Pessoalmente acho que este é um assunto subjectivo e só serve para levantar duvidas , incertezas e desagregação entre os portugueses.
Se o estado é Laico o cidadão pode não o ser , e no caso de Portugal mais de 80% da população confessa-se católica embora muitos não praticantes.
Por essa razão não vejo um inconveniente tão grande em haver capelões nas FA . As outras religiões têm liberdade de culto e também isenções fiscais e apoios do estado mas convenhamos , a Igreja católica tem um enorme trabalho realizado em POrtugal e muito dele não conhecido , creches , escolas , centro de apoio a crianças abandonadas , apoio a idosos , hospitais , etc ... Existem organizações laicas que (a meu ver) fanáticamente combatem a intervenção da Igreja católica no seio da vida portuguesa mas acho que esta é uma interveção histérica e hipócrita porque , pelo que vi e li , as intervenções são sempre contra o catolicismo e não contra outras religiões .
TalvEZ não saibam mas localmente já foram convidadas outras entidades de outros credos religiosos nomeadamente da comunidade muçulmana e judaica para participar em algumas actividades oficiais das FA .
Resta-me dizer que como católico , se tivesse de correr o risco de morrer ou arriscar a vida pelo meu Pais , gostava de ter um padre por perto não vá "o diabo tecê-las" como diz o nosso povo .
De qq modo concordo q num estado laico a representação deve ser equilibrada mas também não podemos cair em extremismos q tanto condenamos e devemos ter presente a realidade histórica e cultural pq afinal é isso que nos torna um Pais , se não fosse a nossa história não eramos diferentes de um espanhol ou de um francês .
De sublinhar que os estados totalmente laicos que baniram oficialmente todas as religiões (USSR , China , e mais alguns)trocaram esta figura pelos comissários que supervisionavam a doutrinação dos soldados , não acho uma ideia melhor.
Mas mais uma x , não me levem a mal, é só a minha opinião.