Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1063 Respostas
  • 75779 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1821
  • Recebeu: 1731 vez(es)
  • Enviou: 2581 vez(es)
  • +5508/-2927
Re: CAS
« Responder #705 em: Janeiro 13, 2024, 01:41:56 pm »
A UKR pediu A-10, AH-1 e Apaches para combater os russos, e os A-29 ?  ::)

Os ucranianos fazem CAS maioritariamente com Su-25 e Mi-24, que mesmo sendo antigos não têm comparação possível com o A-29. Tal equivaleria quase a descer de cavalo para burro.

Por isso é que essa treta que continuam a nos tentar vender da futura aeronave de apoio aéreo próximo ser capaz de operar em cenários permissivos ou semi-permissivos, é pura e simplesmente areia para os nossos olhos. Já não existem cenários de baixa intensidade, seria uma missão suicida, ou alguém no EMGFA ainda pensa que em África, por exemplo, os nativos ainda vivem em tabancas e se defendem com lanças e flechas? ::)

Posso-lhe dizer que sim....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2871
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +154/-469
Re: CAS
« Responder #706 em: Janeiro 13, 2024, 02:25:27 pm »
A UKR pediu A-10, AH-1 e Apaches para combater os russos, e os A-29 ?  ::)

Os ucranianos fazem CAS maioritariamente com Su-25 e Mi-24, que mesmo sendo antigos não têm comparação possível com o A-29. Tal equivaleria quase a descer de cavalo para burro.

Por isso é que essa treta que continuam a nos tentar vender da futura aeronave de apoio aéreo próximo ser capaz de operar em cenários permissivos ou semi-permissivos, é pura e simplesmente areia para os nossos olhos. Já não existem cenários de baixa intensidade, seria uma missão suicida, ou alguém no EMGFA ainda pensa que em África, por exemplo, os nativos ainda vivem em tabancas e se defendem com lanças e flechas? ::)

A Nigéria está a ter sucesso com o A-29 e nem o F-16 faz CAS em segurança em cenários onde exista defesa aérea.
Ate os russo andam a despejar glide bombs disparadas bem longe porque não conseguem penetrar. Não faz sentido um A-29 no cenário ucraniano.
Mas nós não estamos na Ucrânia, mas temos varias missões em África.
 

*

saabGripen

  • Perito
  • **
  • 478
  • Recebeu: 110 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +310/-350
Re: CAS
« Responder #707 em: Janeiro 13, 2024, 02:28:52 pm »
Bom dia,

Posso entrar na vossa cessão de terapia de grupo?

Concordo com o que dizem.

Mas coloco uma questão que parece não estarem a considerar:


A doutrina da NATO, aplicável a Portugal e, de certo modo, á Ucrânia diz (penso eu...) que CAS deve ser feito num ambiente em que as nossas forças têm domínio do espaço aéreo sobre o campo de batalha.
E com isso, ter a capacidade de suprimir as defesas AA do inimigo.

Considerando que Portugal está a actuar num cenário desses (atingido com o uso de nossos F-16 ou por meios aéreos amigos)...
Considerando que temos no terreno uma companhia (Como a da Roménia), ou então, porque a situação é mesmo muito grave, reforçamos essa companhia com a companhia que está na RCA...

NOTA:
Só acredito na existência dessas duas forças - não vejo mais nada que esteja operacional ...

ENTÃO:
O que é melhor para CAS?
1) - Dispor de 6 helicópteros de atáque AH1-V muito complexos (não conseguimos comprar mais, certo?)...
2) - Dispor de 12 A29Ns relativamente simples.


« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 02:31:32 pm por saabGripen »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5657
  • Recebeu: 5654 vez(es)
  • Enviou: 3784 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: CAS
« Responder #708 em: Janeiro 13, 2024, 02:31:23 pm »
A Nigéria está a ter sucesso com o A-29 e nem o F-16 faz CAS em segurança em cenários onde exista defesa aérea.
Ate os russo andam a despejar glide bombs disparadas bem longe porque não conseguem penetrar. Não faz sentido um A-29 no cenário ucraniano.
Mas nós não estamos na Ucrânia, mas temos varias missões em África.

E no entanto não param de encomendar helicópteros de ataque de vários modelos e proveniências...


Posso-lhe dizer que sim....

