A GNR diz que foi GNR e Guardia Civil.
Guarda Nacional Republicana Caro Miguel Fortuna, obrigado pelo seu comentário. Relativamente ao mesmo informamos que, esta operação contou apenas com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e da Guardia Civil espanhola. Com os melhores cumprimentos.
Eu sou leigo na matéria, mas neste caso acredito nesta publicação, o rio guadiana separa Portugal de Espanha, parece-me muito bem que ambas a GNR e Guardia Civil estivessem em colaboração, pois não adivinham para que lado os traficantes vão desembarcar, neste caso foi Castro Marim, mas caso fosse o lado espanhol, possivelmente a noticia era ao contrário.
Uma página não oficial dos DAE, diz que foram os DAE..
Todos nós sabemos que no que toca ao narcotráfico no mar faz parte do trabalho do DAE e isso já foi mencionado na comunicação social em reportagens sobre a unidade não estou a dizer novidade nenhuma certo ?
Não quero com isto menosprezar o trabalho que a GNR ou PJ pelo trabalho feito na parte (logistica) da operação.
As operaçoes são levadas a cabo pela GNR ou PJ, mas quem está na parte da apreensão no mar é o DAE isto é de conhecimento publico não estamos a dizer nada "SECRETO" .
Todos nós sabemos que os louros de toda a operação vão para uma unidade seja ela PJ ou GNR ou outra qualquer e que o DAE nunca é mencionado em nenhuma operação por ordens internas.
Os elementos DAE vão sempre ficar na sombra e eles sabem disso !
Páginas não-oficiais é isso mesmo, são a opinião de pessoas, que podem ter ou não todo o conhecimento para fazer certos comentários, mas que os podem fazer, é mentira que o DAE fica sempre na sombra pois várias vezes saíram noticias da PJ fazer captura de trafico de droga com o apoio da Marinha, especificamente em operações em alto mar, onde mais nenhuma entidade tem meios capazes de atuar, mas não vejo a necessidade da requisição de meios da Marinha (incluindo DAE) para operar em rios.
Nesta noticia fala claramente no uso do DAE numa operação antidroga em mar alto
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012-07 ... preventivaem
Estes do GAT como ficam no meio disto??
Na noticia diz que a força envolvida foi a GNR, eles se precisassem de "músculo" iam buscar a UI que é da "casa", não iam aos vizinhos pedir o GAT, possivelmente o oposto também aconteceria se a operação fosse executada pela Policia Marítima, em caso de necessidade chamavam o GAT, e não alguma unidade da GNR, quintas.
Quero complementar que se em alguns casos as noticias afirmam a participação do DAE em operações do tipo, noutros casos não é tão direta, apenas indicando que a Marinha apoiou a captura do navio, que os meios envolvidos foram uma fragata, as vezes lá indica que envolveu fuzileiros, mas é lógico que a Fragata por si só não captura nada, serve como plataforma, quem faz a abordagem ou é o DAE ou então o Pelotão de Abordagem.