Invasão da Ucrânia

  • 6701 Respostas
  • 378076 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21578
  • Recebeu: 2654 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1175/-1504
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6090 em: Março 16, 2024, 07:45:46 pm »
PORTUGUÊS COMBATE NA UCRÂNIA 🇺🇦 | SLAVA UKRAINI


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1448
  • Recebeu: 575 vez(es)
  • Enviou: 2277 vez(es)
  • +703/-125
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6091 em: Março 16, 2024, 10:49:12 pm »
Pronto então, seguindo a tua lógica, os ucranianos estão a arrastar das ruas 20.000 pessoas para combater na frente por que existem vídeos de ucranianos a serem arrastados á força para a guerra (curiosidade: os poucos vídeos que vi destes casos aconteceram em Odesa e Kharkhiv onde a língua nativa é o russo). Então não vejo porque os ucranianos não podem afirmar com alguns vídeos diários de que estão a destruir, ou melhor, causar 50 baixas aos carros de combate russos. Mas ambos sabemos que nenhum dos casos é verdade. Não há nem 20.000 ucranianos a serem arrastados da rua para a guerra nem há 50 carros de combate russos a ir pelos ares num só dia. Quanto às provas em contrário e de várias fontes, a única fonte que existe sobre os 20.000 ucranianos por mês é só uma... o governo ucraniano.

Quanto à "série de malta": não me serve a carapuça - eu sou daqueles que apenas usa esses números que os ucranianos atiram como uma métrica vaga para perceber se as baixas russas estão a aumentar ou a diminuir. Os números são tudo indica inflacionados mas têm um grão de verdade. De resto eu verifico as baixas por vídeos ou imagens e mesmo assim sabemos que não nos dá o panorama total.

No campo informativo a Ucrânia beneficia claramente de jogar a cartada da vítima e a Rússia a cartada da força - isto é normal porque é indiscutível que a Rússia é mais forte e o próprio regime político incíde mais na força. A Ucrânia nunca vai poder competir com a Rússia "mano a mano". Não estamos a falar de países com poderio militar de nível próximo.

Em relação ao virar a conversa (não confundir com "virar o bico ao prego") só o afirmei porque começaste a falar em americanos e em Europa, algo que não faz parte da minha discussão contigo. Sobre o insinuar vou-te citar "Não quer perceber que é um bocado diferente." - e isto não é verdade meu caro, eu quero mesmo perceber.

Não era a si que me referia quando falava em "xperts" nem na "malta". Se assim fiz entender, peço que me desculpe, tal não era a minha intenção. Estava a referir-me a outros elementos deste forum que desde Março de 2022 afirmam que a Russia é só comuno-bebados incompetentes, sem balas combustivel, etc, etc, certamente já leu isso aqui muitas vezes e sabe quem são.

Quanto a baixas, a minha métrica é simples. COFM e as equações para determinar taxas de atrito, sendo que até sou pouco simpático para os russos pois coloco multiplicadores de força muito por baixo (também não conheço os reais). Os "xperts", que neste forum tentei trazer para conversas sobre doutrina e quais as linhas que os russos poderiam estar a usar, simplesmente fugiram em frente com a conversa do "putinbot" e outras pérolas do género. Houve inclusive um idiota (idiota é pouco) que afirmou aqui que Kiev tinha água e electricidade porque os russos eram incapazes de acertar nas centrais electricas e os restantes misseis eram todos abatidos.

O que tento dizer é que se não abordarmos as coisas com seriedade, se não fizermos o esforço de entender/perceber como o outro lado está a actuar e o que o move, para que possamos desenvolver maneiras efectivas de o contrariar, só nos estamos a enganar a nós próprios (Ocidente) e, quando isto acabar, vamos usar as 3 desculpas alemãs, versão 2025 e aprendemos nada.
O problema que falas foi criado pelos próprios russos - a operação inicial de invasão da Ucrânia era uma virtual repetição (em larga escala é certo devido ao tamanho da Ucrânia) das operações de "pacificação" da Checoslováquia e da Hungria durante a Guerra Fria. Ao executarem a intervenção militar desta forma, acabaram humilhados, sobretudo no setor norte de onde retiraram ao final de menos de 2 meses. Quando Putin ainda ao segundo dia da operação apela aos comandantes militares ucranianos para negociarem diretamente com ele ao invés do governo ucraniano, ele sabia que tinha feito cagada. Foram precisos imensos meses de alterações legislativas e contornos de sanções para finalmente, no final de 2022, a Rússia concluir as adaptações necessárias para conseguir reaver a inicitiava estratégica e operacional, derrotar uma rebelião e a ofensiva ucraniana no verão e voltar à ofensiva. Mas durante estes meses de adaptação, o espaço informacional russo mentiu até quando não precisava! Foi isto que criou o tipo de pessoal que falas... e alguns deles provavelmente não vão mudar o discurso.

