ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: tenente em Junho 28, 2022, 07:56:52 am

Título: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 07:56:52 am
Algumas fotos dos G91 em África.


(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/922/3NDXX3.jpg) (https://imageshack.com/i/pm3NDXX3j)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/924/AL6Gts.jpg) (https://imageshack.com/i/poAL6Gtsj)
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 08:12:31 am
1969/70, Bissalanca, Os Ginas, linha da frente.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/924/g45l4O.png) (https://imageshack.com/i/pog45l4Op)

Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 08:20:13 am
Bissalanca 1973, um Gina da ESQ 121.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/U5tmVb.jpg) (https://imageshack.com/i/pnU5tmVbj)

Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 08:25:40 am
Lourenço Marques, chegam os primeiros Ginas da ESQ 502, Jaguares.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/924/5JylWi.jpg) (https://imageshack.com/i/po5JylWij)

Mueda 1970, parelha de Ginas destacada ESQ 502, Nacala, descola.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/W7wO44.jpg) (https://imageshack.com/i/pnW7wO44j)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/UUfzJD.jpg) (https://imageshack.com/i/pnUUfzJDj)

Mais duas fotos de Ginas em Mueda.
 
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/rBIKCS.jpg) (https://imageshack.com/i/pnrBIKCSj)
(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/922/KkxTih.jpg) (https://imageshack.com/i/pmKkxTihj)
Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Charlie Jaguar em Junho 28, 2022, 02:43:49 pm
Bissalanca 1973, um Gina da ESQ 121.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/U5tmVb.jpg) (https://imageshack.com/i/pnU5tmVbj)

Abraços

Excelente tópico e excelentes fotos, meu caro amigo. ;)

Só uma correcção, se me permites: a foto acima já foi tirada no Montijo, no Verão de 1978. É naquela que se denominava antigamente pela "placa dos aviões armados", muito perto da cabeceira da pista 01 da BA6.

Esta será a fotografia precisamente antes dessa:

(https://i.postimg.cc/QtmKgFHH/7ty.jpg)


... e o R/4 5410 na mesma placa, agora a cores  :)

(https://i.postimg.cc/8sQGjHNW/2.jpg)
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 02:56:57 pm
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/dtYRxs.jpg) (https://imageshack.com/i/pndtYRxsj)

(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/922/1JUJkl.jpg) (https://imageshack.com/i/pm1JUJklj)

Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 03:06:04 pm
Bissalanca 1973, um Gina da ESQ 121.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/800x600q90/923/U5tmVb.jpg) (https://imageshack.com/i/pnU5tmVbj)

Abraços

Excelente tópico e excelentes fotos, meu caro amigo. ;)

Só uma correcção, se me permites: a foto acima já foi tirada no Montijo, no Verão de 1978. É naquela que se denominava antigamente pela "placa dos aviões armados", muito perto da cabeceira da pista 01 da BA6.

Esta será a fotografia precisamente antes dessa:

(https://i.postimg.cc/QtmKgFHH/7ty.jpg)


... e o R/4 5410 na mesma placa, agora a cores  :)

(https://i.postimg.cc/8sQGjHNW/2.jpg)

CG, obrigado pela correcção, achei um pouco estranho as duas cores do tanque alar, mas.........

Grande abraço
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 03:12:28 pm
Guiné, Bissalanca 1968, BA 12  O Fiat G-91 R4, nº 5411, uns dias antes de ser abatido, em 28 de julho de 1968.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/923/1zXct0.jpg) (https://imageshack.com/i/pn1zXct0j)

Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Junho 28, 2022, 03:16:51 pm
Aparecem alguns G91 neste video.


Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 14, 2023, 05:01:29 pm
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Duarte em Maio 06, 2024, 03:30:50 am
The Fiat G-91 in Portuguese service

https://www.facebook.com/smgereplicas/videos/1456518131075393/
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: tenente em Maio 30, 2024, 08:48:43 pm
A falta de tópico para o G91 na FAP, coloco aqui este video dos GINA LUSOS.

https://www.facebook.com/groups/27375706077/permalink/10159666219846078/

Abraços
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Pilotasso em Junho 06, 2024, 10:48:39 pm
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: goldfinger em Junho 28, 2024, 06:41:46 am
Citar
25 de marzo de 1973, el Teniente Miguel Pessoa de la Fuerza Aerea Portuguesa despega desde una base avanzada en Guinea Bissau a los mandos de un G91. Una puesto del Ejército portugues está siendo atacado en la frontera por insurgentes.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUC8_WYAA9CgB?format=jpg&name=small)

Pessoa despega a toda prisa en solitario, sin armamento pesado y casi sin equipo de vuelo. Su misión es llegar lo antes posible para identificar posibles blancos para el G91 que despegará en minutos armado con bombas y cohetes.

