Plataforma Naval Multifuncional

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papatango

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #825 em: Junho 06, 2023, 12:51:48 pm »


Reparei no outro dia que o cargueiro Laura S tem uma estrutura parecida.

Este navio, é de cabotagem.
Em caso de mar alteroso, ele estará normalmente a menos de 50 milhas de um porto. Esta embarcação não pode parar e tem sempre que aproar no sentido das vagas, caso contrário vai ter problemas graves.

Este navio não pode parar no mar, como dá a impressão que o projeto 3D faz. Aliás isso é essencial porque ele tem uma doca à popa.
Não há nenhum navio de baixo bordo nas fotos anteriores, que possuam uma estrutura por cima, que em caso de vagas de grande dimensão podem chegar a fazer pressão na parte inferior do deck de voo.

Não conhecemos o calado nem as dimensões. Além dos bordos livres minimos, o projeto aparenta ter calado reduzido e ter pods, logo, propulsão eletrica. Não tem veios nem helices à popa e por isso tem uma arrumação mais facil no interior. Terá que possuir grandes  geradores para alimentar os motores eletricos.

Quando os navios são inerentemente instáveis podem ser colocados estabilizadores inerciais, mas os estabilizadores não podem resolver o problema da instabilidade de um projeto que à partida aparenta ser instavel.

Os grandes espaços abertos, são isso mesmo, demasiado grandes e demasiado abertos.
Podem ser tapados ?
Resposta: Provavelmente não

Seriam proporcionalmente tão grandes que para serem eficientes, considerando a força das ondas que é possivel encontrar nos nossos mares, teriam que ser extraordinariamente pesados, afetando ainda mais a estabilidade.
Se forem feitos de materiais mais leves, ao primeiro vendo acompanhado de ondas... vão à vida.
Se o calado do navio for reduzido, com aquelas áreas fechadas, os eventuais «portalós» laterais transformavam-se em velas.

Claro que, a embarcação pode ser utilizada em periodos de mar-chão, em que não for previsivel a existência de ondulação.
Um navio que fica à espera de condições adequadas para navegar.

Se o navio for estanque, ele pode não se afundar, mas se não for estável, pode virar.

É uma ideia, um conceito, que pode ter sido desenvolvido para 3D a partir de desenhos em papel, e estou a especular.
Como tenho dito muitas vezes, os planos navais na história da marinha do século XX foram bastantes, em muitos casos, eram mais declarações de intenções que outra coisa qualquer ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #826 em: Junho 06, 2023, 01:04:02 pm »

Olha este Italiano para o Ártico!



MAIN CHARACTERISTICS
Length overall - abt. 100.00 m

Length between perpendiculars - abt. 84.80 m

Moulded breadth - abt. 21.00 m

Full load displacement - abt. 10,885 t

Icebreaking design draft - abt. 7.80 m

Icebreaking maximum draft - abt. 8.10 m

Maximum draft scantling - abt. 8.65 m

Speed - 15 kn

Range at 11-12 kn - 15,000 nm

Crew - 55 people

Single cabins - 21

Double cabins - 17

MAIN MACHINERY

Azimuth thrusters aft

2 x abt. 5,000 kW

MDGs

2 x abt. 4,300 bkW + 2 x abt. 2,900 bkW

Ou seja, tem o mesmo comprimento mas é mais pesado (6000 ton. contra 10.000 ton.) e também usa propulsores azimutais.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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papatango

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #827 em: Junho 06, 2023, 01:48:08 pm »
Bom, desenhos versus desenhos, a única coisa que realmente podemos comparar é a estética.

O que posso afirmar é que é uma ideia engraçada, um navio com capacidade para quebra gelos, com pods ...

De resto, não tem nada a ver. o projeto 3D português tem muito mais volume e muito mais área onde as ondas podem "bater". O mais importante é que um navio que supostamente transporta drones, precisa de uma plataforma minimamente estável, caso contrário, tem que ficar à espera de bom tempo.

Este navio tenta fazer a quadratura do círculo, responder a todos os quesitos e fazer tudo ao mesmo tempo.
A probabilidade de sucesso de um projeto deste tipo não aparenta ser muito elevada, porque quando se tenta resolver um problema num setor, criam-se dois noutro lado qualquer.

É sempre o calcanhar de Aquiles de um projeto polivalente.
O meu problema como pagador de impostos, é que este tipo de conceitos desenvolvidos de raiz, custa muito, muito, mesmo muito dinheiro...
Para fazer os NPO's quando apoio externo foi necessário para garantir que aquilo não se voltava quando chegasse à água ?

E isto considerando, a acreditar nos dados conhecidos e publicados, quando se sabe que o NPO foi beber ao conceito de uma João Coutinho mais estável e sem armamento mais pesado.

Admito no entanto que, com o software que existe hoje, estudar a estabilidade de um navio não tem absolutamente nada a ver com o que era há vinte ou trinta anos atrás.

Ainda assim, até os alemães lançaram à água uma fragata desequilibrada ...
Cá para mim foi a Merkel a pedido dos russos  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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ICE 1A+

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #828 em: Junho 06, 2023, 03:49:27 pm »
ui!! O que por aqui vai!!! 

Projeto  ? Qual Projecto.??
Nao existe projeto nenhum. 

