a 25kwh (menos que isso só em descidas)!
Para chegar a casa lá pela meia-noite, tive de fazer 3 carregamentos!!!!! 1 antes de partir, óbvio, outro perto do destino e na hora de almoço e o último no jantar ....... numa estação de serviço que tem uns carregadores rápidos porreiros, o jantar é que nem por isso!!!!! Consumi mais de 200KW de energia, que é o que consome um casal durante 1 mês em casa!!!!!!

Cheguei a casa com autonomia para 170km!!!!! e mais de 100€ gastos só em 2 dos carregamentos que o que foi feito na garagem nem contabilizei (com o pormenor que na garagem com um carregador de 11kw até encher os 91kw..... demora horas!).

Conclusão, excepto para pequenas deslocações e a carregar o carro em casa (muitas horinhas), o eléctrico é uma desgraça em grandes deslocações e não sei se já alguém sentiu aquele temor, será que tenho bateria para chegar a casa? Ainda por cima morando em locais montanhosos, eu sei que o consumo nas subidas atinge os 50kw aos 100km só para vencer as subidas!!!!!!
À conclusão que chego com o carro que utilizamos no serviço, é que apesar da autonomia no flyer ser de 700km, só podemos confiar com 400km ou nem isso, significa que é problemático e dispendioso fazer viagens de ida e volta a locais a mais de 200km!!!!!
Continuo a achar que o diesel bate todos estes números!!!!!

E outro pormenor, têem de ter vários cartões de carregamento, ou pode acontecer como a mim não ter como carregar num dos postos, a sorte foi que a minha colega tem um eléctrico e um dos 3 cartões que ela tem funcionou!!!!!!
« Última modificação: Julho 16, 2025, 09:54:35 am por Viajante »
 

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Re: Energias Renováveis
« Responder #147 em: Julho 16, 2025, 10:46:19 am »
Seu "burguês", "capitalista", "explorador da classe operária"!

Exijo a nacionalização da viatura do Viajante. Ele que viaje em transportes públicos como qualquer elemento da classe operária... há 30 anos atrás.

Há uns anos atrás fiz uma simulação num site que já não me lembro e coloquei os meus dados (km percorridos por semana, número de pessoas que usam a viatura, etc). A mim deu-me uma viatura ligeira a gasolina como sendo a melhor opção.

Cada um tem que ver esses aspectos, para não cair na esparrela de comprar uma viatura só porque sim (apesar de ter a liberdade para o fazer). Há uns anos era ver pessoas que tinham mais do que os dois tostões que o português comum tem nos bolsos a comprar viaturas a diesel, agora os mesmos compram viaturas elétricas.

PS: em nenhum momento critiquei o Viajante, a primeira parte é mesmo humorística e segunda é didática.

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: Energias Renováveis
« Responder #148 em: Julho 16, 2025, 12:25:22 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: Energias Renováveis
« Responder #149 em: Julho 16, 2025, 12:47:46 pm »
Seu "burguês", "capitalista", "explorador da classe operária"!

Exijo a nacionalização da viatura do Viajante. Ele que viaje em transportes públicos como qualquer elemento da classe operária... há 30 anos atrás.

Há uns anos atrás fiz uma simulação num site que já não me lembro e coloquei os meus dados (km percorridos por semana, número de pessoas que usam a viatura, etc). A mim deu-me uma viatura ligeira a gasolina como sendo a melhor opção.

Cada um tem que ver esses aspectos, para não cair na esparrela de comprar uma viatura só porque sim (apesar de ter a liberdade para o fazer). Há uns anos era ver pessoas que tinham mais do que os dois tostões que o português comum tem nos bolsos a comprar viaturas a diesel, agora os mesmos compram viaturas elétricas.

PS: em nenhum momento critiquei o Viajante, a primeira parte é mesmo humorística e segunda é didática.

O carro não é meu, é do trabalho, mas temos outros a combustão.
Temos eléctrico porque preparamos tudo para poder alimentar o carro e poder andar por aqui.

Até 200km de distãncia é um carro excelente para fazer as viagens. Muito espaçoso, estável e tem uma aceleração fenomenal (um carro de combustão dificilmente tem hipóteses no arranque contra um eléctrico). Mas um carro de 91KWh com autonomia teórica de 700km afinal só consegue 400km!!!!!!

Pessoalmente já testei e experimentei eléctricos e eu tenho a hipótese de comprar para a minha empresa pessoal e deduzir o IVA (se o carro custar até 62.500€ + IVA), mas ainda não o fiz precisamente por estas evidências todas!!!!!
Claramente o carro eléctrico é mais vocacionado para as cidades...... se tiver onde carregar!!!!!

Mas são carros com um custo inicial muito alto e se tiverem de substituir as baterias (basta um toque por baixo ou que empene o chassis), tem despesas para um valor de 50% do carro! Testei um Mercedes EQB de 7 lugares para mim e....... preferi um Tiguan diesel de 7 lugares!
Mas o EQB quando tiver de mudar as baterias, são só 27.000€!!!!! Num carro que já custa 60.000€!

Mas quem escolher um carro mais económico, de 30 a 40.000€ e deduzindo o IVA, consegue ter um bom carro secundário!
 
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