F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #555 em: Maio 09, 2024, 11:18:26 am »
Bom então a proteção antiaérea das unidades militares vai ser confiada ao exército? É isso?

Porque alocar caças de 5 geração da unidade militar do costume sem proteção das aeronaves no solo...é peculiar...ou um alvo fácil de oportunidade se quisermos assim designar...

uma fragata russa em águas internacionais dispara uns zircon de águas internacionais e a malta nem descola...e nem precisa de atacar os F's basta acertar na pista...

Esse problema já se verifica hoje, e pelo andar da carruagem, vai continuar assim, quer se comprem F-35, quer se mantenham F-16, quer se extinga a aviação de caça no país.

O EP não vai resolver o problema, porque o dito ramo também não tem defesas aéreas credíveis, e não é o micro-programa SHORAD que vai mudar isso.

......................

Cá está. Não tem nem parece ser coisa que desperte atenção de quem de direito.
Querem gastar 200 milhões com aventura tropical a hélice para encher uns bolsos, mas nem uns misseis anti navio de longo alcance e uns misseis de defesa aérea existem, pelo menos nos pontos estratégicos da resposta militar. Seria cômico que não fosse demasiado mau

Se eles encostarem a sul e atirarem umas pedras de longe, nada impede de caírem onde quiserem, nomeadamente Radares. Depois...acabou a resposta militar.
Até podem desmentir que depois é só protestos na ONU e nada mais.

Agora que diminuíram o numero de fragatas, até porque pouca relevância têm, não há uns  Harpoon que possam levar upgrade e serem montados em veículos, nem que seja aos pares, para serem facilmente e rapidamente transportados por avião para onde possa fazer falta?
Não se procura soluções criativas, que até se observam noutros com mais meios. Não dá dinheiro no bolsos nem tachos a alguém?

Restam  dois submarinos para  fazer um acto simbólico

Começa a formar-se a ideia de gente inútil que só pensa no bolso

https://www.defesaaereanaval.com.br/defesa-aerea-naval/os-eua-podem-podem-implantar-os-misseis-harpoon-na-defesa-da-ucrania

Sempre a darem exemplos mas só no  interesse pessoal. Se não for em camiões que seja e até preferível, em veículos mais pequenos
Algures num dos tópicos deixei um exemplo de uma viatura 4x4 com um par de misseis anti navio
« Última modificação: Maio 09, 2024, 11:34:18 am por Pescador »
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #556 em: Maio 10, 2024, 02:20:43 pm »









A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar UAV's e F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade. isto quase sugere que alguns F-16 continuarão em serviço por exemplo para QRA o que faria totalmente sentido. E abre as portas para um segundo caça mais leve mais tarde pois 20 F-35's não é o suficiente para 2 esquadras.

Já agora pode esclarecer qual o evento onde estes slides foram expostos?
« Última modificação: Maio 10, 2024, 02:24:15 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #557 em: Maio 10, 2024, 02:24:27 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #558 em: Maio 10, 2024, 02:25:01 pm »
20 F35 agora e, depois no fim de vida substituir os F16 que entretanto receberiam upgrades

Isso era o caminho
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #559 em: Maio 10, 2024, 02:25:50 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
« Última modificação: Maio 10, 2024, 02:26:53 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #560 em: Maio 10, 2024, 02:32:43 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
Não eram topo de gama como assim?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #561 em: Maio 10, 2024, 02:42:47 pm »
Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)

E já sabemos sem sombra de dúvida que não poderá ser também aqui o caso? Acho que é um pouco prematuro estar a afirmar isso, pois o que para já se conhece oficialmente é que se trata de um processo de intenções da FAP. Não terem sido topo de gama deve-se ao facto de não temos querido abrir mais os cordões à bolsa, como acontece de forma recorrente, e igualmente por se ter quase a certeza que mais tarde, ou mais cedo, as aeronaves seriam alvo do MLU.

Mas os contornos deste possível negócio ainda estão longe de ser conhecidos, como é óbvio. Pelas palavras do CEMFA, tratar-se-ão de aviões novos, logo Block 4; e as Lajes, com a sua vital importância estratégica reafirmada vezes e vezes sem conta, pesarão alguma coisa neste dossier, ou absolutamente nada? Penso que são muitas questões que ainda se encontram no ar para podermos fazer juízos absolutos. ;)

Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #562 em: Maio 10, 2024, 02:43:52 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
Não eram topo de gama como assim?

Em 1994 adquirimos F-16A block 15 OCU cujas primeiras unidades sairam em 1987 quando na mesma linha estavam a sair F-16C block 50 e 52's. Os nossos estavam claramente já superados.
Para além disso O F-35 representa um caça já de peso médio e não leve.
« Última modificação: Maio 10, 2024, 02:51:03 pm por Pilotasso »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #563 em: Maio 10, 2024, 03:56:07 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
Não eram topo de gama como assim?

Em 1994 adquirimos F-16A block 15 OCU cujas primeiras unidades sairam em 1987 quando na mesma linha estavam a sair F-16C block 50 e 52's. Os nossos estavam claramente já superados.
Para além disso O F-35 representa um caça já de peso médio e não leve.
Certo, pensei que estavas a fazer uma afirmação mais relacionada com a geração da aeronave.

Mas ainda é cedo para percebermos que versão do F-35 vamos receber e se será ou não topo de gama.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #564 em: Maio 11, 2024, 08:28:48 pm »
Que se saiba a linha produção do F-35A está produzir apenas uma tranche refresh de cada vez. Até porque o F-35 é um avião recente e ainda não existem D,E & F's. Talvez com a introdução do novo motor adaptativo lá mais para a frente mas para já não há a possibilidade de adquirirmos uma versão anterior mas nova de produção porque isso não existe.
« Última modificação: Maio 11, 2024, 08:31:17 pm por Pilotasso »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #565 em: Maio 11, 2024, 08:43:10 pm »
Que se saiba a linha produção do F-35A está produzir apenas uma tranche refresh de cada vez. Até porque o F-35 é um avião recente e ainda não existem D,E & F's. Talvez com a introdução do novo motor adaptativo lá mais para a frente mas para já não há a possibilidade de adquirirmos uma versão anterior mas nova de produção porque isso não existe.
Eu acho que a questão abcedária já não é tão pertinente. O que me parece que conta é o número do Block.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #566 em: Maio 11, 2024, 10:45:11 pm »
No F-35A o esquema são tranches, em vez de block. Neste momento está a TR-2, no futuro a TR-3.
Era o que estava a dizer, não há produção concorrente de configurações obsoletas. Se assinarmos a aquisição, serão iguais às que os "países ricos" estarão a receber nessa altura.
« Última modificação: Maio 11, 2024, 10:48:18 pm por Pilotasso »