F-35A Lightning II na FAP

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #360 em: Abril 16, 2024, 05:41:02 pm »
KAAN is BOROMAE, são especulação recreativa que vale a pena mencionar, mas do lado mais realista não acho que nenhum dos 2 seria mais baratos de manter que um F-35 visto terem 2 motores, nem acho que seriam mais capazes.

O F-35 ao menos vejo haver comparticipação ou partilha de custos como contrapartida e/ou em segunda mão para aquisição inicial como foi com os F-16. Nenhuma das 2 alternativas exóticas mencionadas acima beneficiaria destas vantagens.

Logo ou seria o F-35 ou o... (vou fugir) ...o Gripen, por motivos óbvios que não vou mencionar para não ferir suscetibilidades.  :mrgreen:
« Última modificação: Abril 16, 2024, 05:42:52 pm por Pilotasso »
 

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #361 em: Abril 16, 2024, 05:51:13 pm »
O concurso ideal é onde ganha o melhor, ou o que tem a melhor relação preço-qualidade, ou que se adequa mais às nossas necessidades caso aplicável. Se um concurso português ignorar tudo o que é critérios lógicos, e se optar por um caça engripado, por mera fantochada política, aí sim é um péssimo concurso.

Se abrires um concurso com um critério perfeitamente válido (o caça ser de 5ª geração), e mais ninguém concorre porque não preenche esse requisito... a culpa não é de quem faz os critérios, é de quem não se deu ao trabalho de desenvolver esse tipo de aeronave.
Os outros países que optaram pelo F-35, só iniciaram concurso para manter a malta de dentro e de fora feliz, e para evitar uma escalada do preço. Toda a gente sabia qual seria o vencedor dos respectivos concursos. No fim de contas, o avião escolhido terá que se manter relevante até 2060/70, logo os caças de 4.5 nunca o seriam para forças aéreas que pretendem ter apenas um modelo de caça.

Não existe versão disto em que a escolha correcta (com base em requisitos palpáveis) não seja o F-35. Agora o que pode ser debatido, é se faz sentido ter apenas F-35, ou se é preferível passar a ter 2 modelos de aeronave de combate:
-F-35 + FCAS/GCAP (opção FAP de uma potência regional)
-F-35 + KF-21 (opção "low cost")
-F-35 + F-15EX (opção para transporte de armamento "oversized")
-F-35A + F-35B (opção MGP de uma potência regional, com LHDs)
-F-35A + F-35B (Bs como parte de uma frota de porta-aviões ligeiros da UE)*
-F-35 + FCAS Naval (FCAS Naval como parte de uma frota de PAs convencionais da UE)*

A probabilidade destes acontecerem é virtualmente nula, sendo que mesmo a ideia de 40 F-35A (ou qualquer nº acima de 30) é já de si difícil de acreditar.

*Estes dois exemplos seria algo do género a UE querer uma frota de porta-aviões própria, e todos os países terem que contribuir com alguma coisa, nomeadamente aeronaves.

Já nós, como temos rios de dinheiro para gastar na defesa, vamos esquecer esse pormenor.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #362 em: Abril 16, 2024, 09:45:37 pm »
Nem sei como se vão desenrascar, sem super tucanos nem KC390 para os reabastecer. 
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #363 em: Abril 16, 2024, 09:52:09 pm »

Estou a ver que gostam!

Vou dinamizar mais.

Aqui há tempos coloquei esta pergunta:
Quando todos os países da NATO estiverem equipados com F-35, o que é que vai transportar as bombas?

Juntaram-se os catedráticos do FORUM...  ::)
Formaram uma banda de música...  ::)
Publicaram fotos do F-35 com as portinhas abertas...  ::)
E com bombas penduradas nas asas...  ::)
E riram-se todos...  ;D

É muito possivel que em breve Israel leve a cabo um bombardeamentozinho.
Vai ser interessante ver se vai ser tudo com Adir.
Ou se não se safam sem o Ra'am.
Excepto o pequeno facto de que o F-35 em Beast mode leva mais armamento que qualquer dos caças monomotor de 4a geração… pequeno detalhe…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #364 em: Abril 16, 2024, 11:44:13 pm »

















 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #365 em: Abril 16, 2024, 11:57:50 pm »

Estou a ver que gostam!

Vou dinamizar mais.

Aqui há tempos coloquei esta pergunta:
Quando todos os países da NATO estiverem equipados com F-35, o que é que vai transportar as bombas?

Juntaram-se os catedráticos do FORUM...  ::)
Formaram uma banda de música...  ::)
Publicaram fotos do F-35 com as portinhas abertas...  ::)
E com bombas penduradas nas asas...  ::)
E riram-se todos...  ;D

É muito possivel que em breve Israel leve a cabo um bombardeamentozinho.
Vai ser interessante ver se vai ser tudo com Adir.
Ou se não se safam sem o Ra'am.
Excepto o pequeno facto de que o F-35 em Beast mode leva mais armamento que qualquer dos caças monomotor de 4a geração… pequeno detalhe…

Israel vai atacar as instalações nucleares Iranianas com F-35 em Beast mode.
É isso?
Não, mas também não vai com F-15, vai com F-35 em modo stealth… nenhum caça de 4a geração sobrevive a essa missão…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #366 em: Abril 17, 2024, 12:20:00 am »
Já nós, como temos rios de dinheiro para gastar na defesa, vamos esquecer esse pormenor.

Ninguém disse que íamos. Sem saber se vamos avançar com o programa, quando, em que quantidades, o que viria incluído, nem qual seria o valor que pagaríamos, toda a discussão é pura perda de tempo. O que não é perda de tempo, é perceber o porquê de o F-35 ser a única escolha óbvia, com ou sem concurso.

