F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #375 em: Abril 19, 2024, 06:31:39 am »
Já sabemos que tucanos é que é bom
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #376 em: Abril 19, 2024, 10:00:59 am »
Pretende-se num primeiro contrato 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20, totalizando 40 F-35A !, mas baseados em Ovar.
Cps,
No âmbito da FA, 5.0, existem vários planos, que a ser cumpridos irão tornar a FAP uma força aérea, diria que de pequena/média dimensão e com capacidade interessante, vou desvendar um pouco o véu:

-O contrato inicial de 20 F-35A Lightning II, com novas munições, como sejam JSOW, JDAM-ER, AIM-120D, AIM-9X, entre outras, com o padrão 4F;
A primeira pergunta que faço (visto que noutro tópico o Charlie Jaguar já colocou a questão do carcanhol) é: o pessoal da esquadra 551 não vai depois andar a meter nojo ao pessoal da 301 e 201?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #377 em: Abril 19, 2024, 10:35:31 am »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P


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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #378 em: Abril 19, 2024, 11:05:10 am »
Já sabemos que tucanos é que é bom

Exacto!

Em particular numa altura de orientação para conflitos de alta intensidade contra adversários de topo e operação em ambientes AA extremamente sofisticados é mesmo o Tucano que marcaria a diferença.
Ainda não percebi como é que a Ucrânia não os foi buscar - ou  ainda não lhos deram! - mas enfim... o Putin até se reformava!!
 

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Vicente de Lisboa

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #379 em: Abril 19, 2024, 12:29:12 pm »
Só quero linkar esta posta minha na thread da substituição dos F-16 a dizer que a escolha ia sempre recair nos F-35.

Agora com a "decisão" anunciada em Abril, para formalizar sabe Deus quando, não os vamos cheirar até meados dos 2030.
« Última modificação: Abril 19, 2024, 12:30:42 pm por Vicente de Lisboa »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #380 em: Abril 19, 2024, 01:06:41 pm »
Deve ser como as 30mm dos NPOs

 :rir: :rir: :rir:
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #382 em: Abril 19, 2024, 02:09:39 pm »
Não sei se já está cá mas..
..https://www.cavok.com.br/portugal-confirma-aquisicao-de-cacas-f-35-lightning-ii-para-substituir-frota-de-f-16

Epa que chato vinha agora postar isso :new_argue:

1° F35 em 2031? Isto tem alguma base para ser verdadeiro?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #383 em: Abril 19, 2024, 02:18:46 pm »
"E, obviamente, o processo fundamental de transição para o F-35. É algo que está a decorrer, mas não é num dia que se faz. Esse processo já começou. Tivemos aqui um workshop com a Lockheed e com a Força Aérea Americana para nos capacitarmos também do que é que é esse salto para a quinta geração.

É um programa que orçará 5,5 mil milhões, eventualmente. E não é um programa que é pago num ano, estamos a falar de um programa a 20 anos. É um valor que, à primeira vista dizemos que é um valor altíssimo, mas se depois fizermos a decomposição ao longo do período dos 20 anos que é necessário, e que só recebemos o avião a partir do sétimo ano, vemos que, obviamente, é um programa adequado e em que o esforço logístico deste programa é praticamente dividido por toda a Europa futuramente."

In https://www.dn.pt/2235481395/general-cartaxo-alves-tenho-militares-que-chegam-a-pagar-150-mil-euros-para-se-desvincularem/

Pergunta, quantas aeronaves?
« Última modificação: Abril 19, 2024, 03:58:45 pm por Claust »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #384 em: Abril 19, 2024, 02:49:27 pm »
5,5 mil milhões. Devem julgar que a FAp é algum Banco...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Velhos tempos em que um F117 era abatido por aquele colosso da tecnologia chamado P18/Neva M.  :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2021/08/18/desculpe-nao-sabiamos-que-era-invisivel-quando-um-velho-missil-russo-abateu-um-f-117-dos-eua/





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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #385 em: Abril 19, 2024, 04:01:44 pm »
5,5 mil milhões. Devem julgar que a FAp é algum Banco...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

Foi o senhor General que o referiu a um jornal nacional, se ele o diz… e se chefia este ramo...
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #386 em: Abril 19, 2024, 04:18:24 pm »
Convém não embandeirar em arco porque nada está ainda preto no branco.

Sabe-se, e nas palavras do CEMFA:

1 - que o escolhido é o F-35A;
2 - que o programa deverá custar em torno de 5,5MM€ a 20 anos;
3 - que após ser colocada formalmente a encomenda, o primeiro Lightning II só deverá ser entregue 7 anos mais tarde;
4 - que para a chegada da(s) primeira(s) aeronave(s) ser em 2031, isso significava encomendá-las ainda este ano (2024 + 7 = 2031), e não é líquido que isso venha a acontecer;
5 - que os F-16M (ou V) deverão pelo menos chegar aos 40 anos de serviço na FAP.


Agora resta aguardar pelo poder político. O CEMFA até pode não ter um caderno de encargos para entregar ou apresentar ao novo MDN, mas já deixou bem claro o que o ramo espera e deseja ver concretizado.
« Última modificação: Abril 19, 2024, 04:18:57 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #387 em: Abril 19, 2024, 04:23:41 pm »
O cavok é  conhecido por ser tanga por isso perguntei
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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #388 em: Abril 19, 2024, 04:23:49 pm »
Convém não embandeirar em arco porque nada está ainda preto no branco.

Sabe-se, e nas palavras do CEMFA:

1 - que o escolhido é o F-35A;
2 - que o programa deverá custar em torno de 5,5MM€ a 20 anos;
3 - que após ser colocada formalmente a encomenda, o primeiro Lightning II só deverá ser entregue 7 anos mais tarde;
4 - que para a chegada da(s) primeira(s) aeronave(s) ser em 2031, isso significava encomendá-las ainda este ano (2024 + 7 = 2031), e não é líquido que isso venha a acontecer;
5 - que os F-16M (ou V) deverão pelo menos chegar aos 40 anos de serviço na FAP.


Agora resta aguardar pelo poder político. O CEMFA até pode não ter um caderno de encargos para entregar ou apresentar ao novo MDN, mas já deixou bem claro o que o ramo espera e deseja ver concretizado.
A fazer fé na informação do Subsea de que o plano de longo prazo inclui 40 aviões, parece-me um excelente ponto de partida negocial, sabendo que o cenário final dificilmente será esse. Com números destes, se quando tudo estiver finalizado a FAP comprar 30 aviões, o custo total ficará possivelmente abaixo dos 4 mil milhões, o que a 20 anos é comportável… a ver vamos… rezar e fazer figas é o que se pode fazer para já…
« Última modificação: Abril 19, 2024, 04:26:35 pm por JohnM »
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #389 em: Abril 19, 2024, 04:25:14 pm »
Antes da próxima revisão "intercalar" da LPM duvido que seja feito algo... e mesmo assim era necessário que os partidos do "arco do poder" primeiro perceberem a situação e/ou muita pressão da UE / NATO.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur