Alguém que me explique qual é o interesse turco na Siria... 
Não é na Síria em si, é no Mediterrâneo oriental e nos recursos que tem. Daí os desaguisados com Israel, os problemas com a Marinha Egípcia e Grega ao largo do Chipre, etc.
A cartada do nacionalismo e das fronteiras "naturais" do império otomano, é a banha de cobra que é vendida ao turco comum, para justificar estas acções, e com bastante sucesso atendendo o nacionalismo exacerbado que os turcos têm.
O problema que os turcos enfrentam nisto, e que os russos estão a usar bastante bem, é que todos os países árabes têm anticorpos muito frescos do que foi o império otomano e estão dispostos a esquecer querelas perante algo que consideram muito perigoso. Assim que os turcos escalaram as coisas contra Assad, foi ver os países árabes a enviar delegações e inclusive, a falar de reabrir embaixadas em Damasco. Os turcos até se podem considerar os defensores do sunismo, mas egípcios e sauditas estão na corrida para estado Núcleo e são árabes em oposição os turcos.
Com a economia em queda e a situação na Líbia e na Síria claramente a pender para o lado árabe, resta a Erdogan tentar manter a franja turcomana da zona de Idlib. E por causa do seu discurso e dos balanços de poder internos, tem de manter esta atitude sob pena de ser varrido por um golpe vindo da ala nacionalista, ou pior, da ala radical islamita.