FAP - NOVA ESQUADRA

  • 0 Respostas
  • 1905 Visualizações
*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
FAP - NOVA ESQUADRA
« em: Dezembro 22, 2014, 02:07:44 pm »
http://exameinformatica.sapo.pt/noticia ... -de-drones
Além da formação da primeira leva de operadores, os planos da Força contemplam ainda a constituição da primeira esquadra de drones nos próximos dois anos.
O primeiro curso de operadores de drones da Força Aérea descolou no dia 15 de dezembro na Base Aérea nº1, na Ota. O curso estruturado pela Academia da Força Aérea está atualmente a lecionar os primeiros módulos das 450 horas de aulas teóricas. O plano de formação deverá ter uma duração de cinco meses. Além da formação da primeira leva de operadores, os planos da Força contemplam ainda a constituição da primeira esquadra de drones nos próximos dois anos.  

Apesar de não serem pilotos, mas sim operadores, os formandos terão de dominar grande parte dos conhecimentos que costumam ser lecionados juntos dos candidatos dos tradicionais brevês. No currículo do novo curso, figuram manuais e temas relacionados com Legislação Aérea, Meteorologia, Navegação, Performance ou Sistemas de Aeronaves. O plano de estudos segue de perto as referências que a NATO, as autoridades aeronáuticas inglesa e canadiana, e Força Aérea Norte-Americana já começaram a pôr em prática.

Marco Casquilho, membro da Direção de Instrução da Academia da Força Aérea, explica, em declarações ao Público, descreve a formação como «muito equivalente à que é ministrada aos pilotos da Força Aérea».

Depois dos módulos teóricos, os oito formandos poderão finalmente assumir o comando dos veículos aéreos não tripulados durante os treinos previstos para um total de 50 missões da Base da Ota, que hoje é usada em exclusivo para testes dos drones desenvolvidos ou adquiridos pela Academia da Força Aérea.

O curso foi desenhado para garantir os primeiros operadores das máquinas desenvolvidas na Ota, mas abrange igualmente conhecimentos e tecnologias de outras proveniências. Os responsáveis da Academia da Força Aérea admitem, futuramente, abrir o curso a civis, caso haja procura.

Nos últimos anos, a Academia da Força Aérea tem intensificado esforços no desenvolvimento e fabrico de drones. No âmbito do programa conhecido como PITVANT, foram desenvolvidos drones como o Sharky-Fidelidade e o UAS30(com cerca de 25 quilos).

Dentro de dois anos, a Força Aérea conta já poder cruzar os céus com os primeiros veículos aéreos não tripulados de cerca de 600 quilos. Estas máquinas de maiores dimensões podem representar um incremento não só no que toca aos equipamentos e sensores que podem transportar, como também quanto à autonomia energética, que poderá ser especialmente útil em missões de patrulha na Zona Económica Exclusiva.


Como eu quase previa, tinha colocado um post à algum tempo atrás no qual defendia que a FAP deveria criar uma Esquadra somente para trabalhar com os UAV´s/UCAV´s.
Como eu defendia, e pode ser que isto seja o princípio de um futuro mais promissor, ficavam os F16 como missão de intercepção e combate ar/ar, e deveriam criar uma nova esquadra na qual operassem futuramente os UAVS e UCAV´s Global Hawk e Avenger com 12 unidade de cada, apoiados por mini-drones construídos em Portugal como o AR4 da Tekever entre outros, para missões de vigilância e ataque ao solo.

Quem sabe não poderá ser o inicio de uma esquadra constituídos por veículos aéreos automanos.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

 

"Bisontes" Esquadra 501 celebram 30º aniversário

Iniciado por comanche

Respostas: 2
Visualizações: 3770
Última mensagem Setembro 16, 2007, 12:48:55 pm
por zocuni
SAR: Esquadra 751 atinge o marco das 2751 vidas salvas

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 14
Visualizações: 6487
Última mensagem Outubro 30, 2017, 01:30:28 am
por Lightning
2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

Iniciado por Miguel

Respostas: 429
Visualizações: 82866
Última mensagem Novembro 30, 2011, 06:39:19 pm
por Charlie Jaguar
Criação de uma nova Esquadra de reacção nos arquipelagos

Iniciado por luis simoes

Respostas: 21
Visualizações: 6589
Última mensagem Setembro 27, 2006, 05:47:22 pm
por Charlie Jaguar