(https://x.com/jpartej/status/1806035872061800598/photo/1)

Poco antes de llegar a su objetivo Pessoa nota como algo golpea su avión y lo convierte en ingobernable. Acaba de ser alcanzado por un misil portátil Sa-7 suministrado por los soviéticos. Se eyecta a unas decenas de metros del suelo.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUD1hXMAAd7NL?format=jpg&name=small)

Con su paracaídas  a medio desplegar Pessoa se golpea contra los arboles y se parte una pierna. Cae entre la vegetación mientras el 2º G91 se acerca. Se prepara a pasar una noche escondido en territorio disputado.

A la mañana siguiente herido y deshidratado comienza un agónico viaje hacia sus lineas. A las pocas horas un grupo de soldados armados con Ak y aspecto de insurgentes le sale al paso y le llaman por su nombre. Pessoa que no se fía y sin armas solo les insulta.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUESCXUAAOssc?format=jpg&name=small)

El lider se identifica como Marcelino da Mata, un conocido lider  de operaciones especiales portuguesas que comanda un equipo de locales. Pessoa sigue sin fiarse pero recuerda haber leído que Da Mata siempre lleva coca cola en su cantimplora. Imagen real

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUFPzWAAAySZW?format=jpg&name=small)

Le pide su cantimplora para beber y efectivamente, es coca cola caliente. A modo de santo y seña Pessoa se deja ya transportar. Es conducido a un claro en la jungla donde un Aloutte III espera para evacuarlo

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUFu4WsAAMgl8?format=jpg&name=360x360)

En el helicóptero la enfermera paracaidista Giselda Antunes le hace una primera cura.  Y hago un pequeño inciso para hablar del G91.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUGKmWwAA_Yc7?format=jpg&name=small)

El G91 nació de un requerimiento de la OTAN de 1953 en el que se pedía un caza ligero, sencillo, y que pudiera operar desde pistas avanzadas con muy poca logística. Se esperaba que se construyera en grandes números. La idea era dispersar cientos de estos aviones en caso de ataque

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUGoVWsAARMgI?format=jpg&name=small)

Fue diseñado por el italiano Giuseppe Gabrielli, por eso la G de su nombre. Los italianos rapidamente compraron unos cuantos de preserie. El primer prototipo se estrelló matando a su piloto. Los franceses eligieron su Etendard y los británicos versiones de ataque del Hunter.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUHFyXwAEPTyS?format=jpg&name=small)

Finalmente solo Italia y Alemania Occidental comprarían el G91 en cantidades apreciables. La versión italiana estaba armada en un principio con 4 M2 de 12,7mm y dos soportes para armas lanzables en las alas. La alemana con 2 cañones de 30mm y cuatro soportes para armas.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUHnTWcAASpsl?format=jpg&name=small)

La versión italiana tenía unas buenas cualidades pero estaba muy ligeramente armada. La alemana estaba bien armada pero ese peso extra penalizaba sus prestaciones.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUIE2WcAAm8aw?format=jpg&name=small)

Los alemanes compraron casi 300 G91 y los italianos algo más de 400. El modelo se mantuvo en servicio durante 35 años y sobre todo para los italianos fue la montura de varias generaciones de pilotos. Se desarrollaron también versiones de reconocimiento y entrenamiento.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUIivXsAER6rl?format=jpg&name=360x360)

Los portugueses llegaron a adquirir cerca de 100 G91 ex alemanes que vieron combates en las guerras coloniales portuguesas en África. Y volviendo a nuestra historia del G91 portugués derribado.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUJDrWMAAybVu?format=jpg&name=small)

Al poco tiempo del rescate de  Pessoa la enfermera paracaidista Giselda Antunes volaba en un Dornier D27 sobre el teatro de operaciones cuando les dispararon otro Sa-7. El Do27 fue dañado pero pudo regresar a su base con el personal a bordo iles

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUJfbXYAAjV96?format=jpg&name=small)

Cuando el Tte Pessoa se recuperó de sus heridas en Portugal fue enviado de vuelta a África para terminar su comisión de servicio (poca broma con los portugueses). Volvería a esquivar otros 3 Sa-7 en esa época.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUJ8HXUAAqAWS?format=jpg&name=small)

Al regresar a Portugal Pessoa y Giselda terminarían casándose. Se convirtieron en la única pareja en el mundo que había sobrevivido a ataques separados de misiles antiaéreos.

