Pois tenente, só mesmo a pensar alto.
Para já o concurso falava de monomotor e aqui o tens. Tens alguns bimotores AW109 no INEM e já é muito bom.
Depois, o que é impressionante é que está comprovado que o Koala tem uma potência, agilidade e destreza muito superiores ao Alouette III (sem falar nos aviónicos, sensores, SA, etc), também ele monomotor, talvez pecando apenas pela falta de polivalência (e não por culpa própria, antes nossa) já que muito, mas muito dificilmente veremos de novo um dia um "lobo mau" em acção.
Quanto a operações navais, algo que nem sequer está contemplado, de facto é uma grande pecha. Este ia ser originalmente o novo helicóptero ligeiro da FAP e do Exército que teria um largo leque de missões, que não apenas a de instrução, e dá a sensação de que será apenas a essa relegado. Com a passagem da gestão dos meios aéreos da Protecção Civil para a FAP não sei se sequer chegaremos a comprar para os Koala equipamento de combate a incêndios, mas como disse anteriormente para já é tudo muito prematuro pois o que salta cá para fora é muito pouco e não se percebe porquê ou qual a necessidade de tanto secretismo.
Por outro lado, e para a acabar com uma nota mais cómica, seria engraçado ver se o convés de voo de um NPO aguentaria ao menos com um Koala já que há sérias dúvidas quanto ao Super Lynx, e mais haverá quando este estiver modernizado e consequentemente mais pesado.