Programa de substituição do C-130

  • 2819 Respostas
  • 1090852 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7045
  • Recebeu: 7875 vez(es)
  • Enviou: 5407 vez(es)
  • +10206/-2944
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2805 em: Agosto 20, 2025, 08:10:04 am »
O objetivo é o A-400 complementar o KC-390, os C-130H ficaram apenas para os fogos, com o MAFFS II, a operar a partir de Ovar, ficando os A-400 na BA nº6.
Cps

Portanto presumo que se pode descartar então desde já aquela ideia ventilada há uns tempos, e que apontava que a verba duma hipotética venda dos 4 Hércules modernizados poderia servir para a aquisição de mais 2 DHC-515, correto? Assim é só comprar os 2 sistemas MAFFS II e fica tudo mais baratinho. ::)

Depois da catástrofe no terreno e completo desastre comunicacional (e não só) deste Governo, o mesmo estará a ser pressionado em várias frentes para que encomende pelo menos mais um par de Canadair, ou eventualmente adquirir células em segunda-mão, segundo rumores. E de acordo com os mesmos, o Ministério da Defesa alegadamente estará a fazer uma espécie de finca-pé quanto a essa hipótese por não considerar o Canadair como um meio de duplo-uso. Espero mesmo que se trate de um rumor infundado...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, Subsea7, Nighthawk

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 237
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +25/-41
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2806 em: Agosto 20, 2025, 11:11:43 am »
O objetivo é o A-400 complementar o KC-390, os C-130H ficaram apenas para os fogos, com o MAFFS II, a operar a partir de Ovar, ficando os A-400 na BA nº6.
Cps


Depois da catástrofe no terreno e completo desastre comunicacional (e não só) deste Governo, o mesmo estará a ser pressionado em várias frentes para que encomende pelo menos mais um par de Canadair, ou eventualmente adquirir células em segunda-mão, segundo rumores. E de acordo com os mesmos, o Ministério da Defesa alegadamente estará a fazer uma espécie de finca-pé quanto a essa hipótese por não considerar o Canadair como um meio de duplo-uso. Espero mesmo que se trate de um rumor infundado...

Haja alguém que diga ao homem que o DHC-515 tem capacidade para SAR, MPA e outras missões mais.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

yuwanko

  • Perito
  • **
  • 321
  • Recebeu: 173 vez(es)
  • Enviou: 125 vez(es)
  • +49/-36
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2807 em: Agosto 20, 2025, 11:33:56 am »
Citar
Pelos vistos o KC390 não vai substituir os C130.
 
Não vai, já substituiu.
E com ganhos operacionais reconhecidos.
A história dos kits para os C130 parece-me uma forma airosa de retirar esse ónus ao KC-390,  que no meu entender deveria ser utilizado prioritariamente noutras missões.
E ao mesmo tempo "disfarçar" a inutilidade do dinheiro empregue na actualização dos C130, que veio atrasada em relação às nossas necesidades.
Não sendo para vender, vão esticá-los por 10 anitos a apagar incêndios 2 ou 3 semanas por ano, mais uns treinos dos paraquedistas e uns transportes cada vez mais raros quando chegarem os restantes KC-390.
Não é retirar mérito ou valor ao equipamento ou às suas tripulações,  mas nitidamente com 5 (e agora 6) KC's, deixam de ter utilidade.
Digo eu...
Abraços

Objectivamente não vão substituir!

A ideia era adquirir os KC390 para abater os C130. Se os C130 vão ficar um bom bocado mais, não os vão substituir. Até porque duvido muito que os C130 ficarão no ativo para fazer meia dúzia de missões de combate a incêndios no Verão.

Em 2040, a tomar por boas as palavras do NM, já se devia estar a pensar era em substituir os KC390, alguns do quais já terão quase 20 anos de serviço. Se bem que tendo em conta o histórico dos C130, com 20 anos são novinhos em folha.
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 437 vez(es)
  • Enviou: 551 vez(es)
  • +330/-1913
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2808 em: Agosto 20, 2025, 01:49:25 pm »
Citar
Objectivamente não vão substituir!
 
Em que é que ainda não foram substituídos,  sobretudo se levarmos em consideração que apenas recebemos 3 dos agora 6 e o último deles há poucas semanas?

Citar
A ideia era adquirir os KC390 para abater os C130. 
Se era para abater, para que os modernizaram?