Pois, eu sei que sim.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2871
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +154/-469
Re: CAS
« Responder #709 em: Janeiro 13, 2024, 02:49:37 pm »
A Nigéria está a ter sucesso com o A-29 e nem o F-16 faz CAS em segurança em cenários onde exista defesa aérea.
Ate os russo andam a despejar glide bombs disparadas bem longe porque não conseguem penetrar. Não faz sentido um A-29 no cenário ucraniano.
Mas nós não estamos na Ucrânia, mas temos varias missões em África.

E no entanto não param de encomendar helicópteros de ataque de vários modelos e proveniências...


Posso-lhe dizer que sim....

Pois, eu sei que sim.

Por isso é que deviam vir ah-1 para o Exercito e A-29 para a FAP. :mrgreen:
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8707
  • Recebeu: 4040 vez(es)
  • Enviou: 733 vez(es)
  • +5017/-807
Re: CAS
« Responder #710 em: Janeiro 13, 2024, 03:13:44 pm »
Ainda não vi ninguém falar sobre o tema FA / Exército que levantei. É que o dinheiro para CAS vem da FA e os AH-60 acabam por resolver um problema...do exército acrescentando muito pouco à FA. O ST permitiria colmatar a questão do treino que é um problema da FA e exclusivo desta. Bem ou mal não estou a ver a FA a usar o seu plafond da LPM a resolver os problemas "dos outros". O exército tem verba para Hélis EVAC.

Uns hipotéticos "AH-60" (ou mais provavelmente UH-60 usados, modernizados e bem equipados), resolveriam um problema geral de falta de helicópteros nas FA. A intenção da FAP é também ganhar helicópteros para CSAR (os tais de evacuação contabilizados na LPM desde 2019). Aqui a solução é simples, em vez de apenas 5 ou 6 hélis de evacuação, compra-se o dobro, deixando de haver necessidade do Exército adquirir mais um modelo de héli médio (intenção de compra dos NH-90). Isto era facilitado com um comando conjunto de helicópteros, em vez de cada quintinha querer o seu.

Para aeronaves de treino, não faltam opções tão boas ou melhores que o ST, que ficam mais baratas para esse fim, se descartarmos as capacidades de combate (o próprio ST se não fosse adquirido para CAS, ficaria consideravelmente mais barato). O que faz ainda menos sentido, é irmos adquirir mais um modelo a hélice, e este não ser capaz de substituir o Epsilon.

Isto tudo, para formar pouquíssimos pilotos, com outros países a preferirem optar por enviar os seus para escolas internacionais, por perceberem que não compensa ter aeronaves de treino de topo dedicadas, para formar tão pouca gente.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

RABN

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 178 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +39/-35
Re: CAS
« Responder #711 em: Janeiro 13, 2024, 04:07:04 pm »
Bom dia,

Posso entrar na vossa cessão de terapia de grupo?

Concordo com o que dizem.

Mas coloco uma questão que parece não estarem a considerar:


A doutrina da NATO, aplicável a Portugal e, de certo modo, á Ucrânia diz (penso eu...) que CAS deve ser feito num ambiente em que as nossas forças têm domínio do espaço aéreo sobre o campo de batalha.
E com isso, ter a capacidade de suprimir as defesas AA do inimigo.

Considerando que Portugal está a actuar num cenário desses (atingido com o uso de nossos F-16 ou por meios aéreos amigos)...
Considerando que temos no terreno uma companhia (Como a da Roménia), ou então, porque a situação é mesmo muito grave, reforçamos essa companhia com a companhia que está na RCA...

NOTA:
Só acredito na existência dessas duas forças - não vejo mais nada que esteja operacional ...

ENTÃO:
O que é melhor para CAS?
1) - Dispor de 6 helicópteros de atáque AH1-V muito complexos (não conseguimos comprar mais, certo?)...
2) - Dispor de 12 A29Ns relativamente simples.