(https://pbs.twimg.com/media/GRBUKc7WEAEXPeG?format=jpg&name=240x240)

https://x.com/jpartej/status/1806035864599834831 (https://x.com/jpartej/status/1806035864599834831)
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: P44 em Junho 28, 2024, 09:11:55 am
Belo post goldfinger  :G-beer2:

Gracias :G-beer2:
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: goldfinger em Junho 28, 2024, 06:46:33 pm
AMPLIACION

Citar
Cuando Miguel Pessoa llegó al suelo lo hizo desarmado ya que las prisas para despegar hicieron que solo vistiera el mono de vuelo, ni traje anti G, ni chaleco, ni pistola. Se puso su camiseta blanca encima del mono para ser más visible desde el aire.


(https://pbs.twimg.com/media/GRLDuHBXUAAaXWI?format=jpg&name=small)

Al recuperar la consciencia abrió el kit de supervivencia de su asiento eyectable, era la primera vez que lo veía y no contenía ni radio ni manera de comunicarse con nadie.  En las dos semanas siguientes otros 4 aviones caerían víctimas de los Sa-7.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDuj0WYAAcH33?format=jpg&name=small)

Pessoa sufriría una compresión de 2cm de su columna vertebral de la que nunca se recuperó. Tras el alta fue enviado de nuevo a su puesto de combate. Diría que lo más difícil de su recuperación fue a nivel psicológico volver a enfrentarse de nuevo a un ambiente lleno de misiles.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDvITXEAAeBUp?format=jpg&name=360x360)

Pessoa regresó a Portugal donde sería instructor en los T-37. Voló con  la patrulla acrobática Asas de Portugal durante siete años. Terminaría su carrera como piloto volando los A-7P. Se retiró en 1998 con el rango de Coronel.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDvnCWcAEWF4H?format=jpg&name=small)

Los Sa-7 ya habían causado muchos problemas un año antes, a principios de 1972, en los cielos vietnamitas. Los portugueses se vieron obligados a dejar sus aviones en tierra unos días mientras evaluaban la situación.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDwFHXgAATkSj?format=jpg&name=small)

Parece ser que los servicios de inteligencia de Alemania Occidental  les pasaron las limitaciones de los Sa-7. Había que volar por debajo de 50m de altura o por encima de los 2500m.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDwhGWMAAmfNo?format=jpg&name=360x360)

A partir de entonces los aviones portugueses iniciaban sus ataques con picados por encima de esa altura escapando a unas pocas decenas de metros. Desde ese momento las pérdidas  portuguesas fueron muy limitadas.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDw8MWcAEXRlE?format=jpg&name=360x360)

Giselda Antunes sobrevivió a un fallo motor en otro Do27 a las semanas de su ataque con Sa-7. El piloto aterrizó en zona de marea baja en la costa en zona insurgente. Todos escaparon nadando mar adentro hasta que un barco portugués los rescató

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDxYxXoAA9ncD?format=jpg&name=small)

Hubo 47 enfermeras que completaron el curso  convirtiéndose en enfermeras paracaidistas. Parece que solo en los últimos años está siendo reconocida su labor. Siguiendo su código deontológico en combate atendieron tanto amigos como enemigos.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDx3mWsAAgYX3?format=jpg&name=small)

La unidad se disolvió al terminar las guerras coloniales.

(https://pbs.twimg.com/media/GRLDySrW0AAlmSy?format=jpg&name=small)

https://x.com/jpartej/status/1806721601670377803 (https://x.com/jpartej/status/1806721601670377803)

Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 02, 2024, 12:49:37 pm
Atenção, houve Enfermeiras Paraquedistas no seio do Corpo de Tropas Paraquedistas até bastante mais tarde, o que não havia era incorporação de novas Enfermeiras Paraquedistas.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F06%2FEnfermeiras-p%25C3%25A1ra-quedistas-Tancos.jpg&hash=ce79b66311026a9753f52ddd3d43c86f)
Anos 90, área de embarque da Base Aérea n.º 3, Tancos. As três últimas enfermeiras pára-quedistas no activo preparam-se para mais um salto de abertura automática no Arripiado. Da esquerda, Maria de Lourdes Lobão, Francis neves Matias e Maria Natália dos Santos.