Existe uma ideia da Marinha portuguesa
Foi lançado um concurso internacional para ver se ha interessados  na ideia..
quem estiver interessado.. candidata-se…

Depois … a   Marinha   ou o MDN , ou la quem foi que lançou  concurso , avalia se os candidatos são válidos ou não.

Depois…. Quem lançou o concurso convida os candidatos que passaram à fase  seguinte a  apresentar propostas…mediante um caderno de encargos..
Aí as equipas dos  estaleiros  tem 6 meses para estudar e fazer um projeto básico  e apresentar as propostas…

Nesse projeto base estão incluídos testes em tanque de modelos do projeto…
Nenhum estaleiro vai apresentar um projeto que não cumpra com os requisitos pedidos no caderno  de encargos do convite para apresentar propostas..



Esta é  a segunda segunda tentativa…

No anterior concurso os candidatos que passaram à segunda  fase e que foram convidados a apresentar uma proposta…de navio ….  nenhum apresentou nada! Nenhum se mostrou interessado em fazer a Binby!
« Última modificação: Junho 06, 2023, 03:53:31 pm por ICE 1A+ »
 
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ICE 1A+

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #829 em: Junho 06, 2023, 04:02:00 pm »
PS: na anterior tentativa… o picas pensava que a West Sea fazia a bimby por 100 milhões.

 :nice: :nice: :nice: :nice: :nice:
 

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Pescador

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #830 em: Junho 06, 2023, 04:22:54 pm »
Já aqui apresentaram recentemente  fotos de outros projetos bons, com alguma capacidade logística e, de meios de investigação, hidrografia, uso de meios aéreos e outros drones, com dimensão de bom senso e fazível. Para quem sabe o que faz. Ou seja, objetivo
O picas quer inventar a pólvora e dar nome, mas já existe de vários tipos.
O Porta Drones do Almirante
« Última modificação: Junho 06, 2023, 04:29:34 pm por Pescador »
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #831 em: Junho 07, 2023, 03:58:05 pm »
PS: na anterior tentativa… o picas pensava que a West Sea fazia a bimby por 100 milhões.

 :nice: :nice: :nice: :nice: :nice:
Aliás, deu entrevistas a anunciar isso, o que levanta duas ou três questões em termos da legislação de contratação pública...
 


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Cabeça de Martelo

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #833 em: Junho 21, 2023, 10:48:54 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Pescador

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #834 em: Junho 21, 2023, 11:12:38 am »

Olha este Italiano para o Ártico!



MAIN CHARACTERISTICS
Length overall - abt. 100.00 m

Length between perpendiculars - abt. 84.80 m

Moulded breadth - abt. 21.00 m

Full load displacement - abt. 10,885 t

Icebreaking design draft - abt. 7.80 m

Icebreaking maximum draft - abt. 8.10 m

Maximum draft scantling - abt. 8.65 m

Speed - 15 kn

Range at 11-12 kn - 15,000 nm

Crew - 55 people

Single cabins - 21

Double cabins - 17

MAIN MACHINERY

Azimuth thrusters aft

2 x abt. 5,000 kW

MDGs

2 x abt. 4,300 bkW + 2 x abt. 2,900 bkW

Ou seja, tem o mesmo comprimento mas é mais pesado (6000 ton. contra 10.000 ton.) e também usa propulsores azimutais.

É mais pesado à conta de ser quebra gelos, se não precisasse dessa função seria mais leve e uma proa diferente
 

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #835 em: Junho 30, 2023, 04:00:59 pm »
Já há concorrentes:

Citar
Sodarca - Sociedade Distribuidora de Armas de Caça, Lda   
ASTILLEROS ARMON VIGO S.A.    
Agrupamento Fassmer/Lisnave    PRJCT - special investment advisory Lda    
DAMEN SHIPYARDS GORINCHEM
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #836 em: Junho 30, 2023, 04:28:09 pm »
Já há concorrentes:

Citar
Sodarca - Sociedade Distribuidora de Armas de Caça, Lda   
ASTILLEROS ARMON VIGO S.A.    
Agrupamento Fassmer/Lisnave    PRJCT - special investment advisory Lda    
DAMEN SHIPYARDS GORINCHEM

Agrupamento Fassmer/Lisnave?!

Um Navio baseado neste projeto construído na Lisnave...façam-no porra!!!

 :arrow: https://www.fassmer.de/fileadmin/user_upload/6_Fassmer_Defence/21_06_FD_Sb_MPV_100_web.pdf
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #837 em: Junho 30, 2023, 06:10:33 pm »
Vão ganhar os goeses

Cheira-me que vão ser a Embraer da marinha  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #838 em: Julho 01, 2023, 10:11:34 am »
Vão ganhar os goeses

Cheira-me que vão ser a Embraer da marinha  :mrgreen:

Quais Goeses? Isto é o PNM, não são os NPO.

Os concorrentes são:

Já há concorrentes:

Citar
Sodarca - Sociedade Distribuidora de Armas de Caça, Lda   
ASTILLEROS ARMON VIGO S.A. - Galegos   
Agrupamento Fassmer/Lisnave    PRJCT - special investment advisory Lda     - Uns são Alemães os outros são ali para Setúbal
DAMEN SHIPYARDS GORINCHEM - Países Baixos
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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LM

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Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #839 em: Julho 01, 2023, 11:14:50 am »
Eu "presumi", julgo que como o P44, que a proposta da Sodarca seja com os "goeses" (do NPO)... temos de aguardar.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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