Obviamente, aepsar de a situação da falta de pessoal ser critica (o que coloca um grande entrave à operação de unidades de escalão brigada) existem mais unidades operacionais e continua a existir a capacidade de operar um batalhão reforçado. (o que está previsto é que o exercito tenha a capacidade de operar e sustentar em simultaneo com 3 unidades de combate de escalão batalhão reforçado).
Alias, a composição da FRI em prontidão imediata:
1 SOTG
1 companhia de paraquedistas.
Em prontidão alargada a composição alarga-se a
-FOE (varios SOTG + CCA)
-Um dos BIPARA (aqui entram algumas questoes: apesar de doutrinariamente dever ser, por exemplo, 1 Companhia do 1º BIPARA em prontidão imediata e o 2º BIPARA em prontidão alargada, devido às dificuldades de Pessoal e a possivel presença de uma companhia na RCA, a organização é variavel para que seja sempre garantido um batalhão em prontidão.
- 1 FFZ
Este é o "core" da FRI. Depois consoante a natureza da operação são adicionadas unidades do AgrISTAR, BOAP, GAC10,5, CEng, NOTP e obviamente os navios e aeronaves necessarias.

Do ponto de vista operacional, o maior desafio não estaria no envio das forças. Estaria na sua sustentação e rotação caso fosse exigida uma missão mais prolongada no tempo que exigisse rotação de tropas a este nivel de dimensão ou caso fosse necessario operar forças mais pesadas recorrendo à BrigInt e BrigMec.

Sobre o que disse da companhia que está na RCA: FRI é uma coisa e FND é outra. A compisição de uma é independente da outr. Quando se faz o planeamento das FND, é feito tambem o da FRI de forma a que a ambas as missões sejam possiveis. Recordo que aqui nem sequer entra em equação a companhia que está na Romenia uma vez que a BrigInt não faz parte da FRI.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 824
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-827
Re: CAS
« Responder #712 em: Janeiro 13, 2024, 05:09:25 pm »
Boas forum
Eu vou dar minha humilde opinião alias sempre aqui a dei, esta questao do ST e sua compra possivel, penso que seria uma mais valia para nao só este tipo de missão assim como de treino avançado é um belissimo aviao que está talhado para este tipo de TO, e ou missão...outro assunto é haver necessidades a nivel de transporte evacuação de tropas apeadas, existe este défice de aeronaves especificas para a mesma missão apesar de ter por ca o merlin, penso que um heli com outra tipologia seria o ideal caso do blackhawk desde que munido de alguma blindagem e devidamente armado....penso que ambos se complementariam....
Minha opiniao.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4210
  • Recebeu: 2730 vez(es)
  • Enviou: 2295 vez(es)
  • +5715/-2847
Re: CAS
« Responder #713 em: Janeiro 13, 2024, 07:00:39 pm »
O nosso problema são os TO africanos já vi. Não sabia.
E mesmo assim preferem uns aviôeszitos, que helis de evacuação, transporte táctico e  apoio armado. Eu lá estando não preferia. E se o dinheiro vai para um lado, garantidamente não vai para outro, ou vai atrasar muito, mesmo muito.

No fim não acaba por ir nenhum tucanito para lá e serve apenas para...dar gosto a envolvidos.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 565 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +687/-121
Re: CAS
« Responder #714 em: Janeiro 13, 2024, 07:02:03 pm »
O nosso problema são os TO africanos já vi. Não sabia.
E mesmo assim preferem uns aviôeszitos, que helis de evacuação, transporte táctico e  apoio armado. Eu lá estando não preferia. E se o dinheiro vai para um lado, garantidamente não vai para outro, ou vai atrasar muito, mesmo muito.

No fim não acaba por ir nenhum tucanito para lá e serve apenas para...dar gosto a envolvidos.
Certinho direitinho.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, PTWolf

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8753
  • Recebeu: 3308 vez(es)
  • Enviou: 1006 vez(es)
  • +4064/-6504
Re: CAS
« Responder #715 em: Janeiro 13, 2024, 08:37:25 pm »
A UKR pediu A-10, AH-1 e Apaches para combater os russos, e os A-29 ?  ::)

Gostei do Ah1 e do Apache. A seguir vai pedir o que? O Mangusta e Tiger?  :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:

P.S. O A29 deve vir com os AT6.  :mrgreen:

P.S.2 - Com jeitinho o Zelas manda nos uns 12 L39 em troca pelos Leo2, M113 e Kamov.  :mrgreen:



P.S. 3 - O Cobra é muito complexo?  :o  Não estamos a falar do Ah64 Longbow ;)



« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 08:57:11 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

saabGripen

  • Perito
  • **
  • 478
  • Recebeu: 110 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +310/-350
Re: CAS
« Responder #716 em: Janeiro 13, 2024, 08:44:06 pm »
O nosso problema são os TO africanos já vi. Não sabia.
E mesmo assim preferem uns aviôeszitos, que helis de evacuação, transporte táctico e  apoio armado. Eu lá estando não preferia. E se o dinheiro vai para um lado, garantidamente não vai para outro, ou vai atrasar muito, mesmo muito.

