A Rússia com 130 000 homens não consegue invadir um país de 40 000 000 de habitantes e com uma superfície superior à da Espanha. Se houver militares que frequentem este Forum conto com eles para explicar essa impossibilidade.
Consegue enviar uma chuva de misseis (o que não acredito) e ocupar zonas de fronteira como os territórios separatistas. Outro elemento que nunca vi aqui evocado, talvez porque isto não seja muito frequentado por militares com experiencia de terreno : a força russa presente junto à Ucrânia está deslocada fora dos seus quarteis, em instalações provisórias, com temperaturas negativas e em regime de campanha ; toda esta gente tem que se mexer ; das duas uma : ou avança ou volta para a casa.
Falando por experiencia própria que já estive em regime de campanha durante meses, posso assegurar que o estado de espirito dos militares russos deslocados, está muito longe de ser dos melhores , já estão cansados, já estão fartos , sabem que não há reservas a caminho para os substituir, começam a desmotivar. Isto tem que ter uma evolução e tem que ser agora.
Não existe português nenhum capaz de explicar como um país com uma força de 130 mil militares consegue invadir outro com uma população de 40 milhões, pois nunca foram colocados nessa situação, seja como invasor ou invadido. Será sempre uma análise teórica e a tentar prever como os russos (neste caso) iriam começar.
Pois há muitos teóricos, generais com cursos de estratégia, etc, mas dar certezas ninguém dá, nem russos, pois "toda a gente sabe como começa, mas ninguém sabe como vai acabar" e "nenhum plano de guerra sobrevive ao primeiro dia".
Voltando ao teoricamente.
https://veja.abril.com.br/mundo/russia-esta-pronta-para-invadir-kiev-diz-ex-ministro-da-defesa-da-ucrania/Até o exército da Ucrânia (com as limitações de material, e outras) ainda tem cerca de 200.000 militares, fora outros organismos como Guardas de fronteira, forças civis de auto-defesa, etc. A Rússia não têm (na região) forças suficientes para vencer e conquistar toda a Ucrânia, mas uma invasão limitada, por exemplo ao Dombass, regiões perto da Crimeia, é possível.
Como iriam iniciar a invasão? Não iriam invadir o país inteiro garantidamente, tentando controlar Kiev e obrigar a rendição deste país e/ou à demissão do Governo, para ter um mais pró-russo.
A Rússia não precisa de invadir o país todo para tomar Kiev, esta cidade está perto da Bielorrússia e pouco mais longe de território russo.

Mesmo os planos mais "guerra de conquista" ficam-se por metade da Ucrânia, tomar todo o leste até ao rio, tomar Kiev, no sul também tomar toda a costa, para "esmagar" economicamente a Ucrânia, impedindo-a de ter acesso ao mar para trocas comerciais, teria que criar acessos por outros paises.

Maximo possível de conquista russa ficaria assim.

Teoricamente, pois ninguém sabe o anda na cabeça do Putin.

Andamos nós aqui a "brincar" à 2a guerra mundial e ele anda é em cyber ataques, a conseguir acordos comerciais vantajosos, etc, etc.