Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3449 Respostas
  • 649117 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11121
  • Recebeu: 2369 vez(es)
  • Enviou: 3290 vez(es)
  • +742/-1034
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3240 em: Março 26, 2024, 08:23:35 pm »
Também era injusto países com diferentes poderes económicos (Holanda e Portugal) ia ser um esforço diferente para fazer o mesmo.

Assim cada pais fornece os meios que possui, mas as despesas são pagas pela instituição que fica a comandar.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1708
  • Recebeu: 409 vez(es)
  • Enviou: 357 vez(es)
  • +105/-45
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3241 em: Março 26, 2024, 11:32:00 pm »
A Força Aérea vai projetar novamente para a Lituânia um destacamento composto por até 95 militares e quatro F-16AM, para apoio à missão de policiamento aéreo dos Estados bálticos (eAP/BAP). Terá a duração de 4 meses, e decorrerá entre 1 de Abril e 31 de Julho.

https://www.emfa.pt/noticia-4541-forca-aerea-regressa-ao-baltico

O que vale é que a NATO abastece os F-16 com gasoil.
Uma missão de 4 meses contínuos, a expensas da FAP... havia de ser bonito.

Na última missão o C-130H teve de lá levar uns motores para trocar...por isso há sempre despesas da FAP.

Se fosse só meter gota e andar a voar não era preciso que a maioria desses 95 militares fosse pessoal da manutenção de aeronaves e aviónicos...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3242 em: Março 26, 2024, 11:45:44 pm »
A Força Aérea vai projetar novamente para a Lituânia um destacamento composto por até 95 militares e quatro F-16AM, para apoio à missão de policiamento aéreo dos Estados bálticos (eAP/BAP). Terá a duração de 4 meses, e decorrerá entre 1 de Abril e 31 de Julho.

https://www.emfa.pt/noticia-4541-forca-aerea-regressa-ao-baltico

O que vale é que a NATO abastece os F-16 com gasoil.
Uma missão de 4 meses contínuos, a expensas da FAP... havia de ser bonito.

Na última missão o C-130H teve de lá levar uns motores para trocar...por isso há sempre despesas da FAP.

Se fosse só meter gota e andar a voar não era preciso que a maioria desses 95 militares fosse pessoal da manutenção de aeronaves e aviónicos...

E quando o C avariou até um dos C-27J lituanos andou a fazer vaivém entre Monte Real e Siauliai.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1821
  • Recebeu: 1731 vez(es)
  • Enviou: 2581 vez(es)
  • +5508/-2927
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3243 em: Março 26, 2024, 11:49:55 pm »
A Força Aérea vai projetar novamente para a Lituânia um destacamento composto por até 95 militares e quatro F-16AM, para apoio à missão de policiamento aéreo dos Estados bálticos (eAP/BAP). Terá a duração de 4 meses, e decorrerá entre 1 de Abril e 31 de Julho.

https://www.emfa.pt/noticia-4541-forca-aerea-regressa-ao-baltico

O que vale é que a NATO abastece os F-16 com gasoil.
Uma missão de 4 meses contínuos, a expensas da FAP... havia de ser bonito.

Na última missão o C-130H teve de lá levar uns motores para trocar...por isso há sempre despesas da FAP.

Se fosse só meter gota e andar a voar não era preciso que a maioria desses 95 militares fosse pessoal da manutenção de aeronaves e aviónicos...

Continua a mentalidade do "havia de ser bonito".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3244 em: Março 27, 2024, 11:05:29 am »
Destacamento a caminho da Lituânia.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, CruzSilva, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 185
  • Recebeu: 67 vez(es)
  • Enviou: 166 vez(es)
  • +21/-2
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3245 em: Março 27, 2024, 01:23:31 pm »
Destacamento a caminho da Lituânia.



@Charlie Jaguar,

Para além do KC-390 (26901) e dos F-16AM (15103 e 15104), quais os outros dois F-16AM que estavam destacados?

Obrigado,

GM
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3246 em: Março 27, 2024, 03:14:49 pm »
@Charlie Jaguar,

Para além do KC-390 (26901) e dos F-16AM (15103 e 15104), quais os outros dois F-16AM que estavam destacados?

A informação que tenho é a de que se trataram para já de 3 caças (15103, 15104 e 15114), e que pararam para reabastecer na base aérea belga de Florennes.

