Pandur II

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papatango

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Re: Pandur II
« Responder #2880 em: Abril 26, 2024, 10:10:00 am »
Um SUV grande como o URO VAM-TAC não é provavelmente a plataforma mais indicada para uma arma de calibre maior.
O centro de gravidade das viaturas já é alto, com uma coisa deste tipo em cima provavelmente fica ainda mais instável.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Pescador

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Re: Pandur II
« Responder #2881 em: Abril 26, 2024, 03:09:17 pm »
Um SUV grande como o URO VAM-TAC não é provavelmente a plataforma mais indicada para uma arma de calibre maior.
O centro de gravidade das viaturas já é alto, com uma coisa deste tipo em cima provavelmente fica ainda mais instável.

Se no Vantac é instável, os americanos já montaram nos JLTV e em alguns Humvee, onde montam também um M119 modificado de baixa pressão. Cá é tudo tão complicado que ficamos com . 50 e miras de ferro. Mesmo em navios pesados, não vá ainda assim virarem

https://www.defensenews.com/opinion/commentary/2017/10/05/7-ways-to-enhance-the-us-militarys-humvee-fleet-commentary/

https://breakingdefense.com/2021/11/oshkosh-defense-to-build-another-1600-jltvs-for-the-army/

Acho que o maior problema em Portugal, nem é dinheiro, mas falta de interesse em fazer alguma coisa. Se não dá dinheiro ou promove interesses pessoais, não serve.
Aqui lembro a  OGMA, a Embraer e, os políticos e carolas dançantes de samba

« Última modificação: Abril 26, 2024, 03:48:10 pm por Pescador »
 

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P44

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Re: Pandur II
« Responder #2882 em: Abril 26, 2024, 03:30:23 pm »
Ouviram ontem na RTP 1 que os Pandur tinham sido fabricados na Áustria?

No Barreiro da Áustria?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Pescador

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Re: Pandur II
« Responder #2883 em: Abril 26, 2024, 03:47:12 pm »
Ouviram ontem na RTP 1 que os Pandur tinham sido fabricados na Áustria?

No Barreiro da Áustria?

Sendo Barreiro o engano era mais para terem dito Moscovo
« Última modificação: Abril 26, 2024, 03:47:35 pm por Pescador »
 
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papatango

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Re: Pandur II
« Responder #2884 em: Abril 26, 2024, 04:57:34 pm »
Citação de: Pescador
Se no Vantac é instável, os americanos já montaram nos JLTV e em alguns Humvee, onde montam também um M119 modificado de baixa pressão. Cá é tudo tão complicado que ficamos com . 50 e miras de ferro. Mesmo em navios pesados, não vá ainda assim virarem

Os americanos montam tudo em todo o lado, para ver se funciona, e possuem dinheiro necessário para deitar tudo fora se concluirem que se enganaram. Só para dar um exemplo, a encomenda dos JLV da Oshkosh, pelo que percebo passou para a AM-General.

Em Portugal é tudo muito complicado, porque se não funcionar, nós não temos os bolsos sem fundo dos americanos. Por isso não devemos ir atrás, só porque fica bem na fotografia.



O conceito do JLTV, nomeadamente da Oshkosh não tem assim muito a ver com o URO VAMTAC da Urovesa.

O JLTV tem um comprimento de 6,2m contra 4,8 do VAMTAC
O JLTV tem uma largura de 2,5m contra 2,2m to VAMTAC
O JLTV pesa 10 (dez) a 12 (doze) toneladas, contra 5 (cinco) do VAMTAC.
(valores podem variar consoante a versão)

Colocar o que quer que seja em cima de viaturas com pesos e dimensões bastante diferentes, não é a mesma coisa.
Quase que poderiamos dizer que a Viatura Automovel Tática (VAMTAC) da Urovesa é um SUV de dimensões grandes, o conceito JLTV é basicamente um camião blindado.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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papatango

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Re: Pandur II
« Responder #2885 em: Abril 26, 2024, 05:02:18 pm »
Ouviram ontem na RTP 1 que os Pandur tinham sido fabricados na Áustria?

No Barreiro da Áustria?

O tempo passa e as pessoas esquecem.
No entanto, embora a maioria esmagadora das viaturas tenha sido montada no Barreiro pela empresa FABREQUIPA, especializada no fabrico de semi-reboques para camiões. não creio que tenha sido o caso das viaturas de combate de infantaria equipadas com a torre de 30mm.

