E se o Brasil tivesse a bomba atômica?
Cresce o debate sobre o tema, em WW esta noite.
Brasil tem que pensar e discutir programa nuclear, aponta embaixadorRubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington, avalia que mudanças geopolíticas abrem espaço para debate sobre capacitação e atualização de tecnologias nucleares do país.
...
Apesar dos desafios, o Brasil já alcançou um patamar tecnológico significativo, ainda segundo embaixador. "O Brasil é um dos poucos países, não nucleares, que tem o ciclo completo nuclear, nós temos a capacidade, a capacitação", ressaltou o ex-embaixador.
Ele enfatiza a importância de manter e atualizar essa expertise. "Isso deveria continuar, nós devemos nos atualizar disso, porque eu acho que nesse mundo em transformação a gente não sabe o que que vai acontecer daqui dez, 20 anos".
Barbosa aponta para o movimento de outros países que já consideram ou estão buscando desenvolver seus próprios programas nucleares, citando como exemplos a Arábia Saudita e a Polônia. Para ele, é um sinal de que o Brasil não pode ficar alheio a essa tendência....
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/brasil-tem-que-pensar-e-discutir-programa-nuclear-aponta-embaixador/Sds