Citar
Se os C130 vão ficar um bom bocado mais, não os vão substituir.
Obviamente que se os Bisontes se mantêm,  têm de voar...

Talvez até à chegada dos tais A400?
E nessa altura os kit's passam para os KC390, caso sejam necessários?
« Última modificação: Agosto 20, 2025, 01:50:56 pm por Lampuka »
João Pereira
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2273
  • Recebeu: 2720 vez(es)
  • Enviou: 3329 vez(es)
  • +5634/-3497
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2809 em: Agosto 20, 2025, 03:57:16 pm »
Citar
Objectivamente não vão substituir!
 
Em que é que ainda não foram substituídos,  sobretudo se levarmos em consideração que apenas recebemos 3 dos agora 6 e o último deles há poucas semanas?

Citar
A ideia era adquirir os KC390 para abater os C130. 
Se era para abater, para que os modernizaram?

Citar
Se os C130 vão ficar um bom bocado mais, não os vão substituir.
Obviamente que se os Bisontes se mantêm,  têm de voar...

Talvez até à chegada dos tais A400?
E nessa altura os kit's passam para os KC390, caso sejam necessários?

O KC-390 não vai combater fogos, isso está garantido.
 

*

yuwanko

  • Perito
  • **
  • 321
  • Recebeu: 173 vez(es)
  • Enviou: 125 vez(es)
  • +49/-36
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2810 em: Agosto 20, 2025, 04:36:12 pm »
Citar
Objectivamente não vão substituir!
 
Em que é que ainda não foram substituídos,  sobretudo se levarmos em consideração que apenas recebemos 3 dos agora 6 e o último deles há poucas semanas?

Citar
A ideia era adquirir os KC390 para abater os C130. 
Se era para abater, para que os modernizaram?

Citar
Se os C130 vão ficar um bom bocado mais, não os vão substituir.
Obviamente que se os Bisontes se mantêm,  têm de voar...

Talvez até à chegada dos tais A400?
E nessa altura os kit's passam para os KC390, caso sejam necessários?

Substituir significa pôr uma coisa no lugar de outra. Se ficam os dois não há substituição, há um aumento de frota e ficam os dois ao serviço da Força de Transportes e Logística Lda.

Vão os dois ficar a fazer serviço de transporte e tudo o que for preciso.

Eu diria que foram modernizados porque para novos não vão, a modernização começou em 2019, já com vários anos de atraso e prevendo que voassem até 2027.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7045
  • Recebeu: 7875 vez(es)
  • Enviou: 5407 vez(es)
  • +10206/-2944
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2811 em: Agosto 22, 2025, 11:09:27 am »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo, Nighthawk

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 1133
  • Recebeu: 566 vez(es)
  • Enviou: 710 vez(es)
  • +81/-8

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1629
  • Recebeu: 907 vez(es)
  • Enviou: 961 vez(es)
  • +462/-590
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2813 em: Agosto 26, 2025, 09:35:25 pm »
Fap recebe terceiro Hercules modernizado

http://www.passarodeferro.com/2025/08/fap-recebe-terceiro-hercules-modernizado.html?fbclid=IwY2xjawMa6JBleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFma2tQWlMzN0JnV1hVSEdVAR44WWVj8mjaIt2Qe-jdffnJV1n2gL5Q-lXwnAK6KgINICU9G79HFU19qatJ2g_aem_XzW-5qLqL_7nwI29kyv5vA

Pela primeira vez num C-130 (que eu tenha reparado, claro) constato que o da foto está equipado com o pod AN/ALQ-131.
A ser verdade, fez parte das transformações a que foram submetidos agora?
« Última modificação: Agosto 27, 2025, 03:24:16 am por sivispacem »
Cumprimentos,
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11540
  • Recebeu: 2608 vez(es)
  • Enviou: 3815 vez(es)
  • +988/-1122
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2814 em: Agosto 26, 2025, 10:31:35 pm »
Fap recebe terceiro Hercules modernizado

http://www.passarodeferro.com/2025/08/fap-recebe-terceiro-hercules-modernizado.html?fbclid=IwY2xjawMa6JBleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFma2tQWlMzN0JnV1hVSEdVAR44WWVj8mjaIt2Qe-jdffnJV1n2gL5Q-lXwnAK6KgINICU9G79HFU19qatJ2g_aem_XzW-5qLqL_7nwI29kyv5vA

Pela primeira vez num C-130 (que eu tenha reparado, claro) contato que o da foto está equipado com o pod AN/ALQ-131.
A ser verdade, fez parte das transformações a que foram submetidos agora?

