Resolvi descobrir qual é o critério para separar os veículos por classes nas portagens das auto-estradas portuguesas. E encontrei.
Classe 1 : veículos cuja altura na vertical do primeiro eixo seja inferior a 1,10m
Classe 2 : veículos com dois eixos cuja altura na vertical do primeiro eixo seja superior a 1,10m
Classe 3 : veículos com três eixos cuja altura na vertical do primeiro eixo seja superior a 1,10m
Classe 4 : veículos com mais de três eixos etc, etc...
Agora que já sei qual é o critério, alguém me explica porque é que o escolheram? Qual será a profunda relevância da altura do veículo no primeiro eixo? É que este critério leva a situações ridículas. Por exemplo:
Nissan Terrano II, classe 1. Nissan Terrano II intercooler, classe 2. Razão: a entrada de ar extra do motor fica mesmo em cima do eixo. :roll:
Ainda outro: o Nissan Patrol tem 1,12m no primeiro eixo. Ou seja, basta rebaixar a suspensão dianteira 2 cm e o carro paga metade das portagens.