Pois Papatango mas...quem disse que para haver estabilidade tem que ser eleito pelo povo? Lá está são apenas conceitos e teorias, mas o que é facto, e não pode ser desmentido, é que desde que há memória, a Republica tem trazido mais desgraças do que vantagens.
Meu caro:
Acima da estabilidade está um principio muito mais importante: O Direito à Liberdade, que decorre de um regime democrático, onde a legitimidade do governo vem do povo.
Há principios básicos, que são os pilares de qualquer sociedade. De entre eles destaca-se aquele que determina que a legitimidade para governar um povo vem desse próprio povo e de mais ninguem.
Isto não é teoria são factos.
É também facto de não ser verdade que a Republica tenha trazido assim tantas desgraças.
Temos um problema com o modelo politico escolhido com a constituição de 1976, não com a República.
A nossa classe politica é condicionada por um sistema de eleição tendencialmente proporcional que nunca foi alterado, que é agravado pelo facto de nunca termos tido o direito de eleger os nossos representantes.
A estabilidade politica cria-se através do estabelecimento de leis eleitorais que permitam criar essa estabilidade.
O Reino Unido não é politicamente estável por ser uma monarquia, mas sim porque tem um sistema eleitoral tendencialmente bi-partidário que cria estabilidade por definição.
Á primeira vista, agrada-nos a ideia de que todo o homem é igual, todos os politicos são eleitos pelo povo...isso agrada, parece ser justo e democrático. Mas quando queremos um "pilar" que garanta estar sempre do lado do povo, e sempre acima das ideias e de favores, é dificil ver isso num presidente,
Meu caro: Só para lhe dar um exemplo e para não ir mais longe, a Casa de Bragança, que hoje seria a Casa Real se fossemos uma monarquia, foi co-responsável pela maior das traições contra Portugal em 1580.
O pilar de que você fala, o pilar das elites da realeza, traiu o povo quando pode.
Se o pilar de que fala, é o pilar traidor, então eu acho que a Nação passa muito bem sem ele !
Todos somos iguais. Todos temos que ser iguais, assumir que nos tornamos diferentes, mas somos iguais sim !
Isto não quer dizer que não se faça cumprir a Lei, que não tratemos de forma diferente quem se comporta de forma diferente, mas princípios são princípios !
O Rei, pode até vir. Eu não sou um fanático republicano que acha que Portugal tem que ser uma república a todo o custo e não me preocupa absolutamente nada a monarquia.
Mas não criemos mitos.
O rei é apenas um símbolo. Repito: O rei é apenas um símbolo !
E porque não é eleito, se passar um milimetro disso, está a um passo de se transformar num tirano.
E nós não precisamos de tiranos.
Temos que acreditar que é com o poder do voto, com a participação e com o interesse das pessoas que os problemas se resolvem.
Cumprindo as leis, pagando os impostos e até cumprindo os limites de velocidade nas estradas, mesmo sabendo que o FDP que está a apitar atrás de nós nos quer ultrapassar e nos chama de imbecis para baixo.
Não há salvadores da Pátria. Eu fico com a impressão que há quem veja a monarquia como forma de inventar um D.Sebastião.