Exército Português-Operação Atum 80

• 4 Respostas
  • 5726 Visualizações
*

JNSA

• Analista
  • 833
  • +1/-3
Exército Português-Operação Atum 80
« em: Outubro 02, 2004, 09:52:58 pm »
Estou satisfeito... :roll: ). É esta história que hoje vos vou contar, e que já algumas vezes me fez pensar como é que nós conseguímos sobreviver militarmente durante tantos séculos. Sei que vai ser difícil acreditar, mas é verdadeira (até porque já "filtrei" alguns "pontos" acrescentados, e confirmei-os com os protagonistas)

Só para dar o enquadramento, estamos na Ilha de S. Miguel, em 1980. A União Soviética é um perigo real, e os Açores são um dos pontos centrais da manobra da NATO no controlo do Atlântico. Pensariam vocês que o Exército Português destacaria para um local tão fulcral, unidades de qualidade... Pois enganam-se... Os soldados médios são açorianos  analfabetos ou quase, e com nenhuma formação (isto sem querer ofender os açorianos, que são óptimas pessoas). Entre os sargentos e oficiais, encontram-se os menos desejosos de servir no Exército Português. Basicamente na época existiam dois tipos - os que queriam fazer carreira ( esses ficavam no Continente, não nos Açores); e a maioria, que encarava a tropa como algo que só os estava a fazer perder tempo, e que eram desterrados, entre outros sítios, para os Açores (o meu pai fazia parte deste grupo). Em ambos os casos a formação era deficiente, mas neste último juntava-se a falta de vontade...

Agora chegamos à fase da Operação Atum 80. Decidiu-se simular um ataque por "comandos" inimigos (supostamente Spetnaz) à ilha de S. Miguel, como preparação de uma invasão anfíbia soviética. Isto nos dias de hoje seria simulado pelo DAE, ou pelo CIOE, mas não na altura... Escolheram o meu pai, e mais 8 praças e furrieis do Esquadrão de PE para simular o inimigo. Não lhes deram qualquer treino ou táctica; entregaram-lhes dois jipes, umas caixas de madeira a fingir que eram bombas, umas granadas ofensivas, e umas G3.

Da lista de "alvos" a neutralizar constava:
- o paiol do Regimento de Infantaria
- o paiol da unidade de artilharia
- as antenas de comunicação da ilha, guardadas por pessoal de Artilharia
- o aeroporto
- os depósitos de combustível da ilha
- uma coluna de PE escoltando o Comandante da Região Militar.

Agora pensam vocês: estes tipos não têm hipótese; foram todos "mortos" logo na primeira operação... Enganam-se...

Nos ataques ao Regimento de Infantaria e à Artilharia, após uns tiros de balas de salva, as sentinelas bateram em retirada, não tendo sido disparado qualquer tiro de resposta pelos atacados! :shock:  No meio da emboscada, o Brigadeiro destitui o tenente do seu comando, e entrega-o a um furriel, numa altura em que já quase toda a coluna tinha sido morta... :shock:

Os Açores eram um paraíso - licor de maracujá, ananás, marisco, carne de vaca... Militares é que não havia muitos... :roll:

Fiquem bem... E esperemos que a situação tenha mudado nas últimas duas décadas...

*

Duarte

• Investigador
  • 4068
  • Recebeu: 633 vez(es)
  • Enviou: 1992 vez(es)
  • +3024/-1332
bela pescaria!
« Responder #1 em: Outubro 03, 2004, 02:03:06 pm »
:lol:

Já ouvi esta história em várias formas e sempre duvidei que fosse tudo verdade.. mas agora começo a acreditar.

Obrigado pelas gargalhadas.
« Última modificação: Outubro 04, 2004, 12:36:27 am por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 03, 2004, 06:54:40 pm »
LOL excelente história JNSA  :lol:  :twisted:
"History is always written by who wins the war..."

*

JNSA

• Analista
  • 833
  • +1/-3
Re: bela pescaria!
« Responder #3 em: Outubro 03, 2004, 08:02:34 pm »
Citação de: "Duarte Mendonça"
:D
Olhe que eu sou um destes Açorianos analfabetos...  :wink:

Mas acredite que é verdade. Nesse almoço esteve o meu pai, que fez de inimigo, o tenente que comandava a coluna (e que arranjou problemas graves por isso... :? ), o sargento que o substituiu, entre outros que participaram na Operação.

*

Duarte

• Investigador
  • 4068
  • Recebeu: 633 vez(es)
  • Enviou: 1992 vez(es)
  • +3024/-1332
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 04, 2004, 12:35:49 am »
É "gargalhadas" sr. açoriano analfabeto

Como disse, sou apenas um Açoriano anafabeto. Tenham dó !  :wink:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.