sinceramente, mesmo sem uma substituição rápida não sei se sou grande fã de gastar dinheiro em modernizações a la exército português.
Seria a desculpa perfeita depois para dizer que nunca mais era preciso substituir, porque servia perfeitamente e tal
Para mim só aceitaria A6 ou A7 a preços de saldo mas muito saldo tendo a obrigação de em 2030 os primeiros K9 ou PZH2000 estarem a chegar
Isto nem modernização é, é mesmo uma manutenção aprofundada, para manter aquilo a funcionar mais uns anos. Isto seria aceitável se fosse para os aguentar mais uns tempos até serem substituídos. Não pode é ser visto como uma modernização!
Francamente, dada a seriedade da situação, se calhar não seria má ideia colocar em cima da mesa a substituição tanto dos M109 como dos M114 por um sistema único, de rodas. Não substitui plenamente um sistema AP de lagartas, mas entre ter 18 M109 velhos e não-modernizados + 12 a 18 Caesar 6x6, ou um número mais elevado de Caesar (30 a 40), talvez fizesse mais sentido esta última.
Sim manutenção tem obrigatoriamente de ser feito
Caesar não credo....por favor não, é superior ao M-114(difícil é não ser) , mas o 6x6 serve para COIN, serve para ser mobilizado e transportado rapidamente e pouco mais, é um dos sistemas mais sobrevalorizados do mundo sinceramente, o mesmo para o 8x8
Os problemas são vários, recarregamento manual, lento a estar pronto, lento a sair, produção super baixa de apenas 6 por ano(não percebo os franceses), tripulação exposta e etc
Gosto do Caesar, acho um sistema interessante mas para mim só tem espaço na BRR e mais nada
Depois não acho que tem sentido ter um sistema de rodas na BrigMec, aqui é K9 ou PZH2000, nem tem discussão possível
Para sistemas de rodas é Archer ou Boxer RCH 155, eu sei que estou só a ir para o bom e o melhor, mas pronto não acho mesmo que Caesar seja um bom investimento na não ser só para a BRR
e já agora também gostava de ver M-777A2, principalmente como reserva, sendo que em serviço ativo tinha apenas sistemas AP
Sonho sonho seria:
BrigMec:
18PZH200 ou K9 mais 6 em reserva
CV90 com NEMO ou AMOS para morteiro de 120mm
BI:
18 Boxer RCH155 ou parecido, mais 6 em reserva
Boxer NEMO ou Pandur NEMO para morteiro de 120mm
BRR:
M-119A3
um sistema 4x4 com uma 105mm
outro com morteiro 120mm
18 Caesar 6x6, mais 6 em reserva?
18 HIMARS num btn independente e uma série de M777 em reserva
Mas prontos eu sei que estou a perder tempo com estes sonhos ridículos e que sou um lunático total
O importante é que Caesar? Sinceramente não obrigado