Bom dia Nelson,
Obrigado, antes de mais, pela avaliação e opinião sobre o livro! Cá espero mais de si e de outros membros!
Relativamente às suas questões, eis alguns esclarecimentos que, espero, possam ser úteis:
i) as Strakar foram sujeitas a pequenas modificações embora, sejam no essencial, viaturas civis. Por exemplo, as operadas pelo Regimento de Infantaria nº 14, de Viseu, em funções de transporte e ligação, não apresentam diferenças mas as das equipas NBQ já apresentam um conjunto de caixas na parte traseira para armazenar o equipamento específico destas unidades;
ii) o HMMWV ambulância, recentemente fotografado no Afeganistão, é efectivamente nosso e pertence ao segundo de HMMWV que Portugal adquiriu tendo sido blindado e adaptado, depois, para ambulância. Em Janeiro de 2010, na reportagem no DGME para o livro, o mesmo encontrava-se pronto para lhe serem aplicadas as insígnias portuguesas.
iii) relativamente aos M113, estas viaturas foram reparadas nas OGME e todos os componentes mecânicos críticos foram verificados e/ou substituídos e podemos, de certa forma, dizer que estão com "zero quilómetros". O termo retrofit foi usado em opção aos termos upgrade, update or mechanical repair. O texto completo: "A recently retrofitted M113A1 personnel carrier of the 2 nd Mechanised Infantry Battalion of the Mechanised Brigade. Between 2007 and 2009, around 60 vehicles benefited from a retrofit programme. There are also plans for an extensive upgrade of the M113 fleet to bring it into line with other NATO forces."
iv) a versão posto de comando da Pandur II tem diversos equipamentos sendo que, para uma análise mais completa, sugiro a leitura de um artigo que saiu na última ou penúltima revista da Brigada de Intervenção onde esta versão é apresentada em detalhe. No caso do livro havia, de facto, a limitação do texto ser maioritariamente apresentado sob a forma de legendas, mas, justiça seja feita ao editor, houve receptividade a um formato mais extenso do que aparece, por exemplo, noutros livros da colecção como os da Holanda ou Espanha. Em todo caso, os P/PRG-525 são apenas um dos vários equipamentos de comando e controlo que equiparão estas viaturas que, em Abril de 2011, ainda não tinham estes rádios instalados.
Cumprimentos e obrigado pelos comentários e questões,
Pedro Monteiro