Alemanha: AfD acusado de espiar para a Rússia e outros Estados autoritáriosPrimeiro secretário do grupo da AfD no Bundestag, Bernd Baumann, classificou estas acusações como absurdas, sublinhando a responsabilidade dos seus opositores que, no poder, “permitiram que a infraestrutura alemã se deteriorasse durante décadas”

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) foi acusado hoje de espiar para a Rússia e outros Estados autoritários, por membros de outras formações políticas e responsáveis regionais, divulgou hoje a imprensa.
“A AfD está a abusar do seu direito parlamentar de fazer perguntas para investigar descaradamente a nossa infraestrutura crítica”, disse o ministro do Interior do estado da Turíngia, Georg Maier, partilhando a sua “crescente preocupação” sobre este assunto durante uma entrevista ao jornal Handelsblatt.
“A impressão é que a AfD está a trabalhar, com as suas perguntas, a partir de uma lista encomendada pelo Kremlin”, disse Maier.
“A AfD formou uma aliança com vários Estados autoritários e está a colaborar com a Rússia, a China e a Coreia do Norte para prejudicar gravemente o nosso país”, afirmou Konstantin von Notz, vice-presidente do comité de controlo dos serviços de informação do Bundestag (Câmara Baixa), à agência de notícias AFP.
Em abril de 2024, durante um debate na Câmara dos Deputados, foram relatadas “perguntas parlamentares problemáticas” da AfD, sob a suspeita de que estavam a ser feitas em nome de “Estados autoritários”, enfatizou Von Notz.
Isto, disse Von Notz, “visa deliberadamente ajudá-los a enfraquecer o nosso país, a espiar a nossa infraestrutura crítica e a sabotá-la”.
De acordo com Georg Maier, membro do Partido Social-Democrata (SPD), a AfD na Turíngia colocou 47 questões sobre infraestruturas críticas nos últimos 12 meses, com “intensidade e precisão crescentes”.
Transportes ou infraestruturas digitais, energia ou abastecimento de água, o partido de extrema-direita demonstra especial interesse em “tecnologia e equipamento policial, particularmente na área da deteção e defesa de drones”, mas também nas áreas militar e de proteção civil, sublinhou o político do SPD.
Maier tem “medo de perguntas” e questiona “um pilar fundamental do controlo democrático”, respondeu Ringo Mühlmann, porta-voz do grupo parlamentar regional da AfD.
O primeiro secretário do grupo da AfD no Bundestag, Bernd Baumann, classificou estas acusações como absurdas, sublinhando a responsabilidade dos seus opositores que, no poder, “permitiram que a infraestrutura alemã se deteriorasse durante décadas”.
“Com as nossas perguntas, destacamos estas deficiências no interesse dos cidadãos”, acrescentou Baumann.
Contactada pela AFP, os serviços de informação estrangeira da Alemanha não quis fazer comentários e os serviços de informação doméstica ainda não havia respondido.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, apontou a AfD, na segunda-feira, como o seu “principal adversário” antes de um ano eleitoral agitado na Alemanha.
Fundado em 2013, a AfD, que ficou em segundo lugar nas eleições parlamentares de fevereiro passado, está agora atrás da União Democrata-Cristã (CDU — centro-direita) de Merz em várias sondagens de intenção de voto.
https://executivedigest.sapo.pt/alemanha-afd-acusado-de-espiar-para-a-russia-e-outros-estados-autoritarios/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=app&utm_campaign=destaquesPara os defensores da bondade dos russos.......
A AFD está a questionar todos os pormenores técnicos e de segurança de toda a infraestrutura alemã...... apeteceu-lhes!!!!!