O facto é: se a Rússia tivesse varrido a Ucrânia da face do planeta ninguém andava a fazer piadas com a Rússia.  ;)

A legião francesa encontra-se neste momento a voar para odessa!
O voo vai longo!  :mrgreen:
« Última modificação: Março 16, 2024, 10:50:23 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop

*

Apone

  • Membro
  • *
  • 21
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • +416/-37
  • A day in the Corps is like a day on the farm
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6092 em: Março 16, 2024, 10:57:20 pm »
A legião francesa encontra-se neste momento a voar para odessa!
O voo vai longo!  :mrgreen:

Já aterraram?  Onde?!!
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1448
  • Recebeu: 575 vez(es)
  • Enviou: 2277 vez(es)
  • +703/-125
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6093 em: Março 16, 2024, 11:05:20 pm »
A legião francesa encontra-se neste momento a voar para odessa!
O voo vai longo!  :mrgreen:

Já aterraram?  Onde?!!
Em Odesa não foi de certeza!  :mrgreen:
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11134
  • Recebeu: 2376 vez(es)
  • Enviou: 3301 vez(es)
  • +747/-1037
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6094 em: Março 17, 2024, 01:14:51 am »
Deve ser outra Odessa  :mrgreen:.

Há uma nos EUA...
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Odessa_(Texas)
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7551
  • Recebeu: 993 vez(es)
  • +4679/-886
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6095 em: Março 17, 2024, 10:58:30 am »

A tese que eu aqui coloco, não é minha, decorre de ideias colocadas em cima da mesa por analistas do The Telegraph, que costumo ouvir com regularidade, no seu programa diário sobre a guerra na UCrânia.

Assim, os ataques dos ucranianos contra a industria petrolifera russa (atacando refinarias, que são as estruturas mais complicadas de reparar) afetam de fato a economia russa, mas há soluções para isso, uma das quais é a proteção destes pontos com sistemas anti-aéreos.

E é aqui que pode estar o objetivo escondido...
E há sempre um objetivo escondido.

Primeiro, os ucranianos começaram por atacar os radares russos por toda a Crimeia. Vários sistemas de radar foram colocados fora de ação.
Depois, como solução de recurso, os russos começaram a utilizar as suas aeronaves de vigilância aérea Beriev A-50, mais a norte, cobrindo a Crimeia mas correndo mais riscos.
A seguir, os Beriev começaram a operar mais a norte e os russos perderam alguns vítimas de truques ucranianos.

Pior que isso é a notícia por confirmar de que mais dois dos "aviões radar" russos que estavam em reparação também foram atingidos, transformando uma revisão de semanas, numa reparação de vários meses (se os russos tiverem tido sorte).
A Russia precisa de pelo menos quatro A-50, para manter uma poole de aviões permanentemente no ar, mas por causa de avarias, aviões abatidos e reparações longas, poderão não ter quatro aviões disponíveis para manter permanentemente no ar um radar de aviso aéreo antecipado.

A NATO também precisa de três ou quatro aeronaves para manter sempre um radar no ar, mas a NATO sozinha tem catorze "Sentry" operacionais e os Estados Unidos só por si, têm mais. Os franceses têm quatro e os ingleses três.

- Os radares da Crimeia fora de ação
- Os "radares aéreos", praticamente fora de ação.
- Radares e sistemas anti-aéreos retirados da frente

Isto porque agora, para proteger as refinarias, os russos vão precisar retirar sistemas de defesa aérea da frente, radares e lançadores de mísseis para os colocarem em posição de defender a sua economia.