No fim não acaba por ir nenhum tucanito para lá e serve apenas para...dar gosto a envolvidos.
Certinho direitinho.

Aparentemente, a Marinha está a conseguir fazer quase tudo o que está na LPM, e mais cedo em vez de mais tarde.
E mais a BIMBY.

NPO
Modernizar Fragatas
Reabastecedores ------------  de acordo com o Gouveia e Melo
Um LPD -------------------------- de acordo com o Subsea7
Só falta programar novas fragatas convencionais ou SUPER BIMBYs.

Só é possível a FA e o EP não receberem o que está previsto na LPM se os respectivos CEM estiverem ambos a tirar catotas do nariz com uma mão e a coçar os tomates com a outra.
Mas isso é impossível...
Ou...
Ai meu deus!


 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 565 vez(es)
  • Enviou: 2254 vez(es)
  • +687/-121
Re: CAS
« Responder #717 em: Janeiro 13, 2024, 08:50:09 pm »
O nosso problema são os TO africanos já vi. Não sabia.
E mesmo assim preferem uns aviôeszitos, que helis de evacuação, transporte táctico e  apoio armado. Eu lá estando não preferia. E se o dinheiro vai para um lado, garantidamente não vai para outro, ou vai atrasar muito, mesmo muito.

No fim não acaba por ir nenhum tucanito para lá e serve apenas para...dar gosto a envolvidos.
Certinho direitinho.

Aparentemente, a Marinha está a conseguir fazer quase tudo o que está na LPM, e mais cedo em vez de mais tarde.
E mais a BIMBY.

NPO
Modernizar Fragatas
Reabastecedores ------------  de acordo com o Gouveia e Melo
Um LPD -------------------------- de acordo com o Subsea7
Só falta programar novas fragatas convencionais ou SUPER BIMBYs.

Só é possível a FA e o EP não receberem o que está previsto na LPM se os respectivos CEM estiverem ambos a tirar catotas do nariz com uma mão e a coçar os tomates com a outra.
Mas isso é impossível...
Ou...
Ai meu deus!
Eu estou a falar dos Tucanos serem utilizados pela nossa FND em África...
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

saabGripen

  • Perito
  • **
  • 478
  • Recebeu: 110 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +310/-350
Re: CAS
« Responder #718 em: Janeiro 13, 2024, 09:08:53 pm »
O nosso problema são os TO africanos já vi. Não sabia.
E mesmo assim preferem uns aviôeszitos, que helis de evacuação, transporte táctico e  apoio armado. Eu lá estando não preferia. E se o dinheiro vai para um lado, garantidamente não vai para outro, ou vai atrasar muito, mesmo muito.

No fim não acaba por ir nenhum tucanito para lá e serve apenas para...dar gosto a envolvidos.
Certinho direitinho.

Aparentemente, a Marinha está a conseguir fazer quase tudo o que está na LPM, e mais cedo em vez de mais tarde.
E mais a BIMBY.

NPO
Modernizar Fragatas
Reabastecedores ------------  de acordo com o Gouveia e Melo
Um LPD -------------------------- de acordo com o Subsea7
Só falta programar novas fragatas convencionais ou SUPER BIMBYs.

Só é possível a FA e o EP não receberem o que está previsto na LPM se os respectivos CEM estiverem ambos a tirar catotas do nariz com uma mão e a coçar os tomates com a outra.
Mas isso é impossível...
Ou...
Ai meu deus!
Eu estou a falar dos Tucanos serem utilizados pela nossa FND em África...

África não interessa.

Para uma refleção sobre o ST como CAS, refiro-o para o meu tratado sobre o assunto - o qual é o 3ºpost a contar desde cima nesta página e que não mereceu a atenção devida.   c56x1
« Última modificação: Janeiro 13, 2024, 09:09:48 pm por saabGripen »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8707
  • Recebeu: 4040 vez(es)
  • Enviou: 733 vez(es)
  • +5017/-807
Re: CAS
« Responder #719 em: Janeiro 13, 2024, 10:23:07 pm »
Mais cedo em vez de mais tarde? Todos os programas da MGP estão com atraso!  :mrgreen: