Eu digo-vos, e não é paranoia, existe uma tentiva deliberada de diminuir e se possível eliminar por completo, os sentimentos patriotas que a grande maioria da população Portuguêsa tem em relação ao seu país. Isto é óbvio para mim. Isto acontece não só em Portugal, mas também no resto da Europa, e está diretamente ligado ao projecto de integração Europeia, e indiretamente ao projecto de integração iberica.
Em Portugal a situação é mais agravante devido à descrença geral que se instalou neste país devido aos 30 anos de más políticas governamentaís na educação, justiça, e ecónomia.
Esta "guerra" psicológica que está a ser efectuada contra Portugal é feita internamente por membros do centrão nacional, o PS e PSD, que não governam a favor do país, mas sim a favor das diretrizes da EU, e das ideologias politicas que representam, que são uma versão, ou implementação local das currentes filosóficas que desenvolvem esse(s) pensamento(s) baseados em realidades diferentes das nossas.
Por fora, e especificamente em Espanha, procura-se criar a descrença na mente Portuguêsa em relação ao seu próprio país através da propaganda que "pinta" Portugal como um país que está à beira do colapso económico e social, e onde a condição de vida do cidadão comum é semelhante ao dos países de 3o mundo. Nada disto é real, e as interpretações dos factos económicos são subjectivas, mas o que interessa é que as pessoas acreditem que realmente tudo é muito mau, e que não existe nenhuma outras opções de futuro para melhorar o desempenho Portugues além da integração europeia, e integração ibérica.
Mas a culpa principal desta crise de confiança que se abateu sobre o país reside principalmente com os "líderes" deste país.