Quando os F-16 começarem a operar na Ucrânia, a capacidade de defesa aérea russa, poderá estar bastante "amaciada".
Considerando que a defesa aérea sempre foi um ponto forte nas capacidades russas, amaciar essas capacidades pode ser o objetivo dos ucranianos neste momento.

Os F-16 MLU, serão superiores à esmagadora maioria dos aviões russos, mas não são uma solução milagrosa, especialmente por causa dos radares e dos mísseis ati-aéreos russos.
« Última modificação: Março 17, 2024, 11:09:52 am por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, PTWolf, Fil53

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5405
  • Recebeu: 788 vez(es)
  • Enviou: 754 vez(es)
  • +528/-2617
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6096 em: Março 17, 2024, 11:37:20 am »
Deve ser outra Odessa  :mrgreen:.

Há uma nos EUA...
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Odessa_(Texas)

Do que sei, depois da reunião, em Berlim, o presidente Francês decidiu pô-las em standby na roménia, a unidade da legião francesa que deveria seguir para odessa.

 
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4922
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +275/-6117
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6097 em: Março 17, 2024, 12:42:33 pm »
Deve ser outra Odessa  :mrgreen:.

Há uma nos EUA...
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Odessa_(Texas)

Do que sei, depois da reunião, em Berlim, o presidente Francês decidiu pô-las em standby na roménia, a unidade da legião francesa que deveria seguir para odessa.

Sabes muito pouco....
Potius mori quam foedari
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 804
  • Recebeu: 357 vez(es)
  • Enviou: 1758 vez(es)
  • +1022/-192
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6098 em: Março 17, 2024, 01:38:49 pm »
Deve ser outra Odessa  :mrgreen:.

Há uma nos EUA...
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Odessa_(Texas)

Do que sei, depois da reunião, em Berlim, o presidente Francês decidiu pô-las em standby na roménia, a unidade da legião francesa que deveria seguir para odessa.

Sabes muito pouco....

Fiquei curioso. Consegue elucidar-nos?
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7551
  • Recebeu: 993 vez(es)
  • +4679/-886
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6099 em: Março 17, 2024, 01:49:43 pm »
Eu não sei se foi o caso, mas há razões objetivas para os franceses terem tomado precauções adicionais nas últimas 72 horas.
O ministro da defesa do Reino Unido foi alvo de um ataque russo com um "jammer" de GPS e os franceses podem ter dado instruções e alertas para a possibilidade de isso acontecer. Ao mesmo tempo, há tropas francesas na Romenia, que estão em bases a pouco mais de 500km de um território controlado pelos russos, a Transnistria.

Se os franceses, tendo em consideração o ocorrido, as declarações do presidente francês e a irritação dos russos, não tiverem tomado precauções especiais, então seriam muito pouco profissionais.

No mundo em que vivemos, é muito fácil a informação "transbordar" de forma distorcida para a comunicação social e para os Tweets em milhares de canais na Internet.

« Última modificação: Março 17, 2024, 01:53:51 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1448
  • Recebeu: 575 vez(es)
  • Enviou: 2277 vez(es)
  • +703/-125
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6100 em: Março 17, 2024, 01:55:01 pm »
Eu não sei se foi o caso, mas há razões objetivas para os franceses terem tomado precauções adicionais nas últimas 72 horas.
O ministro da defesa do Reino Unido foi alvo de um ataque russo com um "jammer" de GPS e os franceses podem ter dado instruções e alertas para a possibilidade de isso acontecer. Ao mesmo tempo, há tropas francesas na Romenia, que estão em bases a pouco mais de 500km de um território controlado pelos russos, a Transnistria.

Se os franceses, tendo em consideração o ocorrido, as declarações do presidente francês e a irritação dos russos, não tiverem tomado precauções especiais, então seriam muito pouco profissionais.