Mas lá está, quando as pessoas não têm mais nada que fazer, resta implicar com tudo e mais alguma coisa.  :mrgreen:
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #367 em: Abril 17, 2024, 12:51:56 am »

Estou a ver que gostam!

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É muito possivel que em breve Israel leve a cabo um bombardeamentozinho.
Vai ser interessante ver se vai ser tudo com Adir.
Ou se não se safam sem o Ra'am.
Excepto o pequeno facto de que o F-35 em Beast mode leva mais armamento que qualquer dos caças monomotor de 4a geração… pequeno detalhe…

Israel vai atacar as instalações nucleares Iranianas com F-35 em Beast mode.
É isso?
Não, mas também não vai com F-15, vai com F-35 em modo stealth… nenhum caça de 4a geração sobrevive a essa missão…

Eu não tenho inclinações ideológicas entre o irão ou Israel, e digo:
Israel tem muita experiência em ELINT e emprego de contramedidas num conflito. O F-35 permite surpresa, mas se tiverem de usar F-15 e F-16 a longas distancias e em território disputado não seria nada que não tivessem feito no passado.
Eu tenho pouca fé nos equipamentos Iranianos, o ataque do fim de semana passado demonstra bem o fosso tecnológico entre os 2 países.
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #368 em: Abril 17, 2024, 01:45:49 am »
Israel pode nem sequer sobrevoar o Irão. Dependendo do tipo de ataque que queiram desenrolar, podem optar pela aposta segura de usar Popeye Turbo lançados de caças (com um alcance máximo de, supostamente, 320km) e/ou os Popeye Turbo SLCM (lançados dos submarinos) que aparentemente conseguem atingir alvos a 1500km de distância. Podem ainda usar alguns Jericho sem ogiva nuclear. Parece-me desnecessário correr riscos com os caças, sejam eles F-16, F-15 ou F-35, a não ser que fosse para começar uma guerra total.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #369 em: Abril 17, 2024, 12:51:59 pm »
Vão de INS Drakon.  ;)





Saudações

P.S. Nenhum caça de quarta geração sobrevive ao Irão?  Ok... :mrgreen:





https://israel-alma.org/2023/01/18/what-is-the-potential-arsenal-of-the-iranian-air-defense-systems-in-syria/
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #370 em: Abril 18, 2024, 06:42:15 am »
Boas, em relação ao concurso será que se pode mesmo escrever nos critérios "5a geração", alguém sabe se a Suíça e a Finlândia o fizeram?
É que acho que os 4,5 também andaram nos concurso deles.

E pergunto isto porquê? Será que algo assim "relativamente vago" não dá oportunidade às empresas que têm os 4,5, se perderem, para "atacar" com os advogados e impugnarem o concurso?

Onde está definido o que é ser 5a geração? O Wikipedia não tem valor jurídico  :mrgreen:.

Talvez o concurso tenha de ser mais específico nas características que pretende mas sem referir gerações, "ter RCS menor que x", ou "quanto menor o RCS mais pontos ganha na avaliação".
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #371 em: Abril 18, 2024, 06:48:51 am »
Em relação ao substituto dos F-16 eu também sou a favor do mais evoluído possível, como o F-35 americano.

Mas estaria o pessoal disponível para a seguinte situação?

Caso a UE abra financiamento para a defesa e obrigue a gastar o dinheiro na UE, e/ou nos aproximassemos da França (com pacotes militares gerais como artilharia, AAA, etc).

Podiamos comprometemos com o FCAS, mas nestas coisas nós como queremos gastar o mínimo somos sempre dos últimos a receber (o que também têm o seu lado bom, que a aeronave já vêm com algumas imperfeições corrigidas).

A França arranjar uns 30 Rafale em leasing até o FCAS  ser entregue...?
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #372 em: Abril 18, 2024, 07:38:31 am »
Nem sei como se vão desenrascar, sem super tucanos nem KC390 para os reabastecer.

Eu nem lá ia

Vai ser uma humilhação
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #373 em: Abril 18, 2024, 06:13:06 pm »
Em relação ao substituto dos F-16 eu também sou a favor do mais evoluído possível, como o F-35 americano.

Mas estaria o pessoal disponível para a seguinte situação?

Caso a UE abra financiamento para a defesa e obrigue a gastar o dinheiro na UE, e/ou nos aproximassemos da França (com pacotes militares gerais como artilharia, AAA, etc).

Podiamos comprometemos com o FCAS, mas nestas coisas nós como queremos gastar o mínimo somos sempre dos últimos a receber (o que também têm o seu lado bom, que a aeronave já vêm com algumas imperfeições corrigidas).

A França arranjar uns 30 Rafale em leasing até o FCAS  ser entregue...?

Se assim fosse  :arrow: Grippen all the way.

Tanto o Tempest como FCAS são muito complexos e bi-motores, e o Alpha jet não serve como precedente  :mrgreen:
O FCAS está no limbo seguindo a tradição do Eurofighter, não vejo esse caça a voar antes de 2040 apesar do que a AIRBUS diz, vamos ter de tomar uma decisão antes disso.
« Última modificação: Abril 18, 2024, 06:15:55 pm por Pilotasso »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #374 em: Abril 18, 2024, 06:40:45 pm »
De acordo com testemunhos no congresso dos EUA embora hajam números a dizer que 55% dos F-35 estão "operational" só 29% dos F-35 estão "fully mission operational". Os outros (55%-29%) aparentemente estão capazes apenas para treino ou missões menores.

Deixem-me reiterar que por os ovos todos no F-35 não é boa ideia.