Nem sabemos se aquela verba de 1350M para Boxer é real ou se foi liberdade criativa de quem escreveu aquele artigo. Até pode ser mais, como pode ser menos.
Foi o próprio CEME, em entrevista aqui já referida neste tópico, que mencionou que o total SAFE para o Exército rondaria os 1,3 a 1,5 MM. Os 1350M devem estar perto...
Se for com base naquela notícia se há uma semana, mantém-se a dúvida ds credibilidade dela. Outros artigos não têm mencionado valores. E como há o hábito de se copiarem notícias... parece o jogo do telefone estragado.
Um sistema canhão com mísseis seria uma boa ideia. Quais as opções que existem em Boxer? Algo assim? Twin‑Stinger Missile Launcher (TSML) https://esut.de/2024/02/meldungen/47834/der-skyranger-vertrag-ist-unterschrieben/
Haverão outros?
A principal opção seria o Skyranger 30.
Outras opções que ainda não foram colocadas no Boxer incluem:


Depois tens sempre a Kongsberg RS6 que pode receber mísseis VSHORAD.
Se o SAFE incluir a compra de alguma variante Boxer dedicada a AA, o mais provável seria o Skyranger por já ter sido escolhida por outros países.
Se for fora do SAFE, aí vai ser o orçamento a mandar.
O Pel. MANPADs tem utilidade em ambientes urbanos e mesmo só como uma camada extra, multiplicador de forças, além de Stinger e outros mísseis V/SHORAD montados em VB. Nunca são demais. Não havendo esta valência MANPAD nas UEB de manobra, não se pode prescindir dela ao nível brigada.
Para ambientes urbanos a Brigada Ligeira é a mais indicada. O mais certo é dar-se prioridade a esta Brigada na alocação dos MANPADS.
Adquirir Boxer APC de propósito para um Pel MANPADS pode não compensar, e ser considerado preferível investir um pouco mais em mais viaturas VSHORAD.
Por outro lado, também dava para reforçar o Pel MANPADS tirando partido das RCT30 e da infantaria que esta versão transporta, para ter MANPADS e canhão em simultâneo.
Não esquecer que qualquer coisa é melhor do que aquilo que temos hoje em termos de canhões AA.
Tecnicamente, até podias ter a BtrAAA da Brigada Média assim:
-Pel Skyranger 30 com 12 viaturas (canhão, mísseis e radar na mesma viatura)
-Pel MANPADS com MANPADS em Boxer RCT30 (6-12 + 3/4 viaturas radar)
-Pel RapidRanger em ST5 (12 viaturas + 4 radares) - protecção de unidades de apoio e Pel Radar/C2
-Pel SHORAD com IRIS-T SLS, 6-12 viaturas lançadoras c/ radar incluído
-Pelotão C-UAS com 6 Boxer c/ sistema Leonidas + 3 radares
Claro qualquer coisa assim implica investimento, e especial atenção para a sustentação logística.
Isto não é especulação do que acho que vai acontecer, é quanto muito objecto de estudo para diferentes soluções para unidades AA.