Os Pandur foram desenvolvidos pela austriaca Steyr, antes da sua aquisição pela General Dynamics.
Houve uma altura em que a GDLS cedeu os direitos de fabrico da viatura.
Não me lembro como é que ficou, mas se Portugal quisesse poderia ter desenvolvido versões específicas. O Pandur-II poderia até ser desenvolvido com lagartas em vez de rodas.
A situação depois azedou e confesso que não me lembro já dos detalhes de como ficou, nomeadamente por causa dos problemas que ocorreram com as viaturas que não foram aceites.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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dc

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Re: Pandur II
« Responder #2886 em: Abril 26, 2024, 05:22:41 pm »
Citação de: Pescador
Se no Vantac é instável, os americanos já montaram nos JLTV e em alguns Humvee, onde montam também um M119 modificado de baixa pressão. Cá é tudo tão complicado que ficamos com . 50 e miras de ferro. Mesmo em navios pesados, não vá ainda assim virarem

Os americanos montam tudo em todo o lado, para ver se funciona, e possuem dinheiro necessário para deitar tudo fora se concluirem que se enganaram. Só para dar um exemplo, a encomenda dos JLV da Oshkosh, pelo que percebo passou para a AM-General.

Em Portugal é tudo muito complicado, porque se não funcionar, nós não temos os bolsos sem fundo dos americanos. Por isso não devemos ir atrás, só porque fica bem na fotografia.



O conceito do JLTV, nomeadamente da Oshkosh não tem assim muito a ver com o URO VAMTAC da Urovesa.

O JLTV tem um comprimento de 6,2m contra 4,8 do VAMTAC
O JLTV tem uma largura de 2,5m contra 2,2m to VAMTAC
O JLTV pesa 10 (dez) a 12 (doze) toneladas, contra 5 (cinco) do VAMTAC.
(valores podem variar consoante a versão)

Colocar o que quer que seja em cima de viaturas com pesos e dimensões bastante diferentes, não é a mesma coisa.
Quase que poderiamos dizer que a Viatura Automovel Tática (VAMTAC) da Urovesa é um SUV de dimensões grandes, o conceito JLTV é basicamente um camião blindado.

Se calhar precisamente pelas dimensões e capacidades acrescidas do L-ATV, aleadas a um preço idêntico (ou até inferior) ao ST5, é que o JLTV/L-ATV era o veículo que estava a ser considerado na LPM 2019, de 250 viaturas. O L-ATV é, para todos os efeitos, o substituto do Humvee nos EUA.
 

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Lightning

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Re: Pandur II
« Responder #2887 em: Abril 27, 2024, 05:10:21 pm »
O JLTV pesa 10 (dez) a 12 (doze) toneladas, contra 5 (cinco) do VAMTAC.

Os Vamtac também pesam 10 toneladas, 5 toneladas pesa o Humvee.
 
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Re: Pandur II
« Responder #2888 em: Abril 27, 2024, 05:20:36 pm »
O JLTV pesa 10 (dez) a 12 (doze) toneladas, contra 5 (cinco) do VAMTAC.

Os Vamtac também pesam 10 toneladas, 5 toneladas pesa o Humvee.

Fabricante: URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha)

Comprimento | Largura | Altura: ​5262 mm | 2858 mm | 2776mm

Peso:  10.250 Kg

​Velocidade Max: ​100 Km/h

Tripulação: ​5​​
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: Pandur II
« Responder #2889 em: Abril 27, 2024, 05:41:03 pm »
Provavelmente referia-se às variantes não blindadas. O ST5 é obviamente muito mais pesado.
 

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raphael

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Re: Pandur II
« Responder #2890 em: Abril 27, 2024, 06:30:41 pm »
Provavelmente referia-se às variantes não blindadas. O ST5 é obviamente muito mais pesado.

Garantidamente...

https://weaponsparade.com/weapon/uro-vamtac-st5-bn-3/

Quando forem comparar pesos não esquecer que a proteção balística é à escolha do cliente...logo cuidado com os dados da wiki...

