Boas,
Com algum atraso mas aqui fica os meus 2 cêntimos.Plano para o Porto de Lisboa prevê novo terminal na Trafaria
Está também prevista a concessão do terminal de cruzeiros
O Governo apresentou esta sexta-feira um plano de reestruturação do Porto de Lisboa, que prevê a concessão do terminal de cruzeiros, um novo terminal de contentores na Trafaria e a criação de uma nova marina.
Como diz o gordo do preço certo EXXXXXXXPETACULO!!!!!!! Ou não.
Não é nada de novo, o fecho da golada já está previsto desde o tempo do Estado Novo como forma de de resolver os problemas físicos/hídricos do Porto de Lisboa e como forma de criar condições para terminais na margem sul. Contemporaneamente não podia vir em pior altura para os investidores nestes mercados face aos desinvestimentos que se vem nos terminais por todo o mundo.
Concessão do terminal de cruzeiros?? Muito difícil de vender, estou para saber que é que mete a corda no pescoço por uma concessão destas. Não tenham duvidas e leiam duas vezes o que vou escrever a seguir
"Os cruzeiros dão prejuízos aos portos", funcionam numa óptica de "ou aceitam ou nos vamos para outro sitio" por isso fee's de agenciamento estão tão esmagados que são ridículos (fala-se, não confirmado, em 1000EUR pelo agenciamento do Queen Mary II) sendo que depois as agências vingam-se nas comissões dos reboques, etc, como seria de prever. Exigem dragagens que têm de ser absorvidas pela autoridade portuária e não metem nada nos Navios que não seja essencial e com desconto, incluindo as taxas portuárias.
Mas é claro que dá uma granda pinta o Antonio Costa aparecer na TV a congratular-se por Lisboa ser um destino de luxo de cruzeiros, que trazem milhares de turistas à Rua Augusta para pagar 30€ por meia-dose de sardinhas congeladas que nem os gatos de rua de Marvila comem.
O Governo prevê ainda regenerar e qualificar zonas urbanas em sete concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Segundo o Executivo, este plano deverá gerar 540 postos de trabalho diretos e mais 2000 indiretos.
Estes números dos empregos são sempre esquisitos por exemplo:
Quem movimenta 100 contentores movimenta 500, quem agência 1 Navio agência 10, quanto mais recentes os terminais mais automatizados pelo que menos pessoal para mais volume, isto só nos directos. E nos indirectos? Não estou a ver novas camionagens, despachantes, depósitos de contentores a abrirem na Trafaria... das duas uma ou fecham na margem Norte e abrem na margem Sul ou então ficam onde estão.
Quanto ao terminal de contentores de Alcântara, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, salientou que o contrato com a Liscont termina apenas em 2020, pelo que a discussão à volta do futuro deste terminal só se colocará dentro de alguns anos.
E quem sabe se em 2020 não se arranja uma boa desculpa para deixar ficar a Liscont onde está.... só quem tiver no poleiro é que sabe, esperemos que sim.
E com esta segunda vaga de noticias é que começaram a aparecer as primeiras nuvens cinzentas
O Governo vai lançar um plano para reestruturar o Porto de Lisboa, que prevê a criação de um novo terminal de contentores na Trafaria (Almada), retirando de Lisboa o movimento de mercadorias por via portuária e deixando apenas de fora do projecto o terminal de Alcântara.
Alcântara fica de fora? Então e? a? Mas fecha em 2020 ou não?
Então mas se Alcântara fica de fora devem estar a referir-se a zona portaria de Santa Apolónia nomeadamente o TML - Terminal Multipurpose de Lisboa também conhecido por terminal da ETE ou Transinsular e cuja concessão está a expirar ou já expirou e ninguém se bufou, o TCSA - Terminal de Contentores de Santa Apolónia também conhecido por Sotagus ou "das Ilhas" e que se estava a preparar para afiambrar o TML já que é só mandar a cerca abaixo, e o TMPB - Terminal Multiusos do Poço do Bispo e que inclui o cais para os silos da Nacional.