Fonte: https://www.operacional.pt/enfermeiras-para-quedistas-louvadas-pelo-cemgfa/
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: mayo em Outubro 04, 2024, 08:33:32 pm
tenho uma pergunta a quem sabe : porque é que Portugal não utilizou os F-47 na guerra do ultramar ?
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: LM em Outubro 04, 2024, 08:38:21 pm
REPUBLIC F-47D THUNDERBOLT

Entrada ao serviço: Janeiro de 1952
Data de abate: 1956

https://altimagem.blogspot.com/2013/12/83-republic-f-47d-thunderbolt.html (https://altimagem.blogspot.com/2013/12/83-republic-f-47d-thunderbolt.html)
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 04, 2024, 08:39:46 pm
REPUBLIC F-47D THUNDERBOLT

Entrada ao serviço: Janeiro de 1952
Data de abate: 1956

https://altimagem.blogspot.com/2013/12/83-republic-f-47d-thunderbolt.html (https://altimagem.blogspot.com/2013/12/83-republic-f-47d-thunderbolt.html)

Raios, bateste-me por 15 segundos!  :mrgreen: ;)
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: mayo em Outubro 04, 2024, 09:45:46 pm
REPUBLIC F-47D THUNDERBOLT

Entrada ao serviço: Janeiro de 1952
Data de abate: 1956

https://altimagem.blogspot.com/2013/12/83-republic-f-47d-thunderbolt.html (https://altimagem.blogspot.com/2013/12/83-republic-f-47d-thunderbolt.html)

Foram todos para a sucata ? Não ficou nenhum ?
Seria um avião perfeito para o ultramar ! Bom bom seria o A-37B
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 05, 2024, 08:03:17 am
Bom bom seria o A-37B

Isso seria algo completamente irrealista tendo em conta vários fatores e as circunstâncias geopolíticas da altura da Guerra Colonial. Os Estados Unidos nunca nos forneceriam meios aéreos ofensivos que pudessem vir a ser utilizados nas ex-colónias, basta ver o que aconteceu aos Sabre na Operação Atlas quando em Washington se soube que estavam em missões de combate na Guiné-Bissau. O Fiat G.91 na FAP é "filho" dessas mesmas circunstâncias.

Depois, tínhamos ao dispor um grande número de T-6 e suas variantes de mil e uma proveniências para CAS/COIN, tal como faziam franceses, sul-africanos, belgas e tantos, tantos outros. E convenhamos que uma discussão destas meio século após o fim do conflito não faz agora assim muito sentido.
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: mayo em Outubro 05, 2024, 10:14:39 am
Já foi bom ter o Gina, por menos na Guiné onde eu seu raio de acção dava par voar para todos os pontos da província .
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Drecas em Outubro 05, 2024, 03:16:50 pm
Bom, sempre tinhamos o T-37  :mrgreen:

Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: mayo em Outubro 05, 2024, 06:13:39 pm
Bom, sempre tinhamos o T-37  :mrgreen:

O T-37C podia ser armado .
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 05, 2024, 07:55:25 pm
O T-37C podia ser armado .

Podia, mas os Estados Unidos nunca permitiriam a sua utilização nas ex-colónias. Washington não autorizava o uso de meios modernos ou relativamente modernos em África, e por isso fazia vista grossa a mais antigos como o F-84G e T-6.

O Fiat G.91 veio porque a venda dos Sabre 6 da Luftwaffe não foi autorizada pelos norte-americanos, e é também por isso que em 1974 se discutia com a França a compra dos Dassault Mirage IIIE.

https://passarodeferro-operations.blogspot.com/2014/01/a-historia-secreta-dos-mirage.html
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: mafets em Outubro 06, 2024, 09:55:56 pm
A Força Aérea do Katanga conseguiu ainda operar com alguns Magiester. Tinha dado algum jeito a Portugal, assim como outro material franciu.  ;)

(https://dam.media.un.org/Assets/V2/ChFVTjdTNTAwMDAwMDAwMDAwMxIPVFIxX1dBVEVSTUFSS0VEGi1cVFIxX1dBVEVSTUFSS0VEXDAzXDJjXGI3XGNmXDg1XFVONzY2NDQ3MC5qcGciBAgBEA9AAQ--~/2AM9LOFT1C73/b@yF9VuAAuPLY55b/UN7664470.jpg)

Saudações

P.S. Ainda conseguimos trazer uns quantos A26 antes dos EUA fecharem a loja.  :mrgreen:

(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0q9ujBk1Grulqg5EmXL92o4ONCAEy9NdaMDHq7DDuekA7dlDwnDFCfZ9xKiEz95zKgPcpzv1MeTKHsEFIwji6H-qxtmFBNRov6sFk7Z1N3fapO1gcxXVNiTylpv2YfS3JBpvXUBkeVUc/s1600/capture-20130218-194211.png)

P.S. 2 - Curiosamente os EUA avaliaram o G91.  :-P

(https://www.secretprojects.co.uk/data/attachments/56/56408-4202eb9d7f8c7732cf2dba894222c06d.jpg)
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: Charlie Jaguar em Novembro 26, 2024, 01:26:56 pm
O Fiat G.91R/4 "5401" aterrando na Base Aérea de Monte Real a 6 de Agosto de 1973.

