Olhe quem é a pessoa que está junto a Erdogan quando anuncia a conquista de Jarabulus ao Daesh: Joe Biden, vicepresidente dos Estados Unidos.
Sim, e depois?!!!! A Turquia só entrou na Síria após bênção da Rússia e negociação previa entre estes e os americanos e está lá para andar atrás dos Curdos usando como desculpa o ISIS. Aliás, os Curdos andam a mandar ATGM aos tanques turcos e os Turcos a bombardear Curdos por desporto, a treinar para quando for a sério contra o ISIS

A invasão turca conta com apoio de Washington. EUA advertiram aos curdos que deviam retirar-se além Eufrates. Recomendo a leitura de informações como esta sobre a posição dos EUA. Não a aprovo, mas parece credível
Claro que conta com o "apoio" americano. Os americanos estão numa situação em que não podem fazer nada mais que dar o seu "apoio". Ou pensa alguém que a Turquia iria ficar de braços cruzados a ver o Curdistão a nascer nas suas barbas? Com ou sem "apoio" americano iriam e estão atrás dos Curdos e é aí que os Russos jogaram.
Após o abate do avião russo os Turcos ficaram de mãos atadas para actuar na Síria mas cruzaram uma linha vermelha bem delineada sobre o limite de avanço dos Curdos. Portanto, não foram os Americanos que exigiram a retirada, foram os Turcos é que lançaram um ultimato, ou retiravam ou eles íam partir aquilo tudo, sendo que os USA limitaram-se a dizer aos Curdos que não os iriam proteger caso não acatassem o "pedido". Os Curdos são pragmáticos e sabem bem que sem os USA estão quinados, como tal, retiraram, mas é bem visível a indisposição que sentem perante os USA havendo mesmo textos de opinião em que se dizem traídos.
Putin aproveitou e "deu licença" para a entrada dos Turcos, até porque eles vão atacar os protegidos dos USA, aproveitando para ficar ainda mais em posição favorável. Aos americanos resta gerir agora a questão Curda que acabou por lhe rebentar nas mãos.
Quanto ao credível do artigo do NYT, tão credível como a maioria das coisas aqui postadas.