O Paulo Portas no ultimo comentário veio com 3 cenários de invasão da Ucrânia e põe de parte o cenário de invasão total do país. Tudo aponta para uma invasão limitada às zonas povoadas por Russos, algo mais assim, talvez haja menos resistência da população, pois mesmo 100.000 tropas, até podem vencer qualquer forca ucraniana que lhe apareça, mas manter o controlo do território é outra história.
Em números os russos tem 100.000 na fronteira leste, 30.000 na Crimeia e outros 30.000 na Bielorrússia em exercicios...
Os cenários serão:
1 - invadir as regiões separaristas do Donbass.
2 - Forças Russas do leste e/ou da Crimeia invadem a costa do mar de Azov (é uma area importante pois tem muitos russos, é industrial, tem grandes portos, e porventura tomam o Donbass também e ficam com ligação por terra até à Crimeia)...
3 - Forças Russas da Crimeia e/ou da Marinha avançam para a cidade de Odessa, e daí para a Transnistria, região russofila da Moldávia onde também estão estacionadas 1500 tropas russas em manutenção de paz.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Operational_Group_of_Russian_ForcesAs tropas russas na Bielorrússia servem para forçar a Ucrânia a espalhar mais as suas defesas.



Mas hoje no jornal já vi a teoria que por causa do grande apoio ocidental à Russia, e para não escalar muito o conflito, o Putin pode provocar uma guerra "pequenina" entre Ucrânia - Bielorrússia no norte, (e nem deve ser muito dificil transformar os 30
000 russos em tropas bielorrussas), assim continua a desestabilizar o país, a desgastar o povo e governo ucraniano, só na guerra do Donbass desde 2014 já tiveram 14.000 mortos, força-los a querer um acordo, mudar para um governo mais favorável a Moscovo, etc.
Há hipóteses para todos os gostos...