Sê bem-vindo.
1 - Comando da NATO em OEIRAS - a recente "transformacao" do comando de oeiras foi vantajosa para nós? A unica explicacao que encontrei foi a do agora antigo Ministro da Defesa que considera que sim, o que e totalmente suspeito nao fosse ele autodenominar-se de burro. Pelo que li agora vai vir uma esquadra da marinha norte americana para aqui, é isso? Se sim, vao receber ordens de quem? Tambem dizem que vem uma escola que estava em Roma, isto é bom? Os nosso militares vao ganhar algum conhecimento atraves disto?
A questão de Oeiras resume-se a uma questão de status dentro própria NATO. Mas não serei a pessoa ideal para comentar este tópico infelizmente.
2 - BASE DAS LAJES - Pelo que sei nao é da NATO. Quais sao as contrapartidas que nos recebemos pelo uso que os americanos lhes dao? Armamento militar? manutencao? desenvolvimento da regiao?
Até 1996/97, não tenho a certeza, Portugal recebia contrapartidas directas pela utilização da base, normalmente na recepção de equipamentos militares que os EUA entendiam já não lhes servir, ou na redução dos preços na aquisição de outros equipamentos, parte dos F-16 portugueses vieram ao abrigo do programa de contrapartidas.
Actualmente a administração norte-americana considera que o impacto dos militares norte-americanos na ilha é só por si uma contra-partida, por isso chegou a acordo com a administração portuguesa para que o programa de contra-partidas fosse eliminado.
3 - CHEFE SUPREMO DAS FORCAS ARMADAS - Tanto quanto sei o chefe supremo da nossa Republica é o seu Presidente devidamente eleito por maioria. Tendo em conta que ele e um civil como e que pode ser o Comandante supremo das forcas armadas? Nas monarquias do norte o reis e principes tem formacao militar chegando mesmo a ir para um teatro de operacoes. A mim faz-me confusao que o presidente possa nao ter formacao para distinguir as patentes militares (sim eu admito que tambem nao as sei) mas eu nao mando em militares.
O militares não se auto-governam em país nenhum, tirando alguns países como a Birmânia. Desta forma estão sujeitos ao poder representativo (PR) e ao poder executivo (Governo). O Governo legisla e gere as FA mas é o PR que as representa, de acordo com a Constituição Portuguesa.
4 - MINISTERIO DA DEFESA - Faz algum sentido uma nacao ter um ministerio da defesa nos moldes que nos temos?
Podia-mos continuar a especular por aí adiante... A organização governativa não está estabelecida na constituição nem por Lei (apenas os cargos possíveis a atribuir o estão), por isso, o estabelecimento dos ministérios é determinado apenas pelo Primeiro-Ministro aquando da formação e indigitação do Governo pelo PR... É um dos tópicos da actualidade, o governo reduzido de Passos Coelho.
Noutros tempos, para além do ministério da Defesa, houve ministérios que actualmente parecem redundantes, como o ministério da Marinha, ou o Ministério da Guerra no tempo da guerra colonial.
Respondendo finalmente á sua pergunta, a gestão dos recursos militares é um assunto particularmente difícil, pois envolve interesses dos militares, bem como alguns lóbies, eu pessoalmente penso que se justifica, até por que é considerado como uma das pastas mais difíceis.
5 - FORCAS ARMADAS COMO INSERCAO SOCIAL - Sei que este e um topico sensivel, mas em certo casos, em vez de condenar jovens a prisao por crimes nao violentos, nao seria melhor obriga-los a cumprir a pena ao servico do exercito ou da marinha? Vejamos, um jovem apanhado em flagrante a roubar vai pa prisao durante 2 anos. Quem rouba aos 18 anos nao tem grandes perspectivas de vida. Nao sei o estado dos nossos servicos prisionais, mas de certeza que nao tera grande formacao quando acabar a pena, entretanto o estado esta a pagar as suas refeicoes cama e roupa lavada. no exercito o estado pagaria o mesmo (partindo do principio que nao teria os mesmos direitos q os voluntarios), aprendia valores, talvez visse que servir o pais seria melhor que roubar e ainda levava uns cachacos de cada vez que saisse da ordem. E as FAP aumentariam os militares a um baixo custo 
A intenção é boas, mas acho que não seria bem aceite pelas estruturas militares, o caso do roubo recente das metralhadoras na Carregueira ( Comandos) é disso exemplo... E isto por parte de indivíduos que tiveram de apresentar registo criminal para poderem ser aceites. Acima de tudo, ser-se militar é uma questão de responsabilidade.
6 - A actual crise vai fazer com que os navios NPO e LFC continuem parados? Ou estes ja foram pagos?
Não sou a pessoa para responder a esta pergunta, mas tanto quanto sei os dois NPO já estão pagos, mas de certeza que não serão concessionados mais nos tempos vindouros.
7 - Divórcio entre FAP e Sociedade Portuguesa - É um facto, as FAP e a sociedade civil estas de costas voltadas ha pelo menos 37 anos. Na minha opiniao os Dias do exercito da marinha e da forca aerea, sao iniciativas importantes, mas nao chegam para mudar as mentalidades e alterar a situacao. Ha outras actividades organizadas neste sentido? É que na minha opiniao se poderiam fazer tantas coisas.
Quando você diz FAP penso que quer dizer Forças Armadas Portuguesas e não Força Aérea Portuguesa, pelo menos eu assim o entendi.
Existem ocasionalmente iniciativas de recrutamento por parte dos respectivos ramos, mas essencialmente resume-se apenas ao Dia de Portugal, e aos respectivos dias dos ramos.