Entretanto o Millennium está neste momento a regressar a Portugal vindo de Siauliai.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 185
  • Recebeu: 67 vez(es)
  • Enviou: 166 vez(es)
  • +21/-2
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3247 em: Março 27, 2024, 03:34:43 pm »
@Charlie Jaguar,

Para além do KC-390 (26901) e dos F-16AM (15103 e 15104), quais os outros dois F-16AM que estavam destacados?

A informação que tenho é a de que se trataram para já de 3 caças (15103, 15104 e 15114), e que pararam para reabastecer na base aérea belga de Florennes.

Entretanto o Millennium está neste momento a regressar a Portugal vindo de Siauliai.

Obrigado @Charlie Jaguar!

Esse KC-390 não pára  :-P
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1587
  • Recebeu: 510 vez(es)
  • Enviou: 179 vez(es)
  • +316/-191
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3248 em: Março 27, 2024, 03:44:52 pm »
O quarto piloto ficou a dormir?  :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3249 em: Março 27, 2024, 04:24:55 pm »
Obrigado @Charlie Jaguar!

Esse KC-390 não pára  :-P

Pois não, hoje transportou o pessoal que vai fazer parte deste Block 65 do eAP/BAP em Siauliai. Descolou da BA5 eram 07h53, sobrevoa agora a zona de Paris no regresso a Portugal Continental.
« Última modificação: Março 27, 2024, 04:27:05 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 156
  • Recebeu: 71 vez(es)
  • Enviou: 100 vez(es)
  • +8/-36
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3250 em: Março 27, 2024, 08:07:55 pm »
Obrigado @Charlie Jaguar!

Esse KC-390 não pára  :-P

Pois não, hoje transportou o pessoal que vai fazer parte deste Block 65 do eAP/BAP em Siauliai. Descolou da BA5 eram 07h53, sobrevoa agora a zona de Paris no regresso a Portugal Continental.

Ao que consta pela primeira vez irá haver 4 rotações de pessoal no Baltic Air Policing, proporcionadas pela rapidez do 390.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3251 em: Março 27, 2024, 09:28:09 pm »
Se com apenas um KC-390 já é o que é, quando chegar o segundo Millennium então...

Pobre frota C-130, não merecia nada um fim de vida assim.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3252 em: Março 31, 2024, 12:27:56 pm »
Citar
(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf

Bolas, até as HV têm limite.

Será que a MDN espanhola também lançou uma portaria a indicar o número máximo de horas de voo permitido aos 8 EF-18M destacados para Amari? :P
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, wyldething, Subsea7, goncalobmartins

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1587
  • Recebeu: 510 vez(es)
  • Enviou: 179 vez(es)
  • +316/-191
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3253 em: Março 31, 2024, 03:57:12 pm »
Isso alguma vez aconteceu?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5660
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 3785 vez(es)
  • +10072/-2653
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3254 em: Março 31, 2024, 04:45:42 pm »
Isso alguma vez aconteceu?

No de 2023 sim:

Citar
(...) 1 - É autorizado o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo nacional no âmbito da NATO Air Policing Mission, designadamente na Baltic Air Policing Mission - Lituânia, em 2023, com o empenhamento de 4 (quatro) aeronaves F-16M, um efetivo de até 85 (oitenta e cinco) militares, num total de até 320 (trezentas e vinte) horas de voo (excluindo trânsitos), por um período de até 4 (quatro) meses.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/153-2023-211234662


Em anteriores, não. Exemplo de 2018:

Citar
(...) 1 - Fica o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas autorizado a empregar e sustentar, como contributo de Portugal para a missão da OTAN de policiamento aéreo dos Estados Bálticos, por um período de quatro meses (Block 47, maio a agosto de 2018), quatro aeronaves F-16MLU e um destacamento até 95 militares, baseados na Lituânia.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/303-2018-115337692

Atenção, não sei se esta peculiaridade/preciosismo será exclusivamente nosso, ou se eventualmente será algo acordado entre a NATO e os estados-membros. Todavia, perante o que está escrito na portaria, é razão suficiente para nos interrogarmos então o que aconteceria se a atividade aérea russa junto aos Estados Bálticos fosse superior ao normal, exigindo mais Alpha Scrambles e por conseguinte se tornasse necessário ultrapassar o limite de horas de voo imposto aos 4 F-16M.

É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.
« Última modificação: Março 31, 2024, 04:50:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins