Marinha do Brasil reavalia o programa de modernização de seus AF-1 SkyhawkA Marinha do Brasil está repensando o número de caças Boeing (Douglas) AF-1/AF-1A Skyhawk (A-4KU e TA-4KU) a serem modernizados pela Embraer Defesa & Segurança para o padrão AF-1B /C, informou a Força ao
Jane’s http://www.janes.com/article/72561/brazilian-navy-re-considering-skyhawk-modernisation-programme.
O número total final de jatos modernizados está sendo reavaliado devido a restrições orçamentárias, e a decisão de desativar o porta-aviões de São Paulo (A12), do qual a aeronave voaria.
No entanto, isso é equilibrado com a esperança de preservar a experiência operacional baseada em porta-aviões. Vários cenários com diferentes números de aeronaves estão sendo considerados, e a Embraer foi convidada a fornecer estimativas de custo para as mudanças em potencial.
O contrato de modernização de 12 jatos AF-1 Skyhawk da MB
foi assinado em 14 de abril de 2009, na LAAD http://www.aereo.jor.br/2009/04/14/assinado-contrato-de-desenvolvimento-do-c-390-e-modernizacao-dos-af-1/. Ele previa a modernização de 9 monopostos e 3 bipostos.
Em 27 de novembro de 2014
foi assinado um termo aditivo http://www.naval.com.br/blog/2014/12/01/termo-aditivo-ao-contrato-de-modernizacao-dos-jatos-af-11a-da-marinha-do-brasil-pela-embraer/ ao contrato de modernização dos jatos AF-1/1A da Marinha do Brasil pela Embraer.
O primeiro caça AF-1 modernizado (AF-1B)
foi entregue em 26 de maio de 2015 http://www.naval.com.br/blog/2015/05/26/embraer-defesa-seguranca-entrega-primeiro-caca-af-1b-modernizado-para-a-marinha-do-brasil/.
No dia 26 de julho de 2016
um AF-1 modernizado caiu no mar http://www.naval.com.br/blog/2016/07/26/caca-da-marinha-cai-no-mar-do-rj-piloto-ejeta-e-aguarda-resgate-a-deriva/ enquanto realizava um voo de treinamento.
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O Presidente da Embraer Defesa & Segurança, JacksonSchneider e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, durante a entrega do primeiro AF-1B modernizadoOs principais pontos do Programa de Modernização eram os seguintes:* Revisão Geral das aeronaves (PMGA);
* Novo radar com inúmeras capacidades (Elta 2032);
* Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System), para geração de oxigênio proveniente da atmosfera para os tripulantes, sem a necessidade de abastecimento das atuais garrafas de oxigênio;
* Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos antigos geradores e conversores;
* Novos rádios para realizar, automaticamente, comunicação criptografada e a transmissão de dados via data-link;
* Sistema inercial (EGI) de última geração;
* HOTAS (Hand On Throttle and Stick), mão sempre no manche;
* Novo HUD (Head Up Display);
* Dois display tático 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD;
* Computador principal para cálculo de navegação e balístico, permitindo ao piloto o emprego dos armamentos (bombas, metralhadora e futuramente o míssil MAA-1B);
* Revisão Geral dos motores.
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Radar Elta-2032[thumbnail]http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/12/AF-1M-Cockpit.jpg[/thumbnail]
Cockpit do AF-1Mhttp://www.naval.com.br/blog/2017/07/25/marinha-do-brasil-reavalia-o-programa-de-modernizacao-de-seus-af-1-skyhawk/São apenas 11 os A4 da Marinha certo?