Um abraço
Raphael
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Pescador

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Re: Pandur II
« Responder #2891 em: Abril 27, 2024, 10:59:08 pm »
O Vantac creio que é 10500 kg na configuração mais pesada. Menos 1500 que o outro.
O Humvee menos de 4000 kg.
Então não haverá muitas duvidas dada a grande margem, mesmo com erro

Em relação a escolha do Vantac, foi uma bruta evolução ainda assim

Mas o mesmo se podia dizer do Pandur em relação ao Boxer

Mas ainda assim comparando com as infelizes escolhas da Marinha e ao que parece as próximas patéticas da FAP, o exército não está mal de decisões. Pena é arrastarem
« Última modificação: Abril 27, 2024, 11:07:19 pm por Pescador »
 

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papatango

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Re: Pandur II
« Responder #2892 em: Maio 01, 2024, 09:31:53 am »
O objetivo principal será sempre o de comparar as versões mais parecidas e comuns, tendo sempre em consideração que JLTV não é uma viatura, é um conceito, produzido por várias empresas diferentes.

A questão, quando falamos no Pandur-II e ao mesmo tempo na colocação de armamentos em cima do que na prática é um SUV é que estamos a considerar cometer um erro tradicional, cometido ao longo dos anos, desde que os cavalos começaram a ser substituidos por viaturas a motor.

É a ideia de que se pode carregar uma viatura de qualquer maneira, e colocar-lha mais e mais tralha em cima, até não dar mais.

Temos em consideração as diferenças entre ter uma torre com perfuração numa Pandur-II e uma torre de operação remota, mas não estamos a considerar quantas pessoas vão dentro de um SUV blindado, onde foi instalada uma arma mesmo que remota.

Não há absolutamente nenhuma comparação possível entre uma arma colocada no tejadilho de um SUV, com uma arma identica, colocada dentro de uma viatura que transporta vários militares.

A somar a isto, há vários governos, especialmente na Europa que estão a optar por encomendar este tipo de viaturas, porque em muitos casos partem de uma base civil ou utilizam grande número de componentes fabricados pela industria automovel civil. Isto reduz o custo e permite colocar uma arma em cima do tejadilho.

Mas isto não é solução para coisa nenhuma. O pessoal gosta de ver, tira fotografias, aquilo fica com um aspecto guerreiro todo pintadinho de verde azeitona ... A Russia está lixada de certeza...

Depois vêm as perguntas...
Qual o conceito, qual a doutrina, e como é que vão ser constituidas as unidades, porque não se pode substituir uma viatura que transporta sete militares, com outra que, quando com uma arma de operação remota fica limitada a condutor e operador do sistema de armas.

E por amor da Santa, não me venham dizer que é possível meter lá mais gente, porque os portugueses são mais pequeninos ...
Mesmo numa Pandur-II, a quantidade de tropas que aquilo pode em teoria transportar, não deixa espaço para nada, a viatura torna-se claustrofóbica e desconfortável ao fim de meia hora de viagem.
E aí, é verdade, o pessoal prefere os ST5, porque pelo menos tem janela.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Pescador

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Re: Pandur II
« Responder #2893 em: Maio 01, 2024, 11:21:50 am »
Não há sequer  uma vantac com um RWS com simples . 50 ou lança granadas de 40mm.

Não se trata só de proteção mas do aumento significativo da eficácia das armas montadas, nomeadamente no alcance útil
« Última modificação: Maio 01, 2024, 11:24:08 am por Pescador »
 

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dc

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Re: Pandur II
« Responder #2894 em: Maio 01, 2024, 02:33:54 pm »
O objetivo principal será sempre o de comparar as versões mais parecidas e comuns, tendo sempre em consideração que JLTV não é uma viatura, é um conceito, produzido por várias empresas diferentes.

O JLTV é apenas o nome do programa. Deste programa saiu o vencedor L-ATV, este sim, é o veículo em questão.
A Kongsberg RS6 também aparece a ser usada pelo Mowag Eagle IV.

Entretanto, perdi-me no resto, de que veículo estamos a falar, para receber as RWS 30mm?

Aqui fica mais um exemplo de veículo que pode receber a dita RWS:


E aqui mais foto da RWS no L-ATV:


Dá para ver perfeitamente que esta RWS tem uma pegada extremamente pequena no veículo, e não afecta o espaço interior. O mesmo se aplicaria para o ST5 ou para o Pandur.
 
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