Pensava que os C-130 já podiam levar esse pod antes, (o F-16 e o C-295 já tiveram esses pod instalados), será que o C-130 não podiam?

« Última modificação: Agosto 26, 2025, 10:35:07 pm por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7045
  • Recebeu: 7875 vez(es)
  • Enviou: 5407 vez(es)
  • +10206/-2944
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2815 em: Agosto 26, 2025, 10:52:05 pm »
Fap recebe terceiro Hercules modernizado

http://www.passarodeferro.com/2025/08/fap-recebe-terceiro-hercules-modernizado.html?fbclid=IwY2xjawMa6JBleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFma2tQWlMzN0JnV1hVSEdVAR44WWVj8mjaIt2Qe-jdffnJV1n2gL5Q-lXwnAK6KgINICU9G79HFU19qatJ2g_aem_XzW-5qLqL_7nwI29kyv5vA

Pela primeira vez num C-130 (que eu tenha reparado, claro) contato que o da foto está equipado com o pod AN/ALQ-131.
A ser verdade, fez parte das transformações a que foram submetidos agora?

O "incansável" 03 já está de volta ao ativo. Agora só fica a faltar o 05, mas este ainda é capaz de demorar mais um bocadinho pois foi detectado que necessita de uma reparação que não estava prevista.

Amigo sivispacem, a frota Hércules nacional utiliza o pod AN/ALQ-131 desde meados/finais da década de 1990, após as aeronaves terem passado nas OGMA por um processo de melhoria significativa das suas capacidades de autoproteção, dotando-as de contramedidas chaff/flare, RWR e então o pod ECM ALQ-131 em dois novos suportes/estações sob as asas dos C-130. Tudo isto motivado pelo conflito na ex-Jugoslávia.

A imagem que acompanha a peça do PF não é do 03 modernizado (é de arquivo), porém mostra um C-130H-30 com o pod, embora este seja só empregue em situações muito particulares como exercícios ou deslocações a hot zones. O C-295M também tem essa mesma capacidade, mas confesso que raramente o vi com o dito pod.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, Lightning, sivispacem, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7045
  • Recebeu: 7875 vez(es)
  • Enviou: 5407 vez(es)
  • +10206/-2944
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2816 em: Agosto 27, 2025, 07:53:20 am »
Tudo isto motivado pelo conflito na ex-Jugoslávia.

Faltou apenas acrescentar o óbvio, ou seja, e da necessidade de segurança extra das aeronaves e tripulações aquando do apoio dado aos contingentes nacionais presentes na Bósnia-Herzegovina e Kosovo.

Certa vez fui dar uma voltinha num C-130 em missão de treino, e tive a sorte da tripulação antes de aterrar no Montijo ter decidido treinar a famosa "Sarajevo Approach". Acho que o meu estômago ainda anda a pairar lá por cima da antiga pista 26.  :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Cabeça de Martelo, sivispacem, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7045
  • Recebeu: 7875 vez(es)
  • Enviou: 5407 vez(es)
  • +10206/-2944
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, goncalobmartins

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21309
  • Recebeu: 7282 vez(es)
  • Enviou: 8220 vez(es)
  • +8146/-13472
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2818 em: Agosto 28, 2025, 09:46:47 am »
A Força Aérea recebeu o terceiro avião C-130H modernizado, reforçando as capacidades da Esquadra 501 – “Bisontes”. ✈

O processo de modernização, realizado pela OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., em Alverca, contempla alterações estruturais e uma profunda modificação nos sistemas aviónicos da aeronave.

Esta transformação do cockpit do avião integra assim um conjunto significativo de novos equipamentos, sistemas de navegação e comunicação, equiparando-o ao que de mais moderno existe na aviação militar mundial.

Esta otimização, cofinanciada por fundos europeus, permite à Força Aérea continuar a cumprir a sua missão em teatros nacionais e internacionais, sendo que os aviões C-130H garantem o transporte aéreo quer em operações de natureza militar quer de interesse público, além de missões de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento.


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 1133
  • Recebeu: 566 vez(es)
  • Enviou: 710 vez(es)
  • +81/-8
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2819 em: Setembro 01, 2025, 05:23:15 pm »
Citar
C-130H – TRABALHOS DE REPARAÇÃO DA AERONAVE N/C 16803 E SEUS COMPONENTES   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   355.964,33 €   01-09-2025