...? Amnésia?
3º posta deste Tópico.
ESTUPIDEZ ?
REPITO:
ONDE É QUE EU DISSE QUE A FRANÇA CONCEDEU A INDEPENDÊNCIA AO HAITI ?
COMECE POR LER O QUE ESTÁ ESCRITO ANTES DE NOS BENEFICIAR COM OS SEUS DEVANEIOS.
Você está a afirmar que eu disse uma coisa que eu não disse e posteriormente faz elaborações imbecis.
Parabéns, viu que me enganei quando escrevi o século. O Haiti era 25% dos rendimentos Franceses no fim do século XVIII (dezoito), como poderia ver se tivesse seguido o link. Agora que respondi à sua manobra dilatória já pode responder com argumentos, ou vai procurar virgulas fora do sitio?
Limitei-me a demonstrar que você nem sequer se deu ao trabalho de ler o que escreveu.
O que não é estranho, dado também não ler o que os outros escrevem
No final do século XVIII temos a ascenção de Napoleão. A independência do Haiti ocorre antes da batalha de Trafalgar, altura em que a França tinha um esquadra capaz de projectar poder se necessário até ao Haiti.
Não o fez, porque os beneficios eram inferiores aos custos.
O seu argumento é, portanto, que a crença no sobrenatural por parte dos lideres políticos define o Estado Falhado?
O que eu defendo, como qualquer criança do ensino secundário poderia concluir, é que um estado feudal africano não tem possibilidade de funcionar no mundo «europeu» que começou a ser construído na Idade Moderna.
O Vudu, é apenas uma demonstração disso. Os africanos não tinham nenhum modelo que não fosse o que trouxeram de África.
A estrutura de organização política do Haiti, foi a mesma do Quilombo de Palmares no Brasil.
Hepa, a sério? Então se calhar - se calhar, apenas - as situações são de todo incomparáveis!
O que é que é comparável ou incomparável ?
Se os portugueses não tivessem destruído os Quilombos (o de Palmares é o exemplo mais significativo), também teríamos um Haiti no nordeste brasileiro. Mas o resultado seria sempre o mesmo. Os africanos dividiam-se em tribos e começavam a guerrear entre si, como no Haiti.
Só que os portugueses estavam no Brasil para construir um Estado, e os franceses estavam no Haiti para sacar dinheiro.
E aqui voltamos ao tal "livro". As tribos? "Feudais"? No Haiti? Mas de que Haiti estamos a falar? Ou se calhar é o "feudal" que significa outra coisa...
Estamos a falar dos grupos e seitas que controlaram sempre o Haiti, e que são resultado da organização social que se implantou com a independência, que foi basicamente uma sociedade africana sub-sahariana pré-colonial.
Logo a utilização do conceito "os Africanos" denota o bitaitismo de toda a sua análise.
Eu creio que o que denota é a ignorância da sua análise, desprovida de qualquer senso, e claramente vinda de quem não está de boa fé.
Sabendo nós (pensava eu) que os africanos do Haiti, criaram uma nação de escravos, não podíamos estar a falar de nada mais que dos povos africanos da África Ocidental e do golfo da Guiné, de onde os franceses importavam as peças que utilizavam na suas plantações.
Eu parto do principio de que falo com quem conhece minimamente um assunto e não me passaria pela cabeça ter que referir de que africanos estariamos a falar, quando isso deveria ser óbvio (mais uma vez, pensava eu).