Sim referem-se não só a estes como a toda a actividade portuária até ao Trancão (sem contar que os cruzeiros que são finos)!!!!! Tudo terrenos de alto valor portuário mas ainda mais imobiliário.
Agora começa aquilo que não passa na TVI e que nem toda a gente sabe quem é: que tráfego é que opera nos terminais que querem fechar? Ao que eu respondo o abastecimento as Regiões Autónomas e os tráfegos de "segunda" como as Áfricas (Angola, Moçambique, Guinés, etc, Norte de África, e algum tráfegos Europeus, etc. E perguntam os inteligentes "Então mas vão tentar convencer alguém a investir milhões em tráfegos de segunda? E estes tráfegos operam 1M de TEUS anuais? E a operação destes tráfegos é compatível com um terminal de primeira categoria?"
Alguma estatística:
Como ler ANO; Total de carga contentorizada; TEU aproximados a 14Tons por TEU (o que usualmente utilizado para estatística se bem que as ultimas analises digam os contentores movimentos em Portugal tem em media 16TonsTOTAL Nacional
2011; 17.387.342 Tons; 1.241.953TEUs
2010; 15.258.043Tons; 1.089.860TEUs
2009; 12.984.000Tons; 927.428TEUs
2008; 13.619.000Tons; 972.782TEUs
Lisboa
2011; 5.584.648Tons; 398.903TEUs
2010; 5.177.470Tons; 369.819TEUs
2009; 5.007.000Tons; 357.642TEUs
2008; 5.677.000Tons; 405.500TEUs
Leixões
2011; 5.408.506 Tons; 386.321TEUs
2010; 4.992.332Tons; 356.595TEUs
2009; 4.546.000Tons; 324.714TEUs
2008; 4.633.000Tons; 330.928TEUs
Sines
2011; 5.495.162Tons; 392.511TEUs
2010; 4.410.736Tons; 315.052TEUs
2009; 3.050.000Tons; 217.857TEUs
2008; 2.965.000Tons; 211.785TEUs
O que as estatísticas dizem: Como raio é que eles querem movimentar 1M de TEUs na Trafaria se nacionalmente só movimentamos 1.2M.
O que as estatísticas não dizem: Que a carga em Sines tem de ser vista com cuidado porque a maioria dos contentores que passam por lá só vão trocar de Navio e muito provavelmente até são contados duas vezes na estatística.
E se considerarmos os tráfegos de segunda linha que operam na zona de Santa Apolónia não deverão exceder na melhor das hipóteses uns 100.000TEUs/ano que é um décimo do que se pretende?
Se calhar o melhor e o que vai acontecer é digamos "
dá-se" por concurso publico construção do Terminal da Trafaria aos donos da Liscont que é como quem diz a Mota-Engil e eles assim que tiverem a Trafaria a bombar secam aos poucos a Liscont e mesmo antes de 2020 temos a Mota-Engil a construir um arranha-céus, um shopping o um hotel em Alcântara....... e o Miguel Sousa Tavares já não incomoda com a parede de contentores.
Mais a serio e como já expus em posts anteriores o único tráfego que pode sustentar um Terminal na Trafaria é o Internacional de Longo Curso e este trabalha na Liscont.
Então mas Pedro e os tráfegos de segunda???.... Calma......
Está ainda por encontrar uma solução para o transporte das mercadorias que chegarem ao novo porto da Trafaria, prevendo-se que seja construída uma ligação ferroviária para o efeito até ao Poceirão. De acordo com o executivo, a Refer, gestora nacional da rede ferroviária, está ainda a estudar esta matéria.
Eis que se começa a ver uns raios de sol a trespassar as nuvens cinzentas e entra outro player destas andanças..... o BES! Como? já explico.
Como foi dito a Trafaria não é nenhuma novidade e esta questão da ligação ferroviária é para Inglês ver já que os terrenos por onde a mesma passará estão reservados por lei desde o tempo da Silopor nunca houve foi saber/vontade/dinheiro/justificação para a fazer. O importante neste paragrafo é outra localização magica do nosso pais o Poceirão.
