https://twitter.com/UAWeapons/status/1577996455465390081/photo/1
Vejam os comentários.
Escumalha a nossa de políticos e de oficiais de topo.
Para dizer a verdade, não vi grandes comentários (não sei se terá alguma coisa a ver com a minha configuração)
No entanto é interessante um dos videos mostrados a seguir.
Um M113 atingido de frente.
Confesso que ainda não tinha visto um caso de M113 a ser atingido de frente. E junto isto, ao facto de, quando estava na tropa, e falava com pessoas que estavam habituadas ao M113 me ter sido dito que a parte mais protegida era à frente, porque em caso de a viatura ser atingida, seria atingida no motor, ou no deflector de ondulação.
Comentários sobre a qualidade do M113 são o esperado, principalmente quando há um conflito e a maioria das pessoas acha que
a diferença entre M113 e M109 é quatro.
Noto também que já na altura o M113 era visto como pouco blindado, mas não havia nada a fazer, porque se fosse colocada blindagem, perdia-se a flutuabilidade.
A flutuabilidade é algo que na maioria dos carros que substituíram o M113 também perdeu, Depois de perder a flutuabilidade, perde-se a transportabilidade.
O M113 era adequado para acompanhar os M48-A5 quando mais para acompanhar Leopards.
Mas desenganem-se com os nossos Leopard. Eles não estão minimamente preparados para mísseis anti-carro modernos.
Este tipo de viatura para proteger a infantaria que acompanha os carros de combate, continua a ser importante, mas numa guerra com mais e mais drones... mesmo isso tem que ser analisado.