(https://i.postimg.cc/8zwzdpqG/0601261-1.jpg)
https://www.airhistory.net/photo/591027/5401

Juntamente com os R/4 "5403" e "5415" fazia parte dos 3 Fiat estacionados na BA5, com o objetivo de treinar e familiarizar os pilotos com a aeronave antes destes a voarem operacionalmente na Guiné-Bissau ou Moçambique.
Título: Re: Os G91 na Guerra Colonial
Enviado por: LM em Fevereiro 17, 2025, 12:36:20 pm
Missão de reconhecimento fotográfico a baixa altitude de FIAT G.91 "Gina" da FAP sobre posições de defesa antiaérea do PAIGC na Guiné  (https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/02/missao-de-reconhecimento-fotografico.html)
fevereiro 17, 2025

Citar
Detalhes do uso operacional das câmaras Vinten F.95 Mk3 (de 70mm) equipando os FIAT G.91 "Gina" da Força Aérea Portuguesa (FAP) em missão de reconhecimento a baixa altitude, da Esquadra 121 - "Tigres", a partir da Base Aérea N.º 12 (BA12), Bissalanca, geo-referenciação 11.907878, -15.649207 , ref. https://maps.app.goo.gl/iNYfMxkxPBex15Me8 , na Província Ultramarina da Guiné, Portugal, em 1968.

Após revelação e produção de provas de contacto, com registo dos resultados em carta topográfica, a análise dos especialistas da FAP às fotos de reconhecimento identifica uma posição de espaldão circular, com uma metralhadora pesada antiaérea (MPAA), modelo ZPU-4, em calibre 14.5x114 mm, de quatro canos (alcance efectivo de 1,4 km e máximo de 8 km), de fabrico soviético, ao serviço das forças do PAIGC ("Partido Africano da Independência da  Guiné e Cabo Verde").
Os G.91 estavam equipados com três câmaras Vinten F.95 Mk3, instaladas no nariz (uma em posição frontal-oblíqua e duas nas laterais-oblíquas) e permitindo uma cobertura de 180 graus. Desenvolvidas pela britânica Vinten Ltd, operando com película de 70mm, podiam sustentar até 4 fotografias por segundo, com accionamento eléctrico a partir do "cockpit". Equipadas, em configuração padrão, com 152 metros de película, podiam registar entre 500 a 600 fotos.
Os "Gina" da Esquadra 121 - "Tigres" estiveram em acção no Teatro de Operações da Guiné ao longo de oito anos, realizando cerca de 10 000 horas de voo, em missões de reconhecimento fotográfico e visual, bombardeamento, apoio de fogo e escolta de protecção às unidades terrestres. Registaram-se aqui quatro aviões destruídos em combate, para além de vários atingidos pelo fogo inimigo e que conseguiram regressar à Base.
Foi neste contexto que teve lugar o uso dos mísseis de defesa anti-aérea portáteis, guiados por infra-vermelho, 9K32 "Strela-2" (designação NATO, "SA-7"), por parte do PAIGC e que levaria, a 25 de Março de 1973 ao abate de um G.91 (5413) pilotado pelo Tenente Miguel Pessoa - que está historicamente referenciado como o primeiro abate em combate de uma aeronave a jacto por um míssil anti-aéreo portátil.

(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPsvOvwOMj0gHbtvP_VVi0HpHmmTgvZzlkaal8mKT9bQ9-W_iXDWER5GcNyuDwbqqtX-fW7UtTouDRbpvbLuqC4qlSGZuQ7gBHEe5JdftP8vTpqy_YdbyNoGbXtkWTAqjTYz1S6-cllE-fvjmIZ5ULHBj-UddBXORc-6jStrAfvZVR7KtKr6pbccaBS_M/s16000/FIAT%20GUINE%20012A.png)

(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbWJH2Z5DpugJOR-lgptObLb-_m9jChU_T53iG9WKyXjBs_7o-c_w7n5AFMCgpP-xbHclkiNwYz7gjZo5B2eXkewwztTwFY5pKvtRY3otNlPk1mhmeKL_wXeW-y0DKaRmNE2tI_ZlGE8Xavolx6rQok4vuFf2Q1lOE7Zk16Gc1Ug3GUK1OkSdO7oyElFw/s16000/FIAT%20GUINE%20009A.png)

Há no blog mais fotos.