No mundo em que vivemos, é muito fácil a informação "transbordar" de forma distorcida para a comunicação social e para os Tweets em milhares de canais na Internet.
Os franceses provavelmente desenvolveram um plano militar para se deslocarem para Odesa mas entre existir o plano e colocá-lo em prática vai uma grande distância.
« Última modificação: Março 17, 2024, 02:11:20 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21578
  • Recebeu: 2654 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1175/-1504
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6101 em: Março 17, 2024, 02:40:38 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21578
  • Recebeu: 2654 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1175/-1504
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6102 em: Março 18, 2024, 08:56:38 am »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5405
  • Recebeu: 788 vez(es)
  • Enviou: 754 vez(es)
  • +528/-2617
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6103 em: Março 18, 2024, 01:28:08 pm »
Deve ser outra Odessa  :mrgreen:.

Há uma nos EUA...
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Odessa_(Texas)

Do que sei, depois da reunião, em Berlim, o presidente Francês decidiu pô-las em standby na roménia, a unidade da legião francesa que deveria seguir para odessa.

Sabes muito pouco....

Ao menos sei que nunca traírei a minha democracia, por 32 moedas
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1849
  • Recebeu: 670 vez(es)
  • Enviou: 390 vez(es)
  • +340/-6357
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #6104 em: Março 18, 2024, 02:30:20 pm »
O problema que falas foi criado pelos próprios russos - a operação inicial de invasão da Ucrânia era uma virtual repetição (em larga escala é certo devido ao tamanho da Ucrânia) das operações de "pacificação" da Checoslováquia e da Hungria durante a Guerra Fria.
Não creio nisso. Tudo aponta não para um cenário desses ma para um cenário tipo o da Geórgia em que quando a estrada para Tblisi fico aberta, o governo georgiano negociou. Penso que a ideia russa foi essa, tanto que o ataque inicial foi sobre alvos que não tanto de valor militar.

Ao executarem a intervenção militar desta forma, acabaram humilhados, sobretudo no setor norte de onde retiraram ao final de menos de 2 meses.
Retiraram aquando das negociações que levaram ao pré-acordo. Reconhecido por todas  as partes. O objectivo dessa força era fazer pressão sobre a capital, creio que qualquer um aqui, mesmo sem conhecimento militar nenhum, sabe que não se conquista uma cidade do tamanho de Kiev com tão poucos efectivos e meios.

Quando Putin ainda ao segundo dia da operação apela aos comandantes militares ucranianos para negociarem diretamente com ele ao invés do governo ucraniano, ele sabia que tinha feito cagada. Foram precisos imensos meses de alterações legislativas e contornos de sanções para finalmente, no final de 2022, a Rússia concluir as adaptações necessárias para conseguir reaver a inicitiava estratégica e operacional, derrotar uma rebelião e a ofensiva ucraniana no verão e voltar à ofensiva. Mas durante estes meses de adaptação, o espaço informacional russo mentiu até quando não precisava! Foi isto que criou o tipo de pessoal que falas... e alguns deles provavelmente não vão mudar o discurso.
Acredito que os russos pensaram que seria necessário apenas fazer pressão e mostrar que era a sério e todos os adultos na sala iriam negociar. Enganaram-se. não há adultos na sala e o que foi feito foi justamente a coisa contrária ao bom senso e ao sentido de auto-preservação que deve reger relações de poder. E se os russos fizeram um erro de calculo ao pensar que o nosso lado seria pragmático, coisa a que rapidamente se adaptaram, o nosso lado fez um erro de proporções ainda mais dantescas ao pensar que bastava aguentar uns meses e as sanções mandavam a Rússia abaixo e tudo voltaria ao normal. Agora não sabemos o que fazer e estamos a colocar-nos numa situação em que a cada movimento nosso, o custo de sair é maior e que vai levar a um ponto de não retorno. 

O facto é: se a Rússia tivesse varrido a Ucrânia da face do planeta ninguém andava a fazer piadas com a Rússia.  ;)
Nunca foi intenção deles e continua a não ser. Faço-te a pergunta de novo pois não obtive resposta de ninguém: Porque é que Kiev continua a ter electricidade e água, assim como toda a Ucrania?

A legião francesa encontra-se neste momento a voar para odessa!
O voo vai longo!  :mrgreen:
Wishful thinking e acções baseadas em emoções como podes ver no post do caro nelson38899. Se as forças francesas uniformizadas entrarem na Ucrania e forem atingidas, o que vamos fazer? Qual é o plano? Ouviram por acaso as declarações de vários militares franceses, ou do CEMGFA americano?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka