O Scramble desta vez, colocou a notícia na secção do
military news ao contrário da primeira notícia.
Até que enfim, estava difícil.
Novamente sem FLIR, claro, e também sem o sistema supressor de IR nas tubeiras de escape. Portanto missões de cariz civil, ao contrário do que muitos por aí andaram a alardear. Resta apenas saber se estará dotado de guincho de salvamento do lado direito, ou se a configuração será meramente para transporte de pessoal/transporte de carga suspensa (vulgo, bambi bucket).
Uma opção completamente irracional. Mas ninguém pode pedir que esta gente tome decisões racionais. Seria contranatura para estas criaturas. Isto vai ao arrepio total daquela filosofia de circunstância que eles estão sempre a debitar que é o "multiusos".
Então o normal não seria haver uma frota de helis do exército para transporte, assalto, CSAR, Apoio de fogo, etc. E ao mesmo tempo ter capacidade de transportar um bambi?
Estes helis daqui a 10 anos, alguns já terão quase 50 anos. Mas isto lembra a alguém?
Mais valia reactivar a aviação na GNR e passar a GNR a operar esses meios e realizar essas missões de interesse público. Afinal de contas até tem outra cadeia logística diferente e tudo.
Obviamente se fizessem isso, viria eu para aqui criticar tal coisa, ou não; ia depender do dia da semana.

Esta é mais uma compra a mostrar o objectivo de não investir nas forças armadas. É uma aquisição que para alguns dos envolvidos foi «é o que se conseguiu fazer», para outros é «Portugal conta com meios próprios de combate a incêndios, somos os melhores» e para o resto «é exactamente assim que deve ser, cada vez menos meios e cada vez mais com capacidades limitadas e de cariz civil; aos poucos, aos poucos acaba-se com a parte "Forças Armadas" que tanto chateiam».
Ao que consta vai realizar missões de SAR também.
SAR ainda não estava confirmado, creio eu, mas evacuação médica sim. Mais uma razão então para dotar os Black Hawk com FLIR, um equipamento que no nosso país tem uma verdadeira malapata. 
Está como gostamos. Tal como o Koala. Tal como o Alouette III antes deles. Já serve para o SAR costeiro à
Portuguese, largar água e como táxi. Mas pelo menos este já é bimotor.
A Marinha devia era ter aproveitado e também adicionado o esquema
day glow aos Lynx. Assim ficavam a combinar.
Cumprimentos,