A uns anitos ainda eu era caloiro estava-se na fase orgásmica da logística e por todo o lado havia livros brancos, azuis e as bolinhas sobre a estratégia logística nacional resultantes de estudos e consultadorias encomendados à malta do costume (quase mas ainda não chegamos lá) e eu lá fui perdendo um ano de vida por cada seminário sobre logística que me obrigavam a ver.
Um destes livros sugeria que o que este pais precisava era de plataformas logísticas por todo lado algumas sem acessibilidades aos portos, ferrovias e ou rodovias mas que tinham de ser ali, aqui ou acolá.
Ora uma destas localizações era o Poceirão que ia salvar a logística de Lisboa e Vale do Tejo, criar milhares de empregos directos e milhões de indirectos e assim qual Ota os nossos amigos do BES decidiram comprar vejam bem os terrenos onde seria criada a dita cuja Plataforma Logística do Poceirão, coincidência? Sinceramente não sei já que desconheço qual foi o estudo e quem o fez onde apareceu pela primeira vez o Poceirão e o seu castelo altaneiro.
A verdade é que tal como o Soares fez na Ota o BES arriscou e investiu......azar do caraças ou não.
Ligando os pontos percebe-se agora porque é que numa altura de aperto financeiro e económico vão aparecer milhões para fazer um terminal na Trafaria:
O Governo anuncia um investimento na economia e a criação de emprego numa região tradicionalmente de esquerda.
Investimento esse que incluiu uma grande fatia só para o mercado da construção.
A Mota-Engil por certo, e até com mérito não duvido, vai acabar a construir e talvez operar por mais ou menos portas e travessas o novo terminal.
E o BES vai começar a ver retorno no investimento no Poceirão.
E todos vivem felizes para sempre.
O executivo pretende ainda avançar com a concessão da Marina de Lisboa, como estava previsto desde 2010. A infra-estrutura irá localizar-se entre as docas de Pedrouços e do Bom Sucesso, estimando-se que esta seja a primeira operação a avançar, com o lançamento do concurso programado já para o próximo mês.
Esta nem vale a pena comentar pensem por este lado: vocês tem um barquito de 6/7metros cabinado para ir a pesca ou um veleiro para dar uns passeios e pedem-vos um dinheirão por um lugar na marina, se não pagam arrestam o barco. Vocês são políticos, banqueiros, magnatas e tem um iate de 30m, pedem-vos o dobro de um dinheirão por um lugar na marina e quando vem cobrar dizem "Ó meu caro não me aborreça com trocos e deixe la isso. Veja lá não me obrigue a falar com o seu chefe". Estão a rir-se!? Isto já aconteceu e acontece ainda por certo.
Relativamente a noticia da Lusa posta pelo
Lusitano o que posso adiantar e que já do conhecimento do meio é que as Administrações já tomaram posse e já estão a trabalhar na fusão de Lisboa com Setúbal.
Fosga-se ó Pedro então e os tráfegos de segunda???
Então não chegaram lá? Construir a Trafaria + Acabar com Santa Apolónia e Alcântara + Rentabilizar o Poceirão + Ressarcir o BES + Dar trabalho à Mota-Engil + Fusão de Lisboa e Setúbal = Estas bestas querem por os tráfegos de segunda de Lisboa em Setúbal!
Bestas porque? Porque a origem e destino da carga Insular e de África está em Lisboa (Alvercas, Bobadelas, região Oeste, etc) transportar um contentor de Santa Apolónia para Alverca custa uns 50€ por TEU para Setúbal custa o dobro talvez triplo para não falar no impacto ambiental de por mais camiões/km na estrada e outros custos secundários.
No fundo seria criminoso e lesa a pátria estar a aumentar os custos das cargas com origem e destino aos Açores e Madeira já consideráveis, e pouco estratégico estar a aumentar os custos dos poucos mercados onde somos competitivos e apetecíveis como Angola, Moçambique, Marrocos, etc.
Se calhar